1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...

O que é Amparo Assistencial ao Idoso?

O Amparo ou Benefício Assistencial ao Idoso é um benefício garantido pela Previdência Social ao idoso com mais de 65 anos que não possua renda suficiente para se manter e a sua própria família. Com esse benefício, a Previdência paga ao idoso um salário mínimo mensal. Além de ter uma idade mínima, a família precisa preencher outros requisitos que falaremos mais para frente.

O que é Amparo Assistencial ao Idoso?

O que é Amparo Assistencial ao Idoso?

Benefício assistencial ao idoso com 60 anos

O benefício assistencial ao idoso é concedido somente à cidadãos com 65 anos ou mais, portanto se você ainda não atingiu essa idade, não poderá efetuar a solicitação. Além de ter essa idade mínima, para que o cidadão possa solicitar o benefício, a renda por pessoa de sua família deve ser menor do que ¼ do salário mínimo vigente. Essa renda será avaliada levando em consideração o salário de todos que moram na residência.

Esse é um benefício assistencial e por isso não é obrigatório que o solicitante tenha contribuído para a Previdência durante a sua vida. Por outro lado, o benefício não paga 13º salário.

Auxilio idoso 60 anos

Esse auxílio é muito importante para possibilitar que muitos idosos possam sustentar a si próprio e a sua família de uma forma mais digna e com mais tranquilidade. É um benefício indicado principalmente às pessoas que trabalharam a vida inteira, mas não pagaram a Previdência, e agora não podem mais trabalhar.

Amparo social quem tem direito

Esse benefício pode ser solicitado por todos os cidadãos com mais de 65 anos que possuam uma renda compatível com o que foi mencionado anteriormente. Além disso, pessoas com deficientes na família também podem efetuar a solicitação do amparo social.

Para fazer a solicitação do benefício primeiro o cidadão deve ir até o Centro de Referência de Assistência Social do município, conhecido como CRAS. Lá o cidadão deve esclarecer as dúvidas sobre o benefício e a sua renda, verificando se a mesma é compatível. Além disso, receberá instruções para preencher todos os formulários que são necessários. Em seguida, o cidadão deverá agendar o atendimento em uma agência do INSS pela internet ou ligando para 135.

Benefício assistencial ao idoso documentos

Diversos documentos e formulários são necessários na hora de solicitar o serviço, direto na agência do INSS. Felizmente é possível conferir a lista de documentos pela internet, acessando o site da Previdência Social: www.previdencia.gov.br. No site, selecione a opção de ‘Todos os Serviços’ e, em seguida ‘Benefício Assistencial ao Idoso’.

O que é Amparo Assistencial ao Idoso?

O que é Amparo Assistencial ao Idoso?

Quase no final da página você verá a opção de ‘documentos e formulários que devem ser apresentados’. Ao clicar, poderá ver a lista completa e até imprimir os formulários.

Amparo social pessoa portadora de deficiência 87

O Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência é idêntico ao benefício do idoso, mas a diferença é que esse benefício é redirecionado para pessoas com qualquer tipo de deficiência. Os requisitos são os mesmos, com diferença de que a deficiência deve ser de longo prazo, causando efeitos por no mínimo 2 anos.

 

Recomendados para você: