1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

INSS e Fiesp se juntam para ajudar beneficiários do auxílio-doença

O auxílio-doença é um dos benefícios mais solicitados do INSS. Ele pode ser solicitado por todos os segurados que estejam incapacitados de trabalhar, seja por alguma doença ou acidente de trabalho. Milhares de brasileiros solicitam e recebem o auxílio todos os anos, e muitos até precisam ficar meses e meses afastados do ambiente de trabalho.

Isso pode levar o indivíduo a perder a prática ou até mesmo a precisar de uma nova capacitação para se atualizar e ficar de acordo com o mercado de trabalho. Nem todos têm condições de arcar com um curso profissionalizante ou de qualificação, mas isso não é algo mais para você se preocupar. Através de uma parceria do INSS com o FIESP, diversos segurados que recebem o auxílio e voltarão ao trabalho em breve poderão realizar um curso gratuito. Saiba mais a seguir.

INSS e FIESP

O INSS e o FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – resolveram fazer uma parceria para beneficiar os segurados do órgão que recebem auxílio-doença e em breve retornarão ao mercado de trabalho. O intuito da parceria é possibilitar que cerca de 500 segurados afastados obtenham capacitação profissional para que estejam aptos para o mercado.

Auxilio Doença.

Auxilio Doença. Imagem:diuvlgação

A primeira turma dessa parceria já iniciou as aulas e conta com cerca de 23 alunos que estão fazendo cursos de Logística e Inspeção de Qualidade. As aulas estão sendo ministradas nas unidades do SENAI.

Acesse e saiba mais informações: Aumenta em 13% pedidos de aposentadoria no Ceará com a Reforma da Previdência

Vantagem dessa parceria

O intuito dessa parceria, além de capacitar o profissional para que possa voltar ao mercado de trabalho, é diminuir os custos do INSS com o auxílio-doença. A rápida recuperação do segurado juntamente com a capacitação iria ajudar a diminuir os gastos com o benefício, e ao mesmo tempo iria aumentar as chances de cada indivíduo de conseguir um bom emprego ou até mesmo crescer na empresa.

Além disso, ao efetuar também uma parceria com o SENAI, tudo é feito de forma rápida, pois a instituição possui infraestrutura e corpo docente capacitado para ministrar as aulas. Entretanto, o encaminhamento do segurado que recebe o benefício para o curso só é feito sob aprovação da perícia.

Acesse e saiba mais informações: CND INSS – Emissão de Certidão Negativa INSS

Conheça mais sobre o auxílio-doença

Para poder ter direito ao auxílio-doença o segurado do INSS deve ter feito no mínimo doze contribuições mensais e comprovar diante da perícia a sua incapacidade de trabalhar. É possível solicitar o benefício pela internet, efetuando o agendamento de sua perícia. Também pela internet é possível conferir o resultado da perícia e fazer o pedido da prorrogação.

Auxilio Doença

Auxilio Doença. Imagem:diuvlgação

Caso o indivíduo não possa comparecer na perícia, poderá remarcar a solicitação em até 7 dias, somente uma vez. A prorrogação deve ser solicitada nos últimos 15 dias do benefício, caso o segurado ainda ache que não terá condições de voltar ao trabalho. A prorrogação também pode ser solicitada pela Central de Atendimento no 135 ou presencialmente na unidade.

No momento da perícia o segurado deverá possuir alguns documentos em mãos como RG, CPF, Carteira de Trabalho, carnês de contribuição, entre outros.

Recomendados para você: