1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (947 votos, média: 1,67 de 5)
Loading...

INSS Simulação Aposentadoria Proporcional

Dentre as diversas opções de aposentadoria disponibilizadas pela Previdência Social, temos a aposentadoria proporcional, muito cobiçada principalmente por professores. Assim como as demais, esse tipo de aposentadoria também possui seus requisitos, regras e formas de cálculo.

É possível fazer uma simulação online para descobrir o valor do benefício e quanto tempo falta para poder solicitá-lo. Falaremos sobre isso a seguir.

Simulação aposentadoria proporcional por tempo de contribuição

A Previdência Social disponibiliza em seu portal na internet (www.previdencia.gov.br) um link para efetuar simulações de aposentadoria. Essa simulação é única, ou seja, serve para todos os tipos de aposentadorias, você só precisa ter todos os seus carnês de contribuição em mãos, além de seus documentos pessoais.

INSS Simulação Aposentadoria Proporcional

INSS Simulação Aposentadoria Proporcional

É possível simular a aposentadoria proporcional por tempo de contribuição, basta acessar o portal, selecionar ‘Todos os Serviços’, ‘Simulação’ e depois ‘Calcular Tempo de Contribuição’.

Simulação aposentadoria proporcional servidor público

Um simulador especial foi lançado pela CGU com o intuito de ajudar os servidores públicos a saberem quanto tempo faltam para se aposentar e qual será o valor do benefício. Essa simulação pode ser feita diretamente no site http://www.cgu.gov.br/simulador. O servidor público deve preencher todos os campos em branco com os dados solicitados.

Cálculo aposentadoria proporcional INSS

Caso você deseje saber o valor do seu benefício, isso é possível desde que você já tenha direito a ele, ou seja, já tenha preenchido todos os requisitos e tenha dado entrada no procedimento. Na página que mencionamos anteriormente, você deve selecionar a opção ‘Calcular Valor do Benefício’.

Na página seguinte preencha apenas os dados que forem correspondentes ao seu objetivo, que nesse caso é Direito à Aposentadoria Integral ou Proporcional.

Aposentadoria proporcional INSS pedágio

Aqueles que desejam se aposentar proporcionalmente, além de ter que preencher os requisitos comuns, precisam realizar um tipo de “pedágio”. O pedágio nada mais é do que um tempo adicional de contribuição equivalente à 40% do tempo que faltava até dezembro de 1998, para atingir os 30 ou 25 anos de contribuição, de acordo com o gênero.

Esse pedágio deve sempre ser completado por aqueles que desejam se aposentar proporcionalmente pelo INSS.

INSS Simulação Aposentadoria Proporcional

INSS Simulação Aposentadoria Proporcional

Aposentadoria proporcional INSS requisitos

Alguns requisitos precisam ser preenchidos para aqueles que desejam se aposentar proporcionalmente, como falamos anteriormente. É preciso que as mulheres tenham uma idade mínima de 48 anos e os homens, 53 anos. As mulheres ainda devem ter pelo menos 25 anos de contribuição + adicional e os homens, pelo menos 30 anos de contribuição + adicional. Por fim, é preciso comprovar 180 meses de trabalho para efeito de carência.

INSS aposentadoria proporcional para professor

A aposentadoria para professor possui diversas regras, de acordo com o tipo de professor: concursado, filiado ao INSS, professor de educação básica, entre outros. No caso da aposentadoria proporcional, as regras para os professores é a mesma para as demais pessoas, deve-se preencher 25 anos de contribuição no caso das mulheres e 30 anos de contribuição no caso dos homens.

Para obter maiores detalhes e informações, vá até uma unidade do INSS.

 

Recomendados para você: