1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (990 votos, média: 4,71 de 5)
Loading...

Inss Agendamento de Perícias

Uma dúvida que se abate sobre a maior parte dos trabalhadores, principalmente quando surge a necessidade de pegar uma licença médica ou solicitar alguma espécie de auxílio doença, é sobre a realização da perícia médica. Como deve ser solicitada, como é realizada e o que se leva em consideração para que a licença ou benefício seja aprovador pelo INSS.

Para muitos a realização de perícia médica e a ideia de passar a ser atendido pela chamadaCaixa” do INSS pode assustar, mas não é um bicho de sete cabeças.

Perícia do INSS Entendendo para que Serve

Por lei, uma empresa que contrate por meio do sistema celetista, ou seja, através da CLT, fica obrigada a pagar seus funcionários até o limite de 15 dias de afastamento médico. Qualquer afastamento que seja superior a este prazo, quem assume o pagamento do salário do funcionário em afastamento se torna o INSS.

Esta responsabilidade é assumida pela previdência social, e paga pelo banco da Caixa Econômica Federal. Para que o funcionário tenha direito a esta assistência e esse auxílio em período de afastamento, é necessário ser periciado pela Previdência Social.

Inss Agendamento de Perícias

Inss Agendamento de Perícias. Imagem: Divulgação

Após a perícia do médico do INSS o funcionário pode receber mais algum período de afastamento, ou ser considerado apto a retornar ao trabalho, voltando assim a responder diretamente para a empresa.

Acesse também: Aposentadoria e Previdência – Consulta INSS 2016

Perícia no INSS como Agendar e Acompanhar

O Agendamento de perícia médica pode ser solicitado através da Central de atendimento do INSS através do número telefônico 135, de segunda à sábado, das 07:00 às 22 pelo horário de Brasília, ou então diretamente pela internet, através do link: Agende agora o seu atendimento.

Caso o beneficiário não possa comparecer pessoalmente a uma agência do INSS, ele poderá nomear um procurador com poderes especiais para fazer o requerimento de perícia em seu lugar.

Inss Agendamento de Perícias

Inss Agendamento de Perícias. Imagem: Divulgação

É importante lembrar que para ser atendido em qualquer agência do INSS, o cidadão deverá apresentar ao menos um documento de identificação com foto, podendo ser seu RG, Carteira de Trabalho, Habilitação de motorista ou Passaporte, acompanhado de CPF.

Acesse também: Portal do Servidor MA – Contracheque e Serviços

Ainda é possível consultar o agendamento efetuado, por meio do site do INSS, através do link: Consulte a data de sua perícia aqui. A consulta é feita por meio do sistema Dataprev, sendo que o beneficiário pode verificar exatamente o dia e o horário para o qual está agendado, não correndo o risco de perder a data e acabar prejudicado.

Recomendados para você: