1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

INSS Cálculo da guia de previdência social GPS

INSS Cálculo da guia de previdência social GPS

Os trabalhadores devem fazer uma contribuição mensal por um tempo específico à Previdência Social, para ter direito à aposentadoria. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pela administração das mensalidades do seguro social e dos pagamentos dos benefícios de aposentados ou pensionistas que contribuíram para se aposentar.

É fácil fazer o recolhimento das parcelas mesmo para quem é trabalhador autônomo.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Como fazer a contribuição para a previdência Social

O valor da contribuição mensal ao INSS é descontado no salário dos trabalhadores que são contratos pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). As empresas onde trabalham devem repassar os pagamentos à Previdência Social todos os meses.

Já pessoas que atuam como autônomos devem fazer o recolhimento das parcelas usando o carnê ou a Guia da Previdência Social (GPSs) que pode ser impressa no site da Previdência Social. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária ou casas lotéricas.

Como fazer o cálculo da Guia do GPS

O cálculo do GPS pode ser feito pelo site do sistema do INSS, o Dataprev, no link http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_cipost2.html.  Também é fácil gerar a Guia e imprimir pelo site, podendo fazer o pagamento nas redes bancárias, nas casas lotéricas e também em débito automático em bancos conveniados ou em terminais de autoatendimento.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

O GPS pode ser gerado no link acima, para um mês escolhido ou para um período específico, que não seja anterior aos últimos cinco anos. No mesmo endereço eletrônico, é possível simular o valor de contribuição de Pessoas Físicas e também empresas.

Tempo de pagamento da aposentadoria

Para ter direito ao recebimento integral da contribuição, os homens devem recolher pelo menos 35 anos, e as mulheres 30 anos. Já na aposentaria proporcional, a pessoa deve ter uma idade e um tempo de contribuição mínima. Os homens podem solicitar a partir dos 53 anos, com 30 anos de contribuição e as mulheres com 48 anos, mais 25 anos de recolhimento.

Como proceder para solicitar a aposentadoria

Para dar entrada na aposentadoria, é preciso ir a agências ou postos do INSS que funcionam de segunda a sexta, com horários de atendimento variados.

Aposentadoria INSS (Imagem: Divulgação)

Aposentadoria INSS (Imagem: Divulgação)

 

Algumas atendem de 7h às 17h, outras das 8h às 18h e de 7h30 até 15h. No site e pelo telefone 135, é possível consultar o horário de atendimento de acordo com a localidade da agência do INSS.

O telefone da Previdência Social funciona de segunda a sábado, das 7 às 22 horas (exceto domingos e feriados nacionais).