1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O que é Auxilio Doença?

O auxílio doença é um dos principais benefícios ofertados pela Previdência Social. Juntamente com o auxílio acidente, ele é muito solicitado pelos segurados que ficam doentes devido às atividades trabalhistas exercidas em situações de extrema vulnerabilidade.

Qualquer segurado pode solicitar o auxílio doença, desde que passe por uma perícia médica e tenha o seu problema comprovado pelo perito do INSS. Veja a seguir o que é auxílio doença.

O que é auxilio doença?

O auxílio doença é um benefício por incapacidade que todo segurado do INSS pode solicitar quando for acometido por uma doença ou acidente de trabalho que o torne incapaz de exercer suas atividades.

auxilio doença

Auxilio Doença. Imagem:divulgação

Sendo assim, caso o segurado fique doente depois de trabalhar em situações insalubres e em locais sujos, ou se torne temporariamente incapaz de trabalhar devido a uma doença grave, pode pedir o auxílio doença.

Auxilio doença valor?

O valor do auxílio doença corresponde a uma média das 12 últimas contribuições do salário-de-benefício. O próprio órgão efetue o cálculo da média e repassa o valor por meio de uma renda mensal ao segurado. Além de ser usado o salário de benefício como base, usa-se o salário de contribuição.

Auxilio doença quem tem direito?

O auxílio doença é um direito de todos os segurados do INSS. No caso de segurado empregado, ou seja, com carteira assinada, a própria empresa deve realizar o encaminhamento do funcionário, após conceder ao mesmo um afastamento de duas semanas.

Auxilio doença

Auxilio doença. Imagem:diuvlgação

Após essas duas semanas, se o funcionário precisar ficar afastado, deve começar a receber o auxílio doença. Nos demais casos o requerimento do auxílio deve ser feito pelo próprio segurado.

Auxilio doença novas regras previdência social

Algumas coisas mudaram em relação ao auxílio doença. Por exemplo, o INSS passou a aceitar o atestado de qualquer médico do SUS ou de particulares, para conceder ou prorrogar o benefício de auxílio doença.

Além disso, se o perito do INSS não conseguir atender o segurado antes do fim do seu período de recuperação, ele poderá voltar ao trabalhado usando o atestado de um médico do SUS ou particular.

Auxilio doença resultado de pericia

Para conferir o resultado de perícia é preciso acessar o link https://www2.dataprev.gov.br/sabiweb/relatorio/imprimirCRER.view?acao=imprimir_CRER.

Auxilio doença

Auxilio doença. Imagem:divulgação

As perícias realizadas no dia são colocadas no sistema a partir das 21 horas com o resultado. Informe o número do benefício, nome, CPF e data de nascimento para obter o resultado.

Auxilio doença extrato

Os segurados que recebem o auxílio doença também podem emitir o extrato de pagamento de benefício para comprovação de renda. O extrato pode ser emitido pelo site https://meu.inss.gov.br/central/index.html, basta selecionar “Histórico de Crédito de Benefício”. Será preciso efetuar login e cadastrar uma senha.

Consulta auxilio doença

A consulta ao auxílio doença permite que o segurado descubra sem sair de casa se o seu pedido de benefício foi concedido ou não pelo órgão. É de grande utilidade e pode ser feita em poucos minutos.

Formulário requerimento auxilio doença

Para dar entrada no pedido de auxílio doença, além de apresentar uma série de documentos é preciso também imprimir um requerimento e preenche-lo.

Auxilio doença

Auxilio doença. Imagem:divulgação

O empregado deve entregar uma declaração carimbada e assinada pelo empregador, informando o último dia de trabalho. Esse formulário pode ser obtido no site da Previdência Social.

Prorrogação auxilio doença

A prorrogação é destinada aos segurados que receberam o auxílio doença e que precisam continuar afastados do serviço por mais tempo. Pelo site da Previdência é possível agendar e confirmar a data da nova perícia. De acordo com o resultado da perícia, o benefício é prorrogado por um prazo que depende de caso a caso.

Recomendados para você: