1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Pensionistas do INSS

Os pensionistas do INSS são aquelas pessoas dependentes de algum segurado do INSS. Esses dependentes passam a receber algum tipo de benefício no caso da morte ou de algum problema com o segurado e ainda usufruem de algumas vantagens.

No INSS, o pensionista pode receber principalmente a pensão por morte. A seguir você vai tirar algumas dúvidas e conferir o calendário de pagamento do INSS para o próximo ano.

Pensionista por Morte

A pensão por morte é concedida aos dependentes do segurado do INSS que acabar falecendo ou que tiver sua morte presumida, no caso de desaparecimento. Se o segurado que morreu já recebia algum tipo de benefício do INSS, a pensão por morte pode ser solicitada pela internet e os documentos podem ser enviados pelos Correios.

Pensionista por Morte

Pensionista por Morte

Para ter direito ao benefício ainda é preciso comprovar que o falecido de fato era um segurado do INSS na época em que morreu. A duração da pensão por morte tende a variar de acordo com a quantidade de contribuições do falecido.

Pensionista do INSS pode Casar

Essa é uma grande dúvida das viúvas e viúvos que recebem a pensão do INSS. A boa notícia é que sim, podem se casar e não irão perder o benefício. No entanto, se o cônjuge contribui para a Previdência Social e vier a falecer, não é possível acumular os dois benefícios. O que pode ser feito é escolher a de maior valor, diretamente em uma agência do INSS.

Pensionista do INSS pode se Aposentar

Sim, quem receber pensão por morte do INSS pode se aposentar e não irá perder o benefício, precisará, assim como todas as outras pessoas, preencher os requisitos do tipo de aposentadoria requerido.

Por exemplo, se a pessoa recebe pensão por morte e deseja se aposentar, ela deve preencher o tempo mínimo de contribuição exigida pelo INSS. O pensionista receberá a sua pensão e a sua aposentadoria, sem nenhum problema.

Pensionista do INSS Recebe Décimo Terceiro Salário

Diversos segurados do INSS possuem direito ao décimo terceiro salário, como no caso de aposentadorias, salário-maternidade e auxílio-acidente. O mesmo é válido para quem recebe pensão por morte; sendo assim, todos os pensionistas têm direito a receber o 13º salário deste ano.

Pensionista do INSS

Pensionista do INSS

Neste ano a diferença é que o pagamento desse benefício é adiantado. Um exemplo disso é que os segurados e pensionistas do INSS começaram a receber a primeira parte do 13º salário ainda no final de agosto. A segunda parte começará a ser paga em novembro

Calendário de Pagamento INSS 2017

Todos os anos a Previdência Social divulga o seu calendário de pagamento com base no número final de cada benefício e nos valores pagos aos segurados e pensionistas. Aqueles que recebem mais de um salário mínimo, por exemplo, e possuem final 1 ou 6, irão receber o benefício de dezembro no dia 2 de janeiro.

O calendário completo pode ser visto diretamente no site da Previdência ou em uma agência do INSS próxima de você. Conferir o calendário é muito importante para você saber quando irá poder retirar o seu benefício.