1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (876 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O que é Abono Pecuniário ?

O abono pecuniário? Essa dúvida assola milhares de trabalhadores brasileiros. Por esse nome as pessoas podem não reconhecer que esse tal abono na verdade trata-se somente de venda de dias de férias.  Isso acontece quando o funcionário resolve que vai trocar 1/3 (um terço) de seus dias de descanso remunerado por dinheiro.

Saiba mais informações, acesse: IRPF 2017 – Restituição, Tabela e Declaração

Como funciona o abono pecuniário?

No caso do trabalhador precisar tirar 20 dias de descanso e se ele decidir vender 10 dias, ele passará 10 dias em casa, receberá o valor de mais 10 dias, mas passará esses tais 10 dias vendidos trabalhando.

 

O que é Abono Pecuniário ?

O que é Abono Pecuniário ?

A empresa é obrigada a dar o abono pecuniário?

O funcionário pode decidir pelo abono pecuniário, mas a empresa não pode impor que ele faça isso, que ele venda esses 10 dias de férias. Assim como, a empresa não é obrigada a comprar esses 10 dias de férias do funcionário, pois ele tem direito de tirar esses 10 dias e a empresa tem direito de não querer comprar esses 10 dias.

Existe um limite de dias a ser vendido pelo abono pecuniário?

Por lei a pessoa só pode vender 10 dias das suas férias, se vender mais que isso acaba agindo em desconformidade da lei. A venda desses dias de férias pode acontecer em até 15 dias antes da finalização do período aquisitivo de férias (o período de 12 em 12 meses cumprido pelo funcionário dentro da empresa).

Saiba mais informações, acesse: Veja como Consultar sua Inscrição Estadual

Como calcular o valor do abono pecuniário?

Para saber quanto você receberá pela venda de 10 dias de férias é necessário calcular em cima do valor de férias com os 1/3 da legislação. O pagamento do abono não integra a remuneração do funcionário para efeitos da legislação trabalhista.

Outra confusão que os funcionários fazem é achar que esse abono pecuniário é pago junto com o valor das férias, mas na verdade ele é pago somente junto com o pagamento mesmo.

O trabalhador que resolve vender 10 dias de férias tem como principal vantagem a remuneração financeira, pois ele acaba recebendo duas vezes por esses dois dias de folga.

O que é Abono Pecuniário ?

O que é Abono Pecuniário ?

Quando não é recomendado o abono pecuniário?

Nem sempre o dinheiro é vantajoso, pois a pessoa pode estar precisando efetivamente desses dias de folga para dar andamento em seus projetos. O abono só é vantajoso quando a pessoa está precisando mais do dinheiro do que do período de descanso, pois assim ela consegue dar andamento em seus projetos com o dinheiro.

Saiba mais informações, acesse: Aposentadoria e Previdência – Consulta INSS 2017

Reflita antes de pedir esses dias para ter o dinheiro em mãos. Descansar também é necessário, é uma questão de saúde, aonde a pessoa consegue ter um momento de folga para conseguir ter os pés no chão, aonde realiza a vida e ganha fôlego para mais 12 meses de uma rotina bem corrida.

 

 

 

Recomendados para você: