Extrato INSS Previdenciário

INSS – Instituto Nacional do Seguro Social é um órgão do Ministério da Previdência Social, ligado diretamente ao Governo Federal, e é responsável pelos pagamentos das aposentadorias e demais benefícios dos trabalhadores brasileiros que contribuem com a Previdência Social (seguro que garante uma aposentadoria ao contribuinte quando ele para de trabalhar), com exceção dos servidores públicos.

A principal vantagem da contribuição para o INSS é garantir o recebimento de um benefício mensal durante a aposentadoria. Outra vantagem é que o trabalhador que contribui para a Previdência tem direito de receber auxílio-doença em caso de afastamento do serviço por motivo de saúde.

Saiba Mais Informações: Benefícios do INSS.

Extrato INSS

Extrato Previdenciário. Imagem:Divulgação

A Previdência Social garante e abrange:

O que é o Extrato INSS?

O Extrato de Pagamento do INSS é um documento que comprova a renda dos beneficiários da Previdência Social, apresentando de forma detalhada os valores pagos no mês corrente.

Os bancos também disponibilizam este serviço nos caixas eletrônicos, bastando utilizar o cartão e a senha que você já utiliza para receber o seu benefício.

Os segurados da Previdência Social podem consultar seus vínculos empregatícios e suas contribuições no portal da Previdência, na internet. Além de acompanhar a situação junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é possível, com os dados, simular o tempo de contribuição para efeitos de aposentadoria.

Extrato INSS Previdenciário

INSS (Imagem: Divulgação)

Para consultar o Extrato de Vínculos e Contribuições basta acessar no site a Agência Eletrônica, clicar no menu Serviços ao cidadão e acessar o extrato.  Basta informar o NIT/PIS/PASEP e a senha – que, por segurança, somente pode ser retirada numa Agência da Previdência Social.

O atendimento para obtenção dessa senha deve ser agendado pelo site http://www2.dataprev.gov.br/prevagenda/OpcaoInicialTela.view ou pela Central de Atendimento 135.

Extrato INSS Empresa

Para consultar o extrato INSS dos recolhimentos e visualizar as GPS – Guia da Previdência Social, correspondentes, para empresas e equiparadas (matrícula CEI), o cidadão deve acessar o site http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atbhe/tus/Servico.aspx?id=349&idArea=10&idAssunto=103.

No extrato INSS, você consegue visualizar  eventuais pendências do contribuinte e ajuda a regularizá-las. É possível, por exemplo:

  • Gerar relatório com informações cadastrais e pendências;
  • Ter acesso a páginas para download de programas e instruções para regularizar sua situação;
  • Visualizar débitos e pendências com Receita Federal e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional;
  • Obter informações sobre processos administrativos, inclusive parcelamentos;
  • Emitir Darf para débitos em situação de cobrança.

Quando houver a indicação de “Outras pendências”, deve-se acessar o Serviço “Consulta Pendências – Situação Fiscal – Relatório Complementar”. No Relatório Complementar é possível detalhar as pendências relativas à entrega de GFIP, divergência GFIP x GPS, parcelamentos e débitos de contribuições previdenciárias recolhidos por meio de GPS.

É necessária a utilização de código de acesso, certificado digital ou procuração para utilizar os serviços “Situação Fiscal do Contribuinte” e “Situação Fiscal – Relatório Complementar” no Portal e-CAC (presencial ou eletrônica), para a realização da pesquisa.

Saiba Mais Informações: Acesse, Saldo e Extrato do PIS.

Extrato INSS de pagamentos

Consultar qual vai ser a data do seu pagamento no INSS é muito simples e fácil de fazer pela internet, basta que o beneficiário saiba o número seu benefício e informe também a sua data de nascimento, nome completo e o número do seu CPF.

Além de poder fazer a consulta do extrato do INSS online pela internet no site da Previdência , o contribuinte pode fazer isso através do número 135, a ligação é totalmente gratuita.

Dar acesso a consulta ao extrato  INSS é a forma que o Governo encontrou de deixar as coisas mais claras e simples para que os contribuintes não precisem ir até uma agência para fazer esta consulta. Diminuindo assim o número de filas nas agências da Previdência Social.

Para fazer a consulta acesse a página www.dataprev.gov.br

Consulta ao Extrato INSS

Entre os serviços online que a Receita Federal oferece aos cidadãos em todo o Brasil está o que os aposentados e pensionistas podem usufruir que é a Consulta do Extrato do INSS através da Previdência Social Extrato. Um serviço grátis que permite que cidadãos consultem o abono acumulado.

A consulta do extrato da Previdência Social pode ser feita através do telefone e da internet. O cidadão precisa dos seguintes documentos: número do benefício do aposentado ou pensionista, data de nascimento, identidade e CPF.

Extrato INSS Previdenciário

Previdência Social. Imagem:Divulgação

Com esses dados em mãos você pode fazer a consulta de extrato de pagamento do INSS no site do dataprev, através do endereço https://www8.dataprev.gov.br.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreinicio.xhtml.

Nela você deverá informar o número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e o CPF do beneficiário.

Extrato INSS Aposentadoria

A aposentadoria por tempo de contribuição é um benefício devido ao cidadão que comprovar o tempo total de 35 anos de contribuição, se homem, ou 30 anos de contribuição, se mulher.

Principais requisitos:

  • Regra geral (tempo de contribuição completo);
  • Não há idade mínima;
  • Tempo total de contribuição;
  • 35 anos de contribuição (homem);
  • 30 anos de contribuição (mulher);
  • 180 meses efetivamente trabalhados, para efeito de carência;

Novos requisitos da regra 85/95 progressiva:

  • Regra transitória (tempo de contribuição proporcional);
  • Idade mínima de 48 anos (mulher) e 53 anos (homem);
  • Tempo total de contribuição;
  • 25 anos de contribuição + adicional (mulher);
  • 30 anos de contribuição + adicional (homem);
  • 180 meses efetivamente trabalhados, para efeito de carência.

Saiba Mais Informações: Acesse, Pis Pasep 2016.

 INSS

Inss Aposentadoria. Imagem:Divulgação

Extrato INSS Dataprev

A Dataprev é uma grande companhia de tecnologia com informações sobre a previdência social, trata-se de uma empresa pública constituída pela Lei nº 6.125 de 04/11/1974.

No site da Dataprev você vai encontrar uma quantidade enorme de serviços disponíveis que auxilia a encontrar respostas para muitas dúvidas referentes aos benefícios do INSS.

A internet facilita a nossa vida em todos os sentidos, até mesmo para os aposentados fica fácil realizar uma pesquisa a fim de saber sobre o seu extrato do INSS, tudo online, sem precisar sair de casa, alguns beneficiários ainda precisam de ajuda dos mais novos para isso, mas não é nenhum “bicho de sete cabeças”, é só entrar no site através do seguinte link http://www.dataprev.gov.br/.

Entrando no site do Dataprev você poderá consultar o seu extrato INSS, para saber a data do recebimento do benefício do INSS, e por questões de segurança o site pede alguns dados para ter certeza de que é o próprio beneficiado que está tentando fazer a consulta dos extratos no Dataprev.

Para dar continuidade basta você informar a data de aniversário, o número do CPF, o número do benefício e seu nome completo.

dataprev

Dataprev. Imagem:Divulgação

Extrato INSS Benefício

Ser um contribuinte do INSS é atualmente a melhor opção para ter uma aposentadoria garantida. Os benefícios ao se tornar um contribuinte são enormes, entre eles estão direitos trabalhistas e ajuda à saúde e bem estar do cidadão. No Brasil são milhões de pessoas que recebem algum tipo de benefício ligado ao INSS todos os meses.

Saiba Mais Informações: Acesse, Detalhamento de Crédito INSS, Como Obter?

A máquina pública gasta bilhões de reais para manter todos esses benefícios. E esse dinheiro sai necessariamente dos impostos cobrados de empresas e cidadãos, e também dos valores pagos pelos próprios beneficiários durante anos.