1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

INSS Concederá Automaticamente Aposentadoria por Tempo de Contribuição

As aposentadorias do INSS sempre dão o que falar entre os cidadãos brasileiros. Todos os anos milhares de pessoas começam a contribuir para com o órgão com o intuito de no futuro usufruir de uma boa renda mensal; além de outros milhares de pessoas que já contribuem há anos e que se veem com uma boa oportunidade para solicitar a aposentadoria.

A aposentadoria por tempo de contribuição, por exemplo, é uma das mais conhecidas e utilizadas pelos cidadãos. Recentemente o INSS anunciou que a partir de fevereiro diversos brasileiros poderão obter essa aposentadoria automaticamente, sem passar pela parte burocrática. Quer saber como isso irá funcionar? Continue lendo a seguir.

Como funcionará o pedido da aposentadoria?

Para quem ainda não está entendendo muito bem como isso vai acontecer, aqui explicaremos tudo. O novo procedimento tem como intuito tornar tudo ainda mais facilitado e menos burocrático, principalmente porque aqueles que buscam se aposentar não gostam de ficar muito tempo aguardando pela consulta.

Para que o segurado possa ter direito a receber a aposentadoria por tempo de contribuição de forma automática, deverá cumprir os mesmos requisitos já conhecidos, além de estar com todos os dados corretos no CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais. Caso você tenha certeza de que suas informações estão certas e já tenha atingido os critérios para solicitar a aposentadoria, será um dos beneficiados que a receberá de forma automática.

Acesse e saiba mais informações: Tabela IRRF 2018

Aposentadoria por Tempo de Contribuição Automática

Todas as pessoas que preenchem os requisitos da aposentadoria e estão com os dados preenchidos de forma correta no CNIS, receberão uma notificação da Previdência Social a partir do mês que vem. A notificação chegará por carta e informará que o indivíduo já está apto a receber a aposentadoria.

A partir daí cabe ao segurado aceitar ou não aposentadoria, ação que deve ser feita pelo portal Meu INSS. Acessando o portal com o seu CPF e a senha cadastrada, o segurado poderá conferir todas as informações sobre o benefício, como o tempo de contribuição, média salarial e o valor final que irá receber. Através desse novo método não será preciso nem agendar atendimento presencial em uma unidade.

Depois de conferir todos esses valores, o segurado poderá aceitar ou não a aposentadoria. Além de poder fazer tudo isso pelo portal, os segurados também poderão fazer através da Central de Atendimento no 135.

Acesse e saiba mais informações: Quem deve declarar imposto de renda em 2018

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

A aposentadoria por tempo de contribuição exige que o segurado tenha contribuído por 30 anos no caso das mulheres e 35 anos no caso dos homens. Mesmo que o segurado opte pela regra 85/95 anos, é importante ter esse tempo de contribuição, além de 180 meses efetivamente trabalhados para efeito de carência. O importante na regra 85/95 é atingir os pontos.

Na regra proporcional, o tempo de contribuição diminui para 25 anos no caso das mulheres e 30 anos no caso dos homens, além do tempo adicional. Demais detalhes você poderá encontrar no site da Previdência, em uma unidade ou ligando para a Central de Atendimento.

Recomendados para você:

Tags: