1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (992 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O Que fazer para Antecipar a Aposentadoria ?

A aposentadoria pode ser antecipada de algumas maneiras, mas é necessário compreender isso. Por exemplo, se você trabalhou durante um tempo e não contribuiu para a Previdência Social, pode correr atrás para pagar as parcelas referente a esse tempo trabalhado. Dessa forma, você inclui mais meses na sua contribuição e fica um pouco mais perto de receber a sua aposentadoria.

O Que fazer para Antecipar a Aposentadoria ?

O Que fazer para Antecipar a Aposentadoria ?

Existem ainda outros tipos de dúvidas que envolvem a antecipação da aposentadoria, além da nova regra que surgiu no ano passado e deixou muita gente desapontada. A seguir, você confere como antecipar a sua aposentadoria com a nova regra 85/95.

É Possível pagar a Contribuição Antecipada?

É muito comum que quando está faltando poucos meses para solicitar a aposentadoria, passe pela cabeça de algumas pessoas a ideia de pagar em uma só vez o restante do valor que falta. No entanto, isso está totalmente fora de cogitação.

Não é possível antecipar nenhuma contribuição, é necessário que o segurado efetue sua contribuição mês por mês, até completar a exigência para solicitar sua aposentadoria que, na maioria dos casos, é de 180 meses.

Por que Antecipar a Aposentadoria?

Antecipar a aposentadoria é uma coisa que deve ser pensada muito bem. Isso porque, com a nova regra valendo, muitas pessoas precisarão contribuir durante mais alguns meses para que preencham os requisitos necessários. No entanto, nem todos querem continuar contribuindo e desejam solicitar a aposentadoria antes, o que é totalmente possível.

A regra continua a mesma, os homens devem ter 53 anos e as mulheres 48 anos, além de terem que comprovar 180 meses de contribuição. O que acontece é que muitas pessoas ao atingirem esses requisitos e se aposentarem, não recebem o valor integral. Isso só é possível se você aderir a regra 85/95 e aguardar mais alguns anos para solicitar o benefício.

Como Antecipar sua Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Qualquer um pode antecipar a sua aposentadoria por tempo de contribuição, mas antes é necessário efetuar uma simulação no próprio site da Previdência Social. O primeiro passo da simulação é calcular quanto tempo ainda falta para o indivíduo completar 25 ou 30 anos de contribuição, contando a partir de 1998.

A segunda parte da simulação exige que você obtenha 40% de 53 anos e 48 anos, e some os dois. Por fim, o valor encontrado primeiro deve ser somado com o valor encontrado por último e o resultado será o tempo que o indivíduo ainda precisa contribuir para se aposentar d forma proporcional.

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Antecipe a sua Aposentadoria

A melhor forma de dar entrada nos papéis e em todo o processo para antecipar a sua aposentadoria é se dirigindo até um advogado ou diretamente a uma agência do INSS. É importante levar alguns documentos pessoais, assim como todos os carnês de contribuição que possuir e outros documentos que comprovem as contribuições.

Se ainda houver alguma dúvida, você pode se dirigir até uma unidade do INSS para que a mesma seja sanada. A nova regra deixou a maioria das pessoas confusas, sendo assim é completamente normal ainda não ter entendido completamente o seu propósito.

 

Recomendados para você: