1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...

Pedido de Reconsideração INSS Negado – O Que Fazer?

Ao efetuar um pedido de um benefício ao INSS, o segurado precisa aguardar o período de análise dos documentos e, enfim, receber a resposta do órgão. Quando o assunto é o auxílio-doença, o segurado tem duas opções se o benefício acabar sendo negado: entrar com um pedido de reconsideração ou entrar com o recurso.

O Pedido de Reconsideração nada mais é do que uma nova avaliação médica, para que outro perito do INSS avalie as condições do segurado.

Pedido de reconsideração INSS negado o que fazer?

Acontece que mesmo depois de efetuar o pedido de reconsideração, o órgão ainda pode continuar negando. Se isso acontecer, o indivíduo deve ser examinado pelo médico do seu trabalho.

Se o médico atestar que o indivíduo não tem condições de voltar ao trabalho, ele deverá ir em outra agência do INSS com esse laudo e todos os seus documentos, e efetuar um novo pedido.

Pedido de reconsideração INSS continua recebendo

Outra situação onde o pedido de reconsideração pode ser feito é quando o segurado para de receber o auxílio-doença, mas ainda não se encontra em condições de voltar ao trabalho. O segurado tem até 30 dias após o encerramento do benefício para efetuar o pedido.

Mas é fundamental estar atento: você não continuará recebendo o benefício até uma nova perícia, isso só é possível se o segurado efetuar o Pedido de Prorrogação antes do benefício acabar.

Acesse e saiba mais informações: INSS e Previdência – Benefício e Aposentadoria

Pedido de reconsideração auxilio doença

O Pedido de Reconsideração, quando alguém já sabe o auxílio doença, é uma opção para aqueles que terminaram de receber o benefício, não têm condições de voltar ao trabalho e esqueceram de efetuar o Pedido de Prorrogação.

Auxilio Doença

Auxilio Doença. Imagem:divulgação

O pedido de reconsideração deve ser feito em até 30 dias após o encerramento do benefício, e o segurado só voltará a receber o auxílio depois que realizar a perícia.

Pedido de reconsideração INSS como funciona?

O recurso de Pedido de Reconsideração pode ser pedido pela internet, diretamente no site http://agencia.previdencia.gov.br/e-aps/servico/368 .

Todos os segurados também podem acompanhar o andamento do pedido sem sair de casa, usando o telefone celular ou o tablete. A disponibilização do recurso online é muito mais rápida e facilitou em muito a vida dos segurados.

Pedido de recurso INSS auxilio doença negado retorno ao trabalho

Caso seja o seu primeiro pedido de benefício e você realmente não tenha como voltar ao trabalho, faça um novo pedido em outra agência do INSS, apresentando os laudos médicos e seus documentos. Se ainda assim o pedido for negado, você pode recorrer à justiça.

Auxilio Doença

Auxilio Doença. Imagem:divulgação

Entretanto, se você já recebeu o auxílio, mas ainda não está 100%, pode solicitar o pedido de reconsideração. Se for negado e você se sentir um pouco melhor, pode retornar ao serviço.

Acesse e saiba mais informações: Telefone de Atendimento do INSS

Pericia INSS negada como recorrer?

Quando um perito do INSS nega o seu pedido de benefício, a melhor opção é solicitar atendimento por outro perito. Assim você pode ter uma chance melhor de ter o seu benefício aprovado. Lembre-se que agora o INSS também aceita laudos de médicos do SUS.

Pedido de reconsideração INSS continua recebendo

Uma das principais dúvidas de quem faz esse tipo de pedido ou deseja fazê-lo, é se irá continuar recebendo o benefício. Isso é muito comum nos pedidos de auxílio-doença: o benefício é concedido durante um tempo e quando está próximo do período acabar, muitos segurados entram com o pedido de reconsideração, alegando que ainda não possuem condições de voltar ao trabalho.

O segurado só continuará recebendo o auxílio caso efetue o pedido de reconsideração até 30 dias antes do prazo expirar. Caso o segurado deixe para fazer o pedido depois que parar de receber o benefício, não continua recebendo.

Pedido de reconsideração INSS indeferido o que fazer

Também é possível que o seu pedido de reconsideração seja indeferido. Isso significa que ele não foi aceito pelo INSS. Quando isso acontecer, você pode entrar com um novo pedido, dessa vez solicitando fazer a perícia com outro médico. Esse tipo de situação também tende a ser comum: às vezes um perito não concede o benefício ou a prorrogação do mesmo, e basta solicitar que a perícia seja feita com outro para que o problema se resolva.

Pedido de reconsideração auxilio doença

O pedido de reconsideração é uma ação que todos os segurados do INSS podem entrar, principalmente aqueles que recebem o auxílio doença e ainda não estão capacitados para voltar a trabalhar, mas ainda assim tiveram o benefício cortado.

O pedido de reconsideração no caso do auxílio doença prevê que o segurado deve fazer uma nova perícia com qualquer médico do INSS. É possível solicitar o pedido em até 30 dias após o benefício ser cessado. Para cada indeferimento é possível fazer apenas um pedido de reconsideração.

Pedido de recurso INSS

Todos os anos muitos segurados do INSS fazem o pedido de reconsideração. Como mencionamos, é possível fazer o pedido diretamente na agência onde você solicitou o benefício, basta comparecer na mesma com seus documentos.

Você marca uma nova perícia, é examinado por outro médico e deve aguardar o resultado, que pode sair até no mesmo dia.

Pedido de reconsideração INSS como funciona

Para fazer o pedido de reconsideração primeiro é preciso efetuar o agendamento do atendimento no Portal da Previdência Social. No dia do atendimento o segurado deve levar seus documentos e um formulário preenchido, que pode ser encontrado no site da Previdência.

Em casos de auxílio-doença, o pedido também pode ser feito pela internet.

 

Recomendados para você: