1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.019 votos, média: 4,84 de 5)
Loading...

INSS Consulta Situação do Benefício

Todo cidadão que contribui para o INSS tem direito a benefícios concedidos pelo órgão, mas para fazer o pedido de benefício o cidadão deve atender aos requisitos exigidos de acordo com a sua necessidade, se auxílio doença ou aposentadoria, entre outros. Após ter solicitado o benefício o cidadão poderá acompanhar o pedido, se a análise foi finalizada ou não, pois dessa forma poderá estar a par da sua situação junto ao INSS!

Consulta Inss Internet Facilita Serviços e Buscas no Seguro Social

O que antes era um martírio para as pessoas que buscavam informações do Seguro Social precisavam enfrentar filas e mais filas, ficar horas esperando nas agencias materiais do INSS para obter respostas simples e breves mudou.

Previdência Social

Previdência Social – consulta inss. Imagem:Divulgação

Depois que implantaram o sistema online as pessoas podem obter todas as informações através do site da Previdência no link http://www.previdencia.gov.br/situação do beneficio onde terá acesso a vários serviços, incluindo pedidos de aposentadoria, como proceder, pedidos de perícia, entre outros serviços. Em poucos segundos e com apenas alguns cliques é possível esclarecer todas as dúvidas referentes ao Seguro Social.

Consulta Inss serviços e benefícios do INSS

Os cidadãos procuram por benefícios de acordo com a sua necessidade junto ao INSS através do site online. Entre os benefícios mais procurados estão:

Auxílio-doença

Aposentadoria por Invalidez

Auxílio-acidente

Auxílio-reclusão

Pensão por morte

Salário-família

Salário-maternidade

– Benefício Assistencial ao Idoso

– Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência

– Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso, entre outros.

Como Fazer a Consulta da Situação do Benefício?

Para fazer a consulta INSS da situação do Benefício a Previdência Social disponibiliza uma página online onde os cidadãos podem acompanhar o andamento do seu pedido de Benefício, pois dessa forma o cidadão não necessita dirigir-se até uma das agências do INSS.

Consulta da Situação do Benefício

Consulta da Situação do Benefício – consulta inss. Imagem:divulgação

A consulta poderá ser feita em casa desde que obtenha acesso a internet. Essa forma é muito fácil e simples, basta acessar o link http://www.dataprev.gov.br/situação do beneficio preencher o formulário com os dados do seu benefício e todas as informações necessárias estarão ao seu dispor.

Com as informações acima você poderá investigar sua situação junto ao INSS sem precisar sair de casa, basta ter acesso a internet e fazer a busca online acessando o link do site.

Extrato INSS (Consulta Pagamentos de Benefício INSS)

No Extrato do INSS o beneficiário consegue ver o valor líquido e o valor bruto. Os pensionistas e aposentados do INSS, também conseguem ver pelo portal do INSS o valor do seus benefícios com uma antecedência no extrato do banco onde recebem o pagamento.

Previdência social consulta aposentadoria

A consulta de aposentadoria é um serviço disponibilizado pela Previdência Social diretamente pela internet. Sem precisar sair de casa você pode descobrir se o seu pedido de aposentadoria foi ou não concedido e ainda entrar com algum recurso, se for o caso. A Previdência criou esse tipo de serviço para oferecer aos seus segurados uma maneira mais eficaz e rápida de terem acesso à informação, além dessa ser uma forma de diminuir as filas de suas unidades.

Consultar situação do benefício INSS pelo cpf

Para efetuar a consulta de situação do benefício uma das informações mais importantes é o CPF. Sem os números não é possível verificar como anda a sua solicitação.

Você deve efetuar a consulta acessando o site https://sipa.inss.gov.br/situação do beneficio e preenchendo todos os campos em branco com as respectivas informações, como: número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e CPF. Digite os caracteres da imagem e clique em “Visualizar”.

Benefício INSS auxilio doença

O auxílio-doença é um dos benefícios mais solicitados do INSS. Todos os anos milhares de pessoas enviam ao órgão o pedido do benefício e passam por todas as etapas de avaliação. O órgão paga todos os anos diversos auxílios-doença para brasileiros que se encontram em situações que os impossibilita de trabalhar.

Quando um indivíduo solicita o auxílio-doença, também pode acompanhar o andamento do pedido, mas através de outro portal, como ensinaremos depois.

Aprovação de benefício do INSS

A aprovação de um benefício do INSS depende de vários fatores. Além do segurado ter que cumprir os requisitos impostos pelo órgão, todos os seus documentos passam por uma análise rigorosa, onde é verificado todas as contribuições para o órgão, assim como os meses de trabalho e outros dados. Caso um benefício não seja concedido, é porque o órgão encontrou alguma irregularidade na documentação e nas informações repassadas.

Revisão de benefícios concedidos

A revisão de um benefício concedido pode ser solicitada pelo aposentado ou segurado, caso ele ache que poderia estar ganhando um pouco mais de dinheiro. Tal revisão pode ser solicitada indo diretamente à uma unidade do INSS com todos os documentos de sua aposentadoria em mãos.

Benefício habilitado

O benefício habilitado é um status mostrado quando você efetua a consulta de situação do seu benefício. Ele significa que o seu benefício foi concedido e em breve você receberá a carta de concessão em sua casa, contendo todos os detalhes sobre o cálculo do benefício e o pagamento.

Consulta benefício INSS auxilio doença

A consulta de situação do auxílio-doença pode ser feita pelo site oficial. O indivíduo deve informar o número do benefício ou requerimento, a sua data de nascimento, nome do requerente e o CPF. Também é preciso digitar os caracteres e clicar em “Imprimir” para poder ter acesso aos status do pedido.

Consultar extrato benefício INSS pelo cpf

O extrato do benefício INSS pode ser obtido diretamente pelo site https://www.inss.gov.br/Consultar extrato benefício INSS pelo cpf, onde você pode obter o calendário de pagamento e também optar pela emissão do extrato, que deve ser guardado e usado sempre que você precisar.

Extrato INSS

Extrato INSS – consulta INSS (Imagem: Divulgação)

No Extrato INSS, o segurado consegue ver o valor bruto do benefício (sem nenhum desconto) e o valor líquido (renda final todos os descontos, como os débitos de empréstimos consignados, e o desconto no Imposto de Renda).

Para fazer a consulta do Extrato INSS o beneficiário precisa ter em mãos os seguintes documentos:

  • Número do Benefício – NB
  • Data de Nascimento do Beneficiário
  • Nome do Beneficiário
  • CPF do Beneficiário
Acesse a página do INSS Dataprev para consultar Extrato do INSS.

Situação do benefício cessado

Quando um benefício é cessado, é sinal de que houve uma perda no direito de recebimento, como do auxílio INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou corte do bolsa família e isso acaba se tornando uma das grandes preocupações dos brasileiros, o encerramento do benefício.

O corte do beneficio é feito através das novas marcações a pericias, que determinam se a pessoa fica ou não recebendo.

Algumas pessoas pensam que podem ficar com o benefício por toda a vida, mas se a pericia chegar a conclusão de que o beneficiário esta apto a voltar a exercer funções de trabalho, ela automaticamente perde o beneficio e precisa se reinserir novamente no mercado de trabalho.

Isso é o que se chama de “benefício cessado”, o momento em que o beneficiário não recebe mais e precisa retornar ao mercado de trabalho.

Situação do benefício

Para fazer a consulta sobre a situação do beneficio é muito fácil. Uma pessoa pode receber diversos tipos de benefícios pelo INSS, sendo eles: beneficio por auxílio-doença, pensão por morte, salário-família, salário-maternidade, aposentadoria por idade ou invalidez, entre outros. A consulta pelo beneficio é feita somente informando o seu CPF, siga o passo a passo que criamos para você:

– Acesse o site (https://goo.gl/4JGT7b);

– Clique em ‘consultar benefício’;

– Preencha os campos em branco com as informações que for solicitada e após clique em ‘consultar’.

Logo após você vai ter acesso a todas as informações referentes ao beneficio que possui.

Situação do benefício indeferido

A situação do beneficio indeferido é quando ele é negado e na maioria das vezes, quando acontece isso, a pessoa fica sem saber o que fazer. O beneficio indeferido de auxílio-doença, salário maternidade e aposentadoria por invalidez é bastante comum.

Para modificar o resultado do beneficio indeferido, você deve entrar com um recurso administrativo junto ao INSS através do site da Previdência, onde pode acompanhar online o resultado. Caso, não haja modificação no resultado do benefício, procure uma defensoria pública ou ajuda de um advogado para entrar com uma ação na Justiça Federal.

Situação do benefício em revisão

O serviço de revisão do benefício é feito quando o cidadão não teve o seu requerimento atendido ou só parcialmente pelo INSS, sendo prejudicado pela falta de análise das informações utilizadas no seu pedido. Para você pedir a revisão, você precisa agendar um atendimento através da internet, no site do INSS ou pelo telefone 135. Depois é só comparecer ao INSS na data e hora agendada.

Situação do benefício erro no processamento da solicitação

Muitas consultas retornam com a expressão ‘erro no processamento da solicitação’, mas você sabe o que é isso O benefício que está sendo consultado ainda pode não ter sido concluído nos sistemas da Previdência, ou seja, o pedido é recente e deve-se aguardar mais uns dias para consultar novamente. Assim que aparecer o erro no processamento, você deve ir até uma agencia do INSS ou ligar pelo telefone 135 para descobrir o erro.

INSS deve liberar o pagamento do 13° neste mês, confira!

Neste mês de novembro os aposentados e pensionistas começam a receber a segunda parcela do seu 13° salário, a partir do dia 26 até o dia 7 de dezembro. Para o pagamento acontecer, tudo varia pelo número final do benefício.

Os primeiros a receber são aquelas pessoas que ganham até um salário mínimo, ou seja, R$954 em 2018. Quem recebe um valor acima do piso, recebe a partir do dia 3 de dezembro. O pagamento da primeira parcela do 13° foi antecipada graças a um decreto presidencial. Para quem não é isento de Imposto de Renda, o IR é retirado na segunda parcela do INSS, tudo varia conforme o benefício.

Qualquer cidadão pode solicitar o extrato de pagamento no INSS de sua cidade. Esse extrato comprova a renda de quem é beneficiário com detalhes sobre valores, data e o bando no qual será pago o benefício. Caso você não tenha tempo de ir até um INSS, solicite o extrato pela internet, através do site (https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/) ou em qualquer Caixa Econômica ou Banco do Brasil. Para solicitar pela internet, basta seguir os seguintes passos:

Acesse o link que colocamos acima e clique em “login” no canto superior direito da tela. Se for o primeiro acesso, faça o cadastro no Meu INSS; Para fazer o cadastro, clique com o botão direito em “login”, logo após selecione a opção “Cadastre-se” e crie sua senha com 9 caracteres e pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número;

Acesse o sistema com a sua senha, selecione a opção “Extrato de Pagamento de Benefício” do lado esquerdo da página e faça a emissão do documento. Todos que recebem algum tipo de beneficio do INSS podem estar utilizando este serviço e retirando o extrato para saber sobre seus dados e valores.

Conheça os outros serviços oferecidos através do Meu INSS:

Aposentadorias Urbanas

Clicando na opção de Aposentadorias Urbanas, será apresentada duas opções para sua escolha: Aposentadoria por Idade Urbana ou Aposentadoria por Tempo de Contribuição.

A primeira levará a uma busca nos sistemas do INSS para saber se já pode ser concedido automaticamente. Se não for possível, basta acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS ou telefone 135. Já no caso da opção da Aposentadoria por Tempo de Contribuição, também será feita uma busca nos sistemas do INSS para saber se pode ser concedido à distância. Se não for possível, o segurado será direcionado para o agendamento do atendimento em uma agência do INSS.

Salário Maternidade

Ao solicitar o benefício, é feita uma busca nos sistemas do INSS para saber se já pode ser concedido automaticamente. Se não for possível, bastará acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS ou telefone 135.

Extrato Previdenciário (CNIS)

Histórico de toda a situação contributiva do trabalhador na ativa, seja empregado, individual, empresário, doméstico e também sobre o aposentado. Permite saber mês a mês se a empresa está repassando a contribuição e se os recolhimentos estão sendo feitos de forma correta. Dá pra saber também quais os períodos que estão faltando para que possa garantir a comprovação futura ou se está perto ou não de se aposentar. Vale mencionar que algumas instituições bancárias disponibilizam diretamente a consulta ao extrato previdenciário: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Meu INSS: é possível conferir dados cadastrais e registro dos vínculos trabalhistas

Simulação de Tempo de Contribuição 

Também conhecido como ‘Calculadora do INSS’, a ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição, ou seja, quanto tempo falta para o segurado se aposentar. E caso falte algum que porventura não conste nos registros previdenciários, há a opção de incluir manualmente para fazer a simulação.

Agendamentos/Requerimentos

É possível solicitar e acompanhar atendimento presencial (agendamento) e a distância.

Histórico de Crédito de Benefício

Esse histórico é usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS e mostra sua renda mensal. Vale para fins legais como abertura de conta em bancos, abertura de crediário, empréstimo consignado, gratuidade para idosos no transporte interestadual, programas educacionais, entre outras finalidades. Detalha valores, o banco e data de pagamento do benefício.

Carta de Concessão

Documento que comunica ao cidadão sobre a concessão do benefício, a forma de cálculo utilizada para apuração da renda mensal inicial e fornece informações relativas ao banco responsável pelo pagamento.

Recomendados para você: