1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (893 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O que é Reabilitação Profissional – INSS

A Reabilitação Profissional é um serviço da Previdência Social destinado aos trabalhadores acidentados ou portadores de doenças, cujas limitações os impedem de trabalhar. Esse serviço tem como objetivo reinserir esses indivíduos no mercado de trabalho da melhor forma possível.

A Previdência Social oferece assistência médica, acompanhamento por assistente social, assistência psicológica e fisioterápica, órteses instrumentos de trabalho, cursos de informática e outros benefícios como auxílio-transporte e alimentação.

Tempo dura Reabilitação INSS

O tempo de duração da reabilitação profissional pode variar de acordo com o tipo de limitação que o indivíduo possuir. Por exemplo, se o dano for permanente, ele faz parte da reabilitação por um tempo para que possa ser capacitado em alguma área. O mesmo acontece nos demais casos, mas nestes o indivíduo permanece até que o problema esteja curado.

O que é Reabilitação Profissional - INSS

O que é Reabilitação Profissional – INSS

Todas essas regras precisam ser vistas com a Previdência antes de solicitar algum tipo de benefício por incapacidade.

Reabilitação Profissional Legislação

A reabilitação profissional é destinada para todo trabalhador parcial ou totalmente incapaz de exercer suas atividades laborais ou ainda para os portadores de deficiência. Segundo o artigo 89, esse serviço do INSS deve proporcionar aos indivíduos todas as maneiras de reintegração e readaptação na sociedade, para que eles possam voltar a fazer parte do mercado de trabalho.

A adoção desse tipo de programa ainda é recomendada pela Convenção nº 159 da OIT – Organização Internacional do Trabalho.

Reabilitação Profissional Auxílio Doença

Aqueles indivíduos que solicitaram o benefício de auxílio-doença estão a um passo a frente para conseguir a reabilitação profissional. Isso porque você estará mostrando que está com algum tipo de limitação, seja ela temporária e permanente, e ao realizar a perícia do INSS, o perito poderá verificar o seu caso. Se ele achar necessário, lhe encaminhará para a reabilitação profissional.

Por isso no caso de qualquer tipo de problema ou acidente no serviço, não hesite na hora de solicitar o auxílio doença. Todo o segurado que recebe o auxílio-doença tem prioridade na hora de participar do serviço e, caso for aceito, continua recebendo o valor do auxílio junto com os benefícios da reabilitação.

Reabilitação Profissional INSS tem Estabilidade

Após o término da conclusão da reabilitação profissional o segurado recebe um diploma de acordo com a área em que ele foi capacitado, o que poderá lhe garantir mais oportunidades de emprego, já que as empresas são obrigadas a armazenar uma quantia de vagas para os trabalhadores readaptados.

Dependendo do tempo do seu auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, você pode continuar recebendo o benefício mensalmente mesmo após o término da reabilitação.

Reabilitação Profissional INSS 2016

A forma de conseguir a reabilitação do INSS continua a mesma dos anos anteriores, sendo que o órgão dá prioridade para todos os segurados que recebem o auxílio-doença. Por outro lado, mesmo aqueles que não recebem também podem fazer parte. Para isso, você pode solicitar o auxílio-doença ou ir diretamente a uma agência da Previdência, marcar um horário e informar que deseja participar da reabilitação profissional.

reabilitacao_profissional_inss

Não se esqueça de levar os seus documentos mais importantes, laudos médicos e outros documentos que comprovem a sua limitação.

Reabilitação INSS Aposentadoria Invalidez

Ao participar da reabilitação do INSS você tem grandes chances de receber a aposentadoria por invalidez, ou talvez mais facilidade na hora de solicitar o benefício. Isso porque, se não houver melhoras, o órgão estará acompanhando todo o seu progresso e poderá ver de perto que você está realmente inválido de uma maneira. Dessa forma, ao solicitar a aposentadoria, tudo será muito mais fácil.

Reabilitação Profissional INSS 2016

Reabilitação Profissional INSS 2016

O auxílio-doença tem a duração máxima de 2 anos, portanto, se após esse tempo não houver recuperação, o auxílio pode ser transformado em aposentadoria por invalidez. Para isso, o indivíduo deve pedir a prorrogação do pagamento em até 15 dias antes da data prevista para alta. Nesse caso, o indivíduo deverá levar todos os documentos que comprovem que a sua volta ao trabalho é impossível.

 

Recomendados para você: