1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (560 votos, média: 3,26 de 5)
Loading...

INSS Extrato de Pagamento

O INSS – Instituto Nacional do Seguro Nacional tem vínculo com o Ministério da Previdência Social, tendo a responsabilidade de receber as contribuições feitas pelos trabalhadores e empresas para a Previdência Social.

Quem é trabalhador brasileiro e é contribuinte do INSS, pode ver o Extrato INSS completo de suas contribuições de forma online, pela internet.

O espaço virtual foi pensado para ajudar o cidadão que não tem facilidade em usar a ferramenta de consulta online ou tem dúvidas sobre a contribuição e benefícios do INSS.

Sobre o INSS

O INSS é o grande responsável pela realização do pagamento das aposentadorias dos brasileiros. Além disso, o tributo também fica com a responsabilidade de pagar casos referentes a pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, entre vários outros benefícios.

Inss (imagem: divulgação)

Inss (imagem: divulgação)

Como funciona a contribuição do INSS

Você contribuía cada mês para o INSS, de forma automática,  é descontada da própria folha de pagamento do empregado, sem ele ele tenha a opção de ver se quer ou não contribuir, pois é de caráter obrigatório. Além do trabalhador, a empresa também é responsável por esse pagamento mensal do INSS, tendo cada categoria de trabalho um percentual diferenciado.

Consulta Extrato do INSS

Com o objetivo de manter a maior rapidez no fluxo dos processos e manutenção das informações, o INSS tem o apoio da Dataprev, uma empresa de tecnologia que faz todo o trabalho referente ao processamento de dados e informações.

Dentre os serviços disponibilizados está a consulta do Extrato do INSS para aqueles que tem direito do benefício. A consulta do seu extrato do INSS pode ser feita acessando o site oficial, no endereço: http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/consit/

Extrato Previdenciario

Imagem:Divulgação

Após preenchimento das informações no formulário, você deve digitar o código de segurança e clicar em “visualizar”. Se os dados estiverem todos corretos, você será direcionado para a página seguindo que possui o relatório completo com o extrato de suas contribuições para o INSS.

Extrato de pagamento

Na página que você acessou há diferentes serviços online à disposição, que facilitam a vida do contribuinte. Isso traz comodidade, rapidez e segurança para você conseguir fazer e uma série de tarefas, sem precisar ir pessoalmente a uma das unidades mais próximas.

Extrato INSS

Serviços online INSS (Foto: Divulgação)

Já que você já está online no site do INSS – www.inss.gov.br – tome um tempo para ver os serviços online oferecidos, como: Empréstimo Consignado, Consulta à Situação do Benefício, Requerimento de auxílio-doença, além disso, você pode achar o endereço de todas as unidades de atendimento no país.

Extrato pagamento Dataprev

O extrato de pagamento é disponibilizado pela Previdência Social na internet, por meio do sistema da Dataprev. Nesse extrato de pagamento é possível conferir a renda do aposentado, o dia em que ele recebe, assim como o valor de cada pagamento. Na internet é possível emitir apenas o último extrato, sendo que para obter de períodos anteriores é preciso ir até um posto de atendimento do INSS.

Extrato INSS Dataprev

O extrato do INSS pode e deve ser usado por todos os aposentados como um documento de comprovação de renda, já que ele possui detalhes do valor pago ao beneficiário. Sendo assim, caso o segurado precise comprovar sua renda, deve usar este documento, já que não possui carteira assinada.

Consulta benefício INSS

Outro serviço muito importante é a consulta de benefício, que consiste em descobrir a situação da sua solicitação de benefício. Ou seja, caso você solicite uma aposentadoria e deseje descobrir se o pedido foi concedido ou não pelo INSS, deverá realizar essa consulta. O melhor é que ela pode ser feita pela internet, diretamente de sua casa, sem necessidade de ir até a unidade.

A consulta é disponibilizada pelo link https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/consit/consitInicio.xhtml,  e o segurado só precisa informar o número do seu benefício, sua data de nascimento, nome completo e CPF.

Consulta extrato INSS pessoa física

O INSS também possui outro tipo de extrato que pode ser emitido por todas as pessoas físicas que contribuem para a Previdência Social: o Extrato Previdenciário, CNIS. Esse extrato possui informações detalhadas sobre todo o período de contribuição do segurado, como todos os seus empregos, empregadores, salários que recebeu e valores que contribuiu para o órgão.

Esse extrato é fundamental na hora de solicitar qualquer tipo de benefício, tanto aposentadoria como um dos auxílios. Nesse caso é indicado que o segurado consulte o extrato mensalmente, para acompanhar se todos os seus salários e empregos estão ficando registrados no sistema, para que assim não haja problemas quando for solicitar algum benefício.

Consulta pagamento INSS

A consulta de pagamento é um outro nome dado ao extrato de pagamento de benefício. Todos os interessados podem efetuar a consulta diretamente no site https://meu.inss.gov.br/central/index.html,  o novo aplicado do INSS, que também pode ser baixado em seu celular. No portal o cidadão pode escolher entre o Extrato Previdenciário ou o Histórico de Crédito de Benefício.

Carta de concessão INSS

Nesse mesmo portal o segurado pode solicitar a carta de concessão, um documento enviado para a residência do cidadão que tiver o seu pedido de benefício concedido pela Previdência. Após a concessão do benefício, a carta deve chegar na residência do segurado em até 20 dias úteis. Se isso não ocorrer, o segurado pode solicitar a carta no sistema, basta se cadastrar.

Carta de concessão INSS

Carta de concessão INSS

Como saber o dia de receber o benefício do INSS

Na carta de concessão você terá todas as informações sobre o seu benefício, como o valor, banco em que os pagamentos serão feitos e as datas. Outra forma de descobrir o dia de receber o benefício é analisando o número final do seu benefício e consultando o calendário de pagamento disponibilizado no site http://www.previdencia.gov.br.

 

Recomendados para você: