1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O que é Aposentadoria Especial?

O INSS possui diferentes tipos de aposentadorias disponíveis para a população. Cada um pode escolher como deseja se aposentar e deverá preencher os requisitos do tipo de aposentadoria escolhido. Além disso, há aposentadorias específicas para pessoas com deficiência e também para professores.

Uma das aposentadorias do INSS é a aposentadoria especial que ainda deixa muitas dúvidas nas pessoas. Do que ela se trata? Quais são seus requisitos e quem pode contratar? Essas e outras dúvidas você poderá tirar a seguir, continue a leitura.

Aposentadoria Especial

A aposentadoria especial é destinada a todos os segurados da Previdência que trabalham expostos a agentes nocivos à saúde, seja de forma contínua ou interrupta, em níveis de exposição que estejam acima dos estipulados por lei. De acordo com o agente nocivo em que o segurado é exposto, há um determinado tempo de contribuição, sendo o mínimo 15 anos e o máximo 25 anos. Há ainda outros requisitos além do tempo de contribuição, como falaremos a seguir.

Aposentadoria Especial

Aposentadoria Especial. Imagem:diuvlgação

O segurado que deseja obter essa aposentadoria, deve selecionar a aposentadoria por tempo de contribuição no momento de agendar sua consulta, e então na unidade informar que deseja a aposentadoria especial.

Acesse e saiba mais informações: Aumenta em 13% pedidos de aposentadoria no Ceará com a Reforma da Previdência

Requisitos Aposentadoria Especial

Para ter direito a solicitar e receber o benefício, o segurado da Previdência Social deve ter o tempo de contribuição exigido completo, de acordo com cada caso e agente nocivo. O tempo de contribuição exigido pode ser de 15, 20 ou 25 anos. Também é preciso comprovar no mínimo 180 meses de efetiva atividade para fins de carência, lembrando que períodos de auxílio-doença não são considerados aqui.

Acesse e saiba mais informações: INSS e Previdência – Benefício e Aposentadoria

Documentos Aposentadoria Especial

Para o atendimento presencial na unidade cujo seu atendimento foi marcado, você deve comparecer com o seu RG ou outro documento de identificação com foto, juntamente com o CPF. Também é fundamental apresentar documentos que comprovem os seus períodos de trabalho, como carteiras profissionais, carnês de contribuição do INSS e outros tipos de comprovantes de pagamentos.

Aposentadoria Especial

Aposentadoria Especial. Imagem:diuvlgação

Como você estará solicitando a aposentadoria especial, também será preciso apresentar documentos que comprovem sua exposição ao agente nocivo e que especifique qual é esse agente. A empresa onde você trabalhou sob essa condição deve lhe conceder um documento chamado Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP.

Como solicitar a Aposentadoria Especial

Para solicitar a aposentadoria você pode agendar o seu atendimento online. Através do site da Previdência você deve informar o tipo de consulta que deseja ter na unidade, basta escolher a aposentadoria desejada. Logo depois você deverá preencher os seus dados pessoais, escolher a cidade e a unidade, assim como o dia e o horário. Será gerado um protocolo que você deverá anotar e levar no dia do atendimento com todos os documentos mencionados.

Caso você esqueça o dia, será possível retornar ao sistema e consultar o atendimento, informando seu CPF e data de nascimento. Também é possível remarcar, caso você não possa comparecer. No dia marcado entregue todos os documentos e faça a solicitação, devendo aguardar a análise do órgão. O resultado do pedido poderá ser consultado pela internet.

Recomendados para você: