1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (681 votos, média: 2,68 de 5)
Loading...

Inss Aposentadoria

Entender como funciona o sistema previdenciário brasileiro é o primeiro passo para conseguir compreender como funciona o sistema de aposentadoria praticado no país.

Todo brasileiro da classe assalariada, mesmo que ainda não tenha pensado sobre o assunto, um dia acabará se perguntando como funciona e como pode solicitar sua aposentadoria.

No Brasil, a grande maioria dos aposentados utilizam o sistema previdenciário público, também chamado de previdência social, enquanto a menor parte da população realmente investe em fundos de previdência e aposentadoria privada.

Previdência Social

Previdência Social. Imagem:Divulgação

Sendo que para qualquer funcionário assalariado a contribuição do INSS é obrigatória em lei. O que significa que qualquer empregado que possua registro em carteira terá em sua folha de pagamento os descontos do INSS previstos em lei, e ao se aposentar, terá direito ao benefício pelo INSS.

Novas Regras da Aposentadoria no Brasil

No último dia 18 de junho, foi aprovado e publicado o novo sistema de aposentadoria nacional. A nova regulamentação foi publicada por meio de medida provisória, o que obriga o governo a editar uma lei ordinária em um prazo de 2 meses após o início da vigência.

O novo sistema adotado pela previdência social, agora leva em conta dois fatores, fazendo cair o antigo sistema que contava com o fator previdenciário. Pelas novas regras, para que o contribuinte consiga se aposentar com o valor integral da aposentadoria, será necessário fazer a conta de idade do trabalhador somado ao tempo de contribuição.

Esta soma deverá dar o total de 85 anos para mulheres, e 95 para homens. Porém o segundo fator da nova regra de aposentadoria, também leva em consideração a expectativa de vida do brasileiro, sendo que, quanto mais o brasileiro vive, mais tempo demorará para que ele consiga o valor integral da aposentadoria.

A progressão prevista pela nova regra será anual até que atinja a conta de 90/100, ou seja, a soma deverá retornar um resultado de 90 anos para mulheres e 100 para homens.

Como Solicitar a Aposentadoria no INSS

Para quem já está em idade de se aposentar e ainda não ingressou com o pedido, a nova regra já é válida, sendo que existem duas formas de aposentadoria. A por tempo de contribuição e por idade. A nova fórmula se aplica apenas para os que desejam a aposentadoria integral, e não para os que buscam a aposentadoria por tempo de serviço.

Efetuar a solicitação da aposentadoria é muito simples. Basta que o trabalhador tenha a soma do tempo necessária e compareça a uma agência do INSS com seus documentos pessoais, preencha o requerimento e aguarde a decisão do INSS.

Previdência Social

Aposentadoria e Previdência – Consulta INSS. Imagem:Divulgação

A entrada na aposentadoria pode ser feita por qualquer pessoa, sem a necessidade de advogado, mesmo que muitos prefiram o auxílio de um advogado, principalmente quando ainda se encontram trabalhando, para conseguirem receber todos os seus direitos da empresa que os emprega.

Você pode comparecer a uma agência do INSS de segunda à sexta, das 9:00 às 17:00 para solicitar a aposentadoria.