1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Inss Simulação Aposentadoria – Saiba como Fazer

Aqueles que já estão há um bom tempo contribuindo para o INSS podem fazer uma simulação para descobrir quanto tempo ainda falta para poder solicitar a aposentadoria. Além disso, após esse cálculo, também é possível descobrir o valor aproximado do benefício que irá receber.

Tudo isso pode ser feito pela internet de uma maneira bem simples. Para fazer essa simulação é necessário ter em mãos todos os carnês de contribuição que já foram pagos, suas carteiras de trabalho e todos os outros comprovantes de pagamento ao INSS. Veja o passo a passo abaixo.

Calcular Tempo de Contribuição

A simulação pode ser feita pelo portal da Previdência Social, no link: http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/simulacao/.  Você deverá escolher a primeira opção, “Calcular Tempo de Contribuição”.

Para prosseguir na página seguinte será necessário informar o NIT (PIS/PASEP/CICI), digitar as letras e os números da imagem que estiver sendo exibida e marcar a caixa de diálogo para mostrar que você concorda e está ciente do que está sendo proposto. Por fim, você só precisa clicar em “Confirmar”. Em poucos minutos você terá acesso às informações que lhe dirão quanto tempo ainda resta para você poder solicitar a sua aposentadoria.

Calcular Valor do Benefício

Após a simulação para descobrir quanto tempo ainda falta para se aposentar, você também pode aproveitar para calcular o valor aproximado do seu benefício. Para isso será necessário retornar à página da Previdência Social e escolher a segunda opção, “Calcular Valor de Benefício”. Na página seguinte você deverá ler com calma todas as informações para conseguir prosseguir e ter acesso ao seu cálculo.

Para fazer o cálculo segundo a nova lei será necessário informar o nome, a data de nascimento, o sexo, o tipo de benefício (auxílio doença, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, salário maternidade ou aposentadoria por tempo de serviço de professor) e o tempo de contribuição atual.

Inss Simulação Aposentadoria

Inss Simulação Aposentadoria. Imagem:Divulgação

Se você não tiver direito à aposentadoria integral ainda terá que informar o tempo de pedágio. Outras informações também deverão ser preenchidas de acordo com o seu objetivo, como os salários de contribuição desde 1994. No final da página você poderá clicar em “Calcular renda mensal inicial” para ver o valor estimado da sua aposentadoria ou auxílio.

Simulação para todas as Aposentadorias

As simulações descritas acima poderão ser feitas para calcular o tempo de contribuição de todas as aposentadorias (por invalidez, idade, tempo de contribuição, especial, proporcional, por tempo de serviço de professor). Além disso, o cálculo de valor do benefício pode ser utilizado inclusive para definir o valor do auxílio que o indivíduo irá receber após solicitá-lo.

Todas as dúvidas referentes a simulação e a demais informações podem ser retiradas no próprio site, pela Central de Atendimento no 135 ou indo diretamente até uma unidade do INSS na sua cidade. No Portal da Previdência Social (http://www.previdencia.gov.br/)  você encontra informações de como prosseguir para solicitar cada tipo de aposentadoria e auxílio, assim como os requisitos mínimos para estes.