1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Passo a passo para consultar o extrato de pagamento pelo CPF

A consulta ao extrato de pagamento antigamente era disponibilizada apenas nas agências do INSS espalhadas por todo o país. Os aposentados e pensionistas tinham que pegar senha e às vezes ficar horas em filas aguardando o atendimento, apenas para obterem o extrato de pagamento do ano.

Isso sempre gerou muito conflito e exaustão da parte dos segurados, e felizmente a Previdência criou um método mais fácil, simples e sem demora para a emissão do documento. Agora ele pode ser emitido pela internet e consultado até mesmo pelo celular, basta efetuar um pequeno cadastro no sistema do INSS. Quer ver como funciona? Leia a seguir.

Passo a passo para consultar o extrato de pagamento pelo CPF

O extrato de pagamento de benefício, caso você ainda não o conheça, é um dos documentos mais importantes para os aposentados e pensionistas da Previdência Social. Com esse documento os segurados podem comprovar a sua renda, algo muito importante em diversos aspectos do nosso dia a dia, até mesmo para abrir contas em lojas ou em bancos, solicitar financiamentos e empréstimos.

extrato de pagamento pelo CPF

extrato de pagamento pelo CPF. Imagem:divulgação

Os aposentados e pensionistas podem não ter carteira assinada e nesse caso devem usar o extrato de pagamento para comprovarem a sua capacidade de arcar com determinada conta. A cada ano é gerado um extrato, contendo todas as datas de pagamento e os respectivos valores daquele ano.

É indicado que cada segurado emita o documento todos os anos, de modo a garantir a comprovação de sua renda. Veja a seguir como consultar o extrato de pagamento pelo CPF.

Acesse e saiba mais informações:

1 – Aplicativo Meu INSS

O primeiro passo para consultar o extrato de pagamento é acessar o aplicativo Meu INSS. Ele pode ser acessado pelo site https://meu.inss.gov.br/central/index.html ou ser baixado em seu celular. Nesse aplicativo você tem acesso a uma série de serviços como: Extrato de Empréstimo Consignado, Histórico de Crédito de Benefício, Resultado de Perícia Médica, Extrato de Imposto de Renda, Extrato Previdenciário, entre outros.

Como seu objetivo aqui é emitir o extrato de pagamento, escolha a opção “Histórico de Crédito de Benefício”.

2 – Cadastro

Após selecionar a opção você precisará de autenticação, que nada mais é do que um cadastro. Clique em “Fazer login”, logo depois em “Cadastre-se”. Você deverá informar todos os dados que são obrigatórios, como seu CPF, data de nascimento, nome completo, nome da mãe e estado de nascimento.

Clique na opção de “Não sou um robô” e depois em “Próximo”. Informe os demais dados que forem solicitados. Quando tudo for preenchido uma senha provisória será gerada pelo sistema. Anote-a.

3 – Cadastrando uma nova senha

Retorne à página inicial e clique em “Fazer login”. Agora você deverá acessar o sistema informando o seu CPF e a senha provisória. Logo que você acessar a senha irá expirar e será necessário criar uma nova.

extrato de pagamento pelo CPF

extrato de pagamento pelo CPF. Imagem:divulgação

A senha deverá ter 9 dígitos, entre letras e números e caracteres especiais. Anote-a, pois ela será usada sempre que você desejar retornar ao aplicativo. Com a senha criada, clique em “Entrar” e faça o login com o seu CPF e a nova senha.

4 – Consulta ao extrato de pagamento

Com o seu cadastro realizado, selecione o serviço que deseja acessar dentro do aplicativo. Após clicar na opção referente ao extrato, informe o período (2017) e pronto. Será mostrado na tela o seu extrato de pagamento anual e, se você estiver pelo computador, poderá clicar na opção “Imprimir”.

É indicado sempre imprimir o extrato para garantir a sua comprovação de renda. Pelo celular você pode sempre verificar se ele já está disponível para, então, acessar pelo computador e imprimi-lo.

Extrato de pagamento INSS

O extrato de pagamento do INSS tem como principal finalidade comprovar a renda dos segurados, podendo ser usado em qualquer situação que solicite esse tipo de documento. O extrato possui todos os valores e datas de pagamento do benefício.

Pela internet o segurado consegue ter acesso somente ao último extrato disponível. Para períodos anteriores é essencial que vá até uma agência do INSS com seus documentos pessoais.

DATAPREV extrato de pagamento

O Extrato de Pagamento do INSS anteriormente era disponível através de um portal da Dataprev, onde os segurados entravam para efetuar a consulta e emitir o documento. Recentemente o órgão lançou uma nova plataforma para seus serviços online, onde disponibiliza a consulta e a emissão do Histórico de Pagamento de Benefício.

Consulta pagamento INSS

Para consultar o histórico de pagamento do benefício o segurado precisa acessar o site https://meu.inss.gov.br/central/index.html ou fazer o download do aplicativo Meu INSS. Se for o primeiro acesso é preciso efetuar login, informando seu CPF e seguindo o restante das instruções.

Uma vez cadastrado, você poderá acessar o sistema usando sempre o seu CPF e a senha cadastrada. Nele você poderá ter acesso a uma série de documentos e informações, inclusive emitir o Histórico de Pagamento do Benefício.

Consulta extrato INSS pessoa física

No portal Meu INSS os segurados podem ter acesso a vários tipos de extratos, cada um para uma situação diferente. Há o Extrato Previdenciário, o Extrato de Empréstimo Consignado, o Extrato de Imposto de Renda e vários outros.

Todos eles são referentes a pessoas físicas, por isso exigirá basicamente o CPF. Independentemente da consulta desejada, é preciso possuir cadastro no aplicativo.

Extrato INSS dataprev

Para ter acesso ao extrato INSS, conhecido como Histórico de Pagamento de Benefício, o cidadão deve fazer login no portal e depois selecionar o extrato de sua preferência. Em seguida deverá informar os dados solicitados e seguir as instruções do site.

Por fim, terá acesso ao extrato digital e poderá imprimi-lo, se desejar.

Meu INSS extrato

O aplicativo Meu INSS foi criado para facilitar ainda mais o acesso a serviços online da Previdência Social. Podendo ser usado pelo celular, ele disponibiliza uma série de extratos para o segurado, além da possibilidade de agendar perícias e atendimentos, solicitar a carta de concessão e muito mais.

O extrato do Meu INSS pode ser emitido mediante o preenchimento do seu CPF e da senha cadastrada. Em caso de dúvidas você deve ligar para a Central de Atendimento no 135.

Extrato previdenciário

O Extrato Previdenciário – CNIS – é um documento também muito importante. Com esse documento o segurado consegue verificar todos os vínculos trabalhistas e previdenciários que possui durante toda a sua vida. Com esse documento você tem acesso ao nome dos empregadores, salários recebidos e períodos trabalhados. Ele também pode ser emitido pelo portal Meu INSS.

Extrato de pagamento INSS 2018

Quando chegar o próximo ano, todos os segurados terão que emitir um novo Extrato de Pagamento, já que possivelmente haverá um reajuste no valor recebido e também as datas deverão ser alteradas.

Recomendados para você: