1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

PESNOM – Pesquisa por Nome INSS (CERTIDÃO)

O PESNOM é o nome dado a uma pesquisa feita por meio do nome do contribuinte. Essa pesquisa por meio do PESNOM gera um documento que é essencial para a realização da identificação de uma pessoa que recebeu ou não algum benefício que foi pago por meio do INSS (Institutos de Previdência dos Servidores dos Estados), que é exigido para casos de pagamento de pensões ou benefícios de titulares ou dependentes.

Previdência Social

Previdência Social

PESNOM – Pesquisa por Nome INSS (CERTIDÃO)

A certidão PESNOM do INSS é considerada positiva quando a pessoa faz o recebimento de qualquer benefício, ou é considerada negativa, quando não existe qualquer pagamento de benefícios por meio do sistema do INSS.

O pedido de emissão do PESNOM precisa ser realizado pelo INSS, precisado ser realizado de modo exclusivo pela pessoa interessada, não podendo ser repassado a terceiros, ou por meio da Justiça, diante a apresentação do CPF do interessado, que vai ser realizado por meio de ofício à Receita Federal, no caso da pessoa declarar imposto de renda.

PESNOM: para eu serve

A PESNOM (Pesquisa por Nome) como intuito principal a inibição das fraudes no momento da concessão de benefícios para o segurado, podendo ser realizada especificamente por meio de um pedido homologado pela Justiça, no caso em que se haja dúvidas com relação à veracidade dos dados do segurado.

Extrato de pagamento de benefício

O Extrato de Pagamento trata-se na verdade de um documento que faz a comprovação da renda dos beneficiários, listando os valores e a data de pagamento do benefício. Por meio da Internet é possível fazer a emissão do último extrato que foi disponibilizado. Para períodos anteriores, faça a busca desse extrato em uma agência da Previdência Social.

Você pode emitir esse extrato do seu benefício junto aos bancos também. Isso porque acessando a sua conta você consegue emitir o extrato no Caixa Eletrônico. Os bancos também disponibilizam este serviço nos caixas eletrônicos, para isso, você tem que fazer uso do seu cartão e da senha que você faz uso para receber o seu benefício.

Nos casos de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento do INSS por meio do telefone 135. Para emitir o seu extrato online acesse o link da Previdência Social.

Agendamento da Previdência Social

O agendamento da Previdência Social tem como objetivo tornar viável um atendimento com comodidade e trás uma solução mais rápida para o cidadão, fora que esse atendimento online permite que às agências façam um planejamento para que o atendimento seja realizado de acordo com a força de trabalho de cada unidade do INSS, sem superlotação.

O agendamento por meio da internet gera um protocolo válido para todos os efeitos de atendimento e é a garantia de que todos os seus direitos como assegurado do INSS ou contribuinte vai respeitado.

Após fazer o agendamento não se esqueça de fazer a conferência, na página do próprio serviço do INSS, a documentação que você precisa levar no dia do atendimento estará nessa página também.

Em algumas situações é possível fazer a requisição da pensão por morte e salário-maternidade  por meio da Internet diretamente    enviando seus documentos por meio dos Correios.

Clique aqui para fazer o seu agendamento.

Consulta de aposentadoria

Para saber mais informações sobre o processo de aposentadoria, ou para simular a sua aposentadoria, confira informações no site do INSS. A aposentadoria é o benefício pago ao segurado do INSS depois de anos de contribuição. Clique aqui e faça a sua consulta.

Consulta de situação de benefício do INSS

Por meio do site da Previdência Social a pessoa consegue consultar a situação do pedido do benefício que fez. A consulta é muito simples e basta clicar aqui para fazer.

Carta de concessão e memória de cálculo

A carta de concessão é mais um serviço que pode ser solicitado por meio do site do INSS. Esse é um documento que tem por objetivo informar ao cidadão a forma de cálculo do valor do seu benefício, além de fornecer informações relativas ao banco responsável pelo pagamento desse benefício. Clique aqui para ter mais informações.

Carta de concessão e memória de cálculo

Carta de concessão e memória de cálculo

Auxílio-doença INSS

O auxílio-doença é aquele valor pago ao cidadão quando ele fica doente e impossibilitado de trabalhar. Esse auxílio é pago temporariamente para a pessoa que sofreu um acidente ou teve uma doença que o impeça de trabalhar por algum tempo.

O trabalhador precisa fazer a impressão do requerimento que foi gerado por meio do sistema e assim levá-lo ao INSS no dia da perícia, com carimbo e assinatura da empresa. Esse é mais um serviço que pode ser feito pelo site do INSS. Clique aqui e veja.

 

 

Recomendados para você: