1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

INSS. 13º Salário dos Aposentados e Pensionistas

Os aposentados e pensionistas do INSS recebem inúmeros benefícios, sendo um deles o 13º salário. No entanto, nos últimos tempos surgiram algumas dúvidas sobre esse pagamento, se ele ainda continuará existindo, quem tem o direito, entre outras.

Saiba mais informações, acesse: Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência

A seguir nós vamos lhe explicar o que é esse salário, quem tem direito, quais são as últimas informações relacionadas aos aposentados e pensionistas, e mais.

aposentadoria

Aposentadoria INSS (Imagem: Divulgação)

O que é o décimo terceiro salário?

O décimo terceiro salário é um valor concedido aos trabalhadores em dezembro, no mês do Natal que consiste no pagamento de um salário extra no final de ano, para ajudar com as compras e comemorações festivas. O valor a ser pago nessa época corresponde a 1/12 da remuneração mensal do trabalhador. Sendo assim, um trabalhador que recebe R$800 por mês, irá receber mais R$800 no mês do Natal.

Quem tem direito ao 13º salário?

Esse 13º salário, como é conhecido, é esperado por muitos trabalhadores durante o ano inteiro, pois é com esse valor que conseguem pagar as dívidas, fazer as compras de Natal ou até mesmo guardar uma quantia maior.

Possuem direito a esse benefício todos os trabalhadores com carteira assinada (domésticos, rurais, urbanos e avulsos), a partir de quinze dias de serviço. Todos os aposentados e pensionistas do INSS também têm o direito de receber o 13º salário; a exceção se aplica a aqueles beneficiários do LOAS.

Saiba mais informações, acesse: O que é Previdência Social

O 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS pode acabar?

Os aposentados e pensionistas do INSS recebem o 13º salário de forma antecipada desde 2006. Este ano, a primeira parcela começou a ser paga no dia 25 de agosto para aqueles segurados que recebem até um salário mínimo, e para os que possuem renda superior a um salário mínimo, a primeira parcela começou a ser debitada no primeiro dia de setembro, seguindo-se até o dia 8 do mesmo mês.

A segunda parcela do 13º salário começará a ser debitada em novembro e o desconto do Imposto de Renda, se for necessário, cairá apenas sobre a segunda parcela do benefício.

Ainda pode haver a antecipação do décimo terceiro?

A antecipação da primeira parcela do 13º salário foi cortada pelo presidente Michel Temer na metade do ano, mas mesmo assim os aposentados e pensionistas puderam receber a primeira parte do seu abono em agosto.

No quesito geral, quem recebe pelo Banco do Brasil pode antecipar o seu 13º salário e recebe o dinheiro na hora. Para mais detalhes é necessário entrar em contato com a instituição. Além disso, quem sai de férias no início do ano pode solicitar a antecipação do seu 13º salário diretamente ao empregador.

INSS. 13º Salário dos Aposentados e Pensionistas

INSS. 13º Salário dos Aposentados e Pensionistas

Por exemplo, quem sair de férias em 2017 e desejar antecipar o pagamento da primeira parcela do seu benefício, que deve ser pago entre fevereiro e novembro, pode solicitar ao seu empregador durante o mês de janeiro.

O empregador é obrigado a conceder a primeira parcela antecipada se o trabalhador seguir todas as regras e exigências. Há ainda empresas com opções mais favoráveis e flexíveis.

 

 

 

Recomendados para você: