1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Pis Pasep 2016

O Pis (Programa de Integração Social) e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) foram instituídos na década de 1970 como dois programas separados que possuem o objetivo de beneficiar trabalhadores da iniciativa privada e pública, respectivamente.

Com o número do Pis Pasep, funcionários e servidores têm acesso a benefícios, de acordo com a lei, formados pelas contribuições recebidas do Fundo de Participação Pis Pasep.

Como funciona o Pis Pasep 2016

O Pis Pasep, então, distribui um abono salarial igual a um salário mínimo que leva em conta quotas proporcionais à remuneração do trabalhador e ao tempo de serviço. O período de pagamento do abono é feito anualmente de acordo com o calendário do CODEFAT.

Algumas mudanças implementaram novas regras na liberação do abono para funcionários contratados no regime da CLT.

pis-pasep

Pis Pasep. Imagem:divulgação

Saiba Mais Informações: Acesse Inss Consulta.

Quem tem direito ao Pis 2016

Atualmente, só pode sacar o abono salarial trabalhadores que estão cadastrados há pelo menos cinco anos no programa, que tenham recebido a média salarial de até dois salários mínimos, que tenham realizado alguma atividade remunerada para PJ (Pessoa Jurídica) durante 30 dias consecutivos ou não no ano base do PIS e trabalhadores que tenham os seus dados pessoais informados pelo seu empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Saiba Mais Informações: Acesse, Saldo e Extrato do Pis.

Como é feito o Pagamento do Abono Salarial

Para trabalhadores da iniciativa privada, o PIS é pago pela Caixa Econômica Federal podendo ser creditado na conta corrente ou na conta poupança. Caso o funcionário não tenha conta na Caixa, ele pode sacar o benefício com o seu Cartão Cidadão nos caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas, em correspondentes da Caixa ou nas próprias agências do banco com o número do PIS e um documento de identificação.

pis-pasep

Pis Pasep. Imagem:divulgação

Já os funcionários públicos recebem o Pasep pelo Banco do Brasil em sua conta corrente ou sua conta poupança.

Como consultar o valor do Pis Pasep 2016

É possível consultar o calendário de pagamento do Pis Pasep também no site da Caixa. Já os valores podem ser verificados por meio do Cartão Cidadão de cada trabalhador.

Para quem não tem o cartão, basta ir a uma agência da Caixa e solicitar com o número do seu Pis ou o número do NIT (Número de Inscrição do Trabalhador) ou o NIS (Número de Inscrição Social), um documento de identificação e a Carteira de Trabalho.

Até o mês de junho de 2016, ainda devem acontecer o pagamento de abonos do calendário de 2015. Qualquer dúvida o trabalhador pode ir a uma agência da Caixa ou entrar em contato pelo número  0800-7260207.

Recomendados para você: