INSS e Previdência – Benefício e Aposentadoria

O brasileiro já está habituado ao INSS, o sistema de recolhimento de contribuição da Previdência Social Brasileira. Através da contribuição mensal prestada ao INSS todo brasileiro trabalhador ou contribuinte individual tem direito ao benefício da aposentadoria após atingido o tempo mínimo exigido em lei.

Saiba mais Informações, acesse: INSS APOSENTADORIA

Como um direito do brasileiro, adquirido mediante ao pagamento, muitas pessoas entram com solicitação de aposentadoria todos os meses, sendo que algumas informações sobre o sistema do INSS podem ser essenciais e necessárias para não acabar perdido na burocracia governamental e atingir seus objetivos de maneira rápida, simples e eficiente, além de diversas dúvidas que surgem e devem ser sanadas para que o contribuinte possa receber o melhor da previdência social brasileira.

Saiba mais Informações, acesse: Auxílio Desemprego para Aposentados

Previdência Social

INSS e Previdência – Benefício e Aposentadoria. Imagem:Divulgação

Consulta INSS

A Consulta aos Benefícios do INSS nada mais é do que um serviço integrado que permite ao contribuinte ou beneficiário do INSS verificar a sua situação junto à previdência social.

Para o Contribuinte, através das consultas disponíveis no site da previdência social, localizado em www.previdencia.gov.br, é possível verificar e consultar serviços como data e agendamento de perícia médica, tanto para solicitação de benefícios quanto para a concessão de auxílio doença, em caso de afastamento do serviço por período superior a 15 dias, como estabelecido na legislação trabalhista.

Saiba mais Informações, acesse: Agendamento INSS

Além destes serviços o trabalhador ou contribuinte ainda pode verificar o andamento da sua solicitação de aposentadoria ou de pensão, resultado divulgado da perícia médica, consultar ou solicitar seu CNIS, para comprovação de tempo de serviço e até mesmo dar início ao processo de aposentadoria ou acompanhar o andamento da solicitação.

Já o beneficiário do INSS, seja ele trabalhador afastado, aposentado ou pensionista, pode efetuar a consulta dos seus benefícios, assim como o extrato mensal e declaração de rendimentos para fins de declaração de imposto de renda.

Saiba mais Informações, acesse: PREVIDÊNCIA SOCIAL

Previdência Social

Previdência Social. Imagem: Divulgação

Consulta Benefício INSS

A Consulta do Benefício concedido pelo INSS pode ser consultada diretamente no site da Previdência, ou pelo sistema do DataPrev, empresa responsável pela manutenção e divulgação de informações relativas à previdência social.

É possível consultar a situação do benefício diretamente no portal da previdência, através do menu lateral esquerdo, localizado na tela principal.

Para tanto é necessário possuir o número de solicitação, protocolo de pedido de benefício, bem como as informações de documentação pessoal como RG, CPF e PIS/PASEP. Esta consulta fica disponível após protocolamento da solicitação de Aposentadoria, Auxílio doença ou Pensão por invalidez.

Além destas consultas, o beneficiário do INSS pode consultar os rendimentos e extratos do seu benefício também através do sistema do INSS.

Saiba mais Informações, acesse: 5 benefícios do INSS para Empregadas Domésticas

Previdência Social

A Previdência Social, antigamente chamada de Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), que ainda mantém a sigla para divulgação de informações, nada mais é do que o instituto responsável pela garantia de qualidade de vida do Brasileiro.

Cabe ao INSS a concessão de benefícios relativos à saúde, perícias médicas, aposentadoria, pensão por doença crônica incapacitante ou invalidez física, entrada no Seguro DPVAT em caso de acidente de trânsito e muito mais.

A Previdência social recebe a entrada dos valores de contribuição e os repassa para seus beneficiários, de maneira a garantir que todos aqueles que possuem direitos não sejam lesados. Também cabe ao INSS computar o tempo de serviço do trabalhador, recebendo a contribuição obrigatória, além de permitir a liberação do FGTS junto à Caixa Econômica Federal.

Saiba mais Informações, acesse: Pis Pasep 2016

O Cálculo do Tempo de serviço do trabalhador é efetuado diretamente pelos analistas técnicos do INSS, levando em consideração não apenas o tempo normal, mas também o tempo especial concedido a trabalhadores que exerçam trabalhos desgastantes e insalubres.

Previdência Social

Pis Pasep (Imagem: Divulgação)

São obrigatoriamente contribuintes da previdência os empregados registrados pelo Sistema Celetista de regras trabalhistas, os empregados domésticos pelo Simples dos empregados domésticos, lei que regulamentou o direito a registro e contribuição da categoria, e os trabalhadores avulsos, sendo que a contribuição é descontada diretamente na folha de pagamento para estes profissionais.

Saiba mais Informações, acesse: Como pedir auxílio-acidente

Autônomos e profissionais liberais optantes pelo Simples Nacional podem ser, facultativamente, contribuintes utilizando a mesma base de cálculo dos trabalhadores celetistas, desde que efetuem o pagamento da guia de recolhimento individual enviada para o endereço registrado da empresa, e pessoas que nunca tenham trabalhado de maneira registrada, ou tenham deixado de trabalhar, passando apenas a prestar serviços, mas não se enquadrem à categoria de pessoa jurídica, podem optar pela contribuição à previdência social com uma alíquota de 11% sobre o valor do salário mínimo.

Todos os demais trabalhadores autônomos que possuam CNPJ podem contribuir com um valor de 20% do valor do mínimo, até o limite de R$ 4.499,00, para garantir o direito à aposentadoria.

Previdência Social

Previdência Social. Imagem: Divulgação

Extrato INSS

O Extrato do INSS é a declaração dos vencimentos mensais do aposentado ou pensionista do INSS e pode ser solicitada diretamente no site da Previdência social.

Para acessar é necessário acessar o link: Extrato de benefício do INSS e solicitar a emissão do extrato. Ao solicitar a Emissão de Extrato, o beneficiário do INSS será redirecionado a uma página segura do Dataprev, onde deverá entrar com seus dados, incluindo o número do benefício.

CND INSS

A CND (Certidão Negativa de Débitos) do INSS é um documento emitido pela receita federal que atesta ao trabalhador ou ao empregador a inexistência de débitos junto à previdência social.

Esta CND pode ser tanto pessoal, mostrando a regularidade das contribuições, como pode ser relativa a pagamentos de direitos trabalhistas.

A emissão da certidão negativa de débito pelo INSS garante segurança e transparência junto à previdência, além de poder ser utilizada pelo empregador em caso de processo trabalhista, para demonstração de regularidade junto à previdência social dos valores devidos ao empregado.

A emissão pode ser solicitada diretamente pelo site da receita em www.receita.gov.br, ou, em caso de optante pelo sistema simples nacional do Microempreendedor individual (MEI), através do portal do empreendedor, pelo link: Solicitar certidões negativas no portal do empreendedor.

Saiba mais Informações, acesse: 10 Benefícios do INSS

Previdência Social

Certidão Negativa de Débitos. Imagem:Divulgação

Através do sistema automatizado utilizado pelo governo federal, a solicitação da CND é simples e sai imediatamente, sem a necessidade de aguardar um período para a retirada, e como todas as certidões emitidas por órgão oficial do governo, todas as Certidões Negativas de Débito solicitadas online possuem um código de verificação pode pode ser confirmado juntamente ao site da receita federal.