1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (839 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Inss Simulação Aposentadoria Proporcional

Um dos tipos de aposentadoria oferecidos pela Previdência Social é aquela por tempo de contribuição utilizando a regra proporcional. Para poder se aposentar dessa forma é necessário preencher os requisitos específicos que incluem contribuir durante um determinado tempo para o INSS.

É possível realizar uma simulação através da internet, onde você obtém dois resultados: o primeiro é equivalente ao tempo que você ainda precisa contribuir para se aposentar; e o segundo é referente ao valor do seu benefício. Veja a seguir quais são os requisitos da regra proporcional e como fazer uma simulação da sua aposentadoria.

Requisitos – Regra Proporcional

Para poder solicitar esse tipo de aposentadoria o contribuinte da Previdência precisa ter no mínimo 48 anos, no caso das mulheres, e 53 anos, no caso dos homens.

O tempo total de contribuição destes deve ser de 25 anos e mais um adicional para as mulheres, e 30 anos e mais um adicional para os homens. Além disso, o contribuinte que deseja se aposentar pela regra proporcional precisa ter 180 meses trabalhados, para efeito de carência.

Se você está apto para essa regra poderá comparecer ao INSS com o seu RG, CPF e documentos que comprovem a contribuição, como carnês e comprovantes.

Inss Simulação Aposentadoria Proporcional

Inss Simulação Aposentadoria Proporcional. Imagem:Divulgação

Calcular o Tempo de Contribuição Necessário

Para calcular o tempo de contribuição que ainda resta para você solicitar a sua aposentadoria, é necessário acessar o portal da Previdência Social no seguinte link: http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/simulacao/. Haverá duas opções, obrigatoriamente você precisará escolher a primeira – “Calcular Tempo de Contribuição” -, pois sem o resultado desta você não poderá realizar a outra.

Na página seguinte informe o seu NIT PIS/PASEP/CICI e digite o código correspondente a imagem que estiver sendo exibida. Para conseguir fazer a simulação ainda é preciso marcar a caixa de diálogo.

Após clicar em “Confirmar” você verá que a simulação foi realizada e a partir daí, ficará sabendo por quanto tempo ainda terá que contribuir para o INSS. Depois dessa simulação você poderá fazer a seguinte.

Calcule o Valor do seu Benefício – Regra Proporcional

Para fazer essa simulação você deverá voltar ao portal da Previdência Social e escolher a segunda opção apresentada na página – “Calcular Valor de Benefício”. Diferente do processo anterior, este exige mais tempo e concentração. A página exige uma série de informações e você só deve preenchê-las aquelas correspondentes ao seu caso, ao seu tipo de aposentadoria.

Você deverá informar o seu nome completo, sua data de nascimento, seu sexo, o tipo de benefício (nesse caso selecione “aposentadoria por tempo de contribuição”) e por quanto tempo já contribuiu até então.

Previdência Social

Previdência Social. Imagem:Divulgação

Dependendo do seu objetivo, ainda será necessário informar os salários já recebidos e outros detalhes. No fim da página clique em “Calcular renda mensal iniciar” para ter acesso ao valor do seu benefício. Este valor pode sofrer alterações e mudanças, servindo apenas como uma base.

Regra Proporcional

Através dessa simulação apresentada anteriormente, onde você descobre o valor da sua aposentadoria e o tempo de contribuição necessário, é possível inserir todos os tipos de aposentadoria, assim como os auxílios oferecidos pelo INSS. Independente do seu objetivo ou do tipo escolhido, acesse os links acima e descubra quanto irá receber quando se aposentar!