1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Passo a passo para consultar extrato de pagamento INSS

Você já ouviu falar no extrato de pagamento do INSS ou de benefício? Ele é um dos muitos documentos que podem ser emitidos pelos aposentados e pensionistas da Previdência, e se você ainda não sabe a sua importância está perdendo tempo. Esse documento pode ser o que você estava procurando para comprovar sua renda, já que o seu principal objetivo é justamente comprovar o benefício do segurado.

Para tal, o extrato possui detalhes sobre o valor pago e as datas de pagamento. Dessa forma, o extrato de pagamento pode ser usado para abrir contas, contratar financiamentos e empréstimos, comprar a casa própria e para vários outros fins. Deseja saber mais sobre ele? Leia a seguir.

Passo a passo para consultar extrato de pagamento INSS

O extrato de pagamento do INSS é um documento que existe há muitos anos, mas nem todos têm conhecimento sobre ele. Até alguns anos atrás ele podia ser emitido somente nas agências da Previdência, mas com o avanço da internet ele passou a ser liberado online para consultas.

Sendo assim você não precisa mais sair de casa para ter acesso ao seu extrato. Online você tem acesso apenas ao último extrato; caso deseje emitir de períodos anteriores deverá se dirigir até uma agência.

extrato de pagamento INSS

extrato de pagamento INSS. Imagem:divulgação

Esse documento possui todos os detalhes sobre o benefício, como o valor pago e as datas de pagamento. É recomendado que todo aposentado/pensionista mantenha um arquivo com extratos de seis em seis meses, de modo a comprovar sua renda sempre que necessário.

O extrato de pagamento de benefício é muito importante a todos os segurados da Previdência, pois permite que eles tenham acesso a vários benefícios e serviços, já que comprova a sua renda como se o segurado tivesse uma carteira assinada. Veja a seguir o passo a passo para consultar o extrato de pagamento INSS.

1 – Fazendo o download do aplicativo

O INSS criou um novo aplicativo para que os seus segurados tenham acesso a vários serviços, como a consulta do extrato de pagamento. O aplicativo Meu INSS está disponível para celulares, portanto faça o download diretamente de sua loja de aplicativos.

Com o aplicativo baixado, abra-o e clique em “Histórico de Crédito de Benefício”. Para manter a segurança das informações dos seus segurados, o aplicativo exige autenticação. Essa autenticação nada mais é do que um cadastro.

2 – Cadastrando

Clique em “Fazer Login” e, em seguida, “Cadastre-se”. Caso você já tenha acessado o aplicativo antes e se cadastrado, poderá entrar diretamente informando o seu CPF e a senha. De modo contrário, continue nesse passo a passo.

extrato de pagamento INSS

extrato de pagamento INSS. Imagem:divuglação

Você deverá informar todos os dados solicitados, pois somente assim suas informações do sistema da Previdência serão puxadas. Com todas as informações colocadas, o sistema irá gerar uma senha provisória. Anote-a.

3 – Cadastro de nova senha

Clique novamente na opção de fazer login, mas dessa vez informe o seu CPF e a senha provisória que foi gerada. Quando você entrar no sistema aparecerá uma mensagem informando a necessidade de cadastrar uma nova senha.

Dessa vez você mesmo poderá cria-la, lembrando que deve ter 9 dígitos e caracteres diferentes. Guarde bem a sua senha, pois ela será usada sempre que você desejar acessar algum serviço do aplicativo.

4 – Emitindo o extrato de pagamento

Depois de cadastrada a sua senha você poderá ter acesso a todos os serviços do aplicativo. Clique na opção referente ao extrato, selecione o período e pronto. Você verá em sua tela o seu extrato de pagamento com todas as informações e, se quiser, poderá emiti-lo pelo computador.

Caso surja algum problema você deverá entrar em contato pela Central de Atendimento no 135.

Recomendados para você: