1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (779 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

INSS Pensão por morte

INSS Pensão por morte

A morte é um fenômeno ainda pouco conhecido pelo ser humano e pouco entendido também. Há vários tipos de reações quando uma pessoa próxima chega a falecer.

Neste hora, há também aspectos legais que devem ser vistos e que precisam do racional para solucionar. Neste artigo você conhecerá mais informações sobre a pensão por morte e como conseguí-la.

A Pensão por Morte é um tipo de benefício dado aos dependentes da pessoa, segurado do INSS, que chegou a óbito ou, em caso de não encontrar mais a pessoa viva, tiver sua morte presumida declarada judicialmente.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

 Como pedir? Pensão por morte

É possível fazer o pedido pela Internet, pois a Previdência Social tem o serviço de pedido online de pensão por morte, caso o segurado que tenha morrido já recebia algum benefício do INSS, com exceção dos benefícios assistenciais (LOAS).Tudo isso garante maior segurança e comodidade aos cidadãos.

O atendimento é simples e rápido. Você só precisa preencher o formulário com os seus dados e enviar os documentos requeridos até a Previdência Social utilizando os serviços dos Correios.

O atendimento é agendado para casos de atendimento presencial em uma das agências da Previdência Social. Não deixe de fazê-lo pois o agendamento é obrigatório e pode ser pedido pela Central de Atendimento do INSS através do telefone 135. O contato telefônico está disponível para atender de segunda a sábado das 07:00 às 22:00 (horário de Brasília) ou diretamente pela internet.

Se houver algum impedimento para que você vá até a agência do INSS pessoalmente, você tem a opção de nomear um procurador para fazer o requerimento em seu lugar.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Para ter direito ao benefício, fique atento aos principais requisitos. Quem morreu deve possuir os seguintes requisitos: estar com a qualidade de segurado do INSS, não havendo necessidade carência mínima para a permissão do benefício.

Documentos necessários

Para que seu atendimento nas agências do INSS se concretize, você precisa ter em mãos, no mínimo, um documento de identificação com foto e o número do CPF. Também se faz necessário apresentar a certidão de óbito e o documento de identificação do falecido.

Benefícios INSS (Foto: Divulgação)

Benefícios INSS (Foto: Divulgação)

É importante que você já leve todo o documento necessário para evitar perda de tempo, pois o atendimento será mais eficiente e mais rápido se você estiver com toda a documentação em dia e organizada para apresentar nas agências do INSS.

Agora você já sabe tudo sobre pensão por morte!