1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

O que é NIT?

Você já ouviu falar no NIT? Ele é um número de identificação do trabalhador, mas não para todos. Ele é voltado diretamente às pessoas que não trabalham com carteira assinada, mas sim de forma autônoma.

Todas as pessoas que trabalham com carteira assinada e contribuem para a Previdência possuem um número de registro que serve para identifica-los e dar direito a centenas de benefícios. Como as pessoas autônomas também precisariam de um número de identificação e que lhes conferisse esses benefícios, foi criado o NIT. Veja a seguir mais detalhes.

O que é NIT?

NIT é a sigla para Número de Registro do Trabalho e equivale ao PIS/PASEP dos trabalhadores com carteira assinada. Ele é voltado principalmente aos trabalhadores autônomos, ou seja, aqueles que não possuem carteira assinada.

Todos os indivíduos que passam a contribuir para a Previdência Social como contribuinte individual, facultativo, empregado doméstico ou na forma de segurado especial, passam a ter um número do NIT. Tendo esse número o segurado passará a ter direito somente ao INSS (aposentadorias e auxílios). Se, por ventura, o trabalhador ser contratado por uma empresa, ganhará um registro no PIS, o que lhe dará direito também ao FGTS.

NIT consulta

Caso você tenha esquecido o seu número do NIT, é possível consulta-lo pela internet. Há vários procedimentos que podem ser feitos para tentar recuperar o número, portanto você pode escolher aquele que melhor se enquadrar com a sua necessidade.

NIT consulta

NIT consulta. Imagem:divulgação

A consulta pode ser realizada no site https://cnis.inss.gov.br/cnisinternet#. Clique em “Filiado”, logo depois em “Inscrição” e digite todos os seus dados pessoais. Quando terminar, clique para prosseguir e o seu número do NIT será mostrado na tela.

Número do NIT

O número do NIT é de extrema importância ao trabalhador autônomo. Ele é composto por 11 dígitos e muitas vezes é o mesmo número do PIS/PASEP caso você já possua um. Os cidadãos indígenas podem consultar o seu número do NIT diretamente na FUNAI, órgão responsável.

Você também pode obter o seu número do NIT entrando em contato com o INSS, basta ligar para a Central de Atendimento no 135.

Acesse e saiba mais informações: INSS Agendamento de Atendimento

NIT número de identificação do trabalhador

O NIT também pode ser chamado de Número de Identificação do Trabalhador e tem como função identificar cada cidadão brasileiro nos sistemas do governo.

NIT consulta

NIT consulta. Imagem:divulgação

Com esse número é possível consultar todos os benefícios sociais e trabalhistas de cada cidadão, além de manter um controle sobre todos os seus serviços e trabalhos.

Consulta NIT previdência social

Uma outra forma de consultar o seu NIT ou até mesmo obtê-lo é pelo site da Previdência Social: http://cnis.inss.gov.br/cnisinternet. Por ele você pode se tornar um filiado do órgão para começar a contribuir e, portanto, assim será gerado um número.

Também é possível efetuar a consulta para descobrir o número. Clique em Inscrição, depois Filiado e efetue o seu cadastro para obter o NIT.

Acesse e saiba mais informações: INSS Agendamento de Atendimento

Dataprev NIT

O número do NIT também é armazenado nos sistemas da Dataprev, pois a empresa tem como função armazenar e administrar os dados de todos os segurados da Previdência Social.

NIT INSS

O NIT é o número concedido aos segurados autônomos do INSS. Com o número do NIT você pode emitir extratos de pagamento, dar entrada no seu pedido de aposentadoria, solicitar auxílios e muito mais.

NIT INSS

NIT INSS. Imagem:divulgação

O seu número do NIT ainda deve estar escrito em todas as suas Guias de Pagamento.

NIT PIS

O NIT muitas vezes é comparado ao PIS, mas os dois são destinados a classes diferentes de pessoas. Se um indivíduo possuir o NIT e posteriormente for contratado por uma empresa, possuíra o PIS, mas é comum usar o mesmo número para ambos os registros.

Recomendados para você: