1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (561 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Plano de Aposentadoria Incentivada

O plano de aposentadoria incentivada acontece de várias formas, por meio de diversos mecanismos e é o que você vai entender melhor. Além disso, planos de aposentadoria podem receber complementos de planos de previdência, que ajudam a pessoa a ter um orçamento melhor em um prazo curto de tempo.

Veja a seguir como fazer escolhas inteligentes para garantir uma velhice mais confortável e segura, com dinheiro para aproveitar as coisas boas da vida.

Programa de Aposentadoria Incentivada

A aposentadoria voluntária (incentivada), acontece por meio das empresas, que oferecem benefícios aos funcionários que fazem a adesão do programa. Os servidores públicos geralmente são apresentado a esse tipo de aposentadoria diferenciada.

previdencia social

Agência Previdência Social (Imagem: Divulgação)

Os planos variam muito, mas para quem adere ao programa tem como indenização um valor a mais mensal bruto da remuneração do cargo que o servidor ocupa na ativa, excluído o valor do abono de permanência.

Plano de Aposentadoria Privada

Tire as suas principais dúvidas sobre aposentadoria privada:

O que é Previdência Privada?

A previdência privada trata-se de uma aposentadoria que não tem ligação com o sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse produto é complementar à previdência pública, habitual e garantida para contribuintes que fizeram a sua colaboração com o Governo.

Todo setor de previdência privada acaba sendo fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo federal.

Qual a Diferença em Relação à Previdência Social?

Nos casos de pagamento de planos de previdência privada, é possível fazer a escolha do valor da contribuição e da periodicidade em que o plano terá. No caso da previdência privada uma pessoa pode fazer uma contribuição uma vez ao ano, por exemplo, de um valor fixo.

Mas quando se fecha um plano de previdência privada precisa saber quanto vai receber de fato, pois quanto menos o valor de contribuição mensal menor será o valor de resgate no final.

previdencia social

Plano de aposentadoria incentivada (Foto: Divulgação)

Fora isso, o valor investido em um plano de previdência privada pode ser resgatado pela pessoa em casos de desistência do plano. No ato da contratação de um plano de previdência privada é necessário ficar atento com relação a forma de cobrança de impostos. Independentemente do plano, existe a opção por duas formas de tributação.

Uma delas é a tabela regressiva, que favorece o resgate do dinheiro de uma só vez. A outra forma é a tabela de impostos progressiva, mais vantajosa para aquelas pessoas que querem receber a quantia investida em forma de parcelas mensais e não resgatar o dinheiro todo numa só parcela.

Contrato – Previdência Social

O regime tributário usado deve estar no contrato. Além disso, antes da assinatura do documento, a entidade que oferece o plano deve informar o cliente sobre essas opções.

Quais são os Tipos de Previdência Privada que Existem?

Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) – Esse plano é recomendado para pessoas que possuem renda mais alta, já que o valor pago no plano pode ser abatido no Imposto de Renda (isso se esse valor represente até 12% de sua renda bruta anual). No entanto, quando o dinheiro é sacado pelo contribuinte, o imposto pago trata-se do total que tinha em seu fundo.

Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) – Esse plano é diferente do PGBL porque não pode ser abatido no Imposto de Renda. No entanto, quando o dinheiro é sacado, o imposto cobrado é referente ao que o dinheiro investido rendeu ao longo dos anos.

Esse plano de previdência privada é recomendado para pessoas que têm renda menor e que, por isso, declaram imposto nos formulários simplificados ou nem declaram imposto.

Plano de Aposentadoria

Plano de Aposentadoria. Imagem:divulgação

Quando se faz um dos planos de previdência privada, você pode escolher se a sua renda recebida vai ser por meio de um determinado período ou se ela será vitalícia. Quem faz o plano também pode determinar que os filhos e a mulher continuem recebendo a renda se ele morrer, como uma espécie de seguro.

No momento da contratação do plano de previdência privada de PGBL ou VGBL pode atrelar a ele um pecúlio por morte ou invalidez, funcionando assim como uma espécie de seguro que garante a segurança da sua família. Neste caso, quando o segurado morrer o dinheiro acumulado é dado à família ou ao portador indicado no formulário de inscrição da previdência privada.

No segundo caso, se a pessoa que paga o seguro perde suas condições de trabalho por causa de uma doença ou um acidente o dinheiro é entregue a ela mesma.

Plano de Demissão Voluntária – Previdência Social

O plano de demissão voluntária (PDV) trata-se de uma maneira de diminuir o quadro de funcionários e pode ser uma opção para as empresas por muitos motivos, como por exemplo, uma fusão de empresas, reestruturação produtiva, mudança do local da empresa e a crise financeira (como acontece atualmente no Brasil).

Além dos valores rescisórios normais previstos na legislação trabalhista proveniente da demissão sem justa causa, os funcionários acabam tendo vantagens, como por exemplo, pagamento de salários, assistência médica ao empregado e dependentes por um determinado período depois do desligamento, complementação do plano de previdência privada e ajuda de consultorias para transição de carreira ou para abertura de um empreendimento (em alguns casos).

previdencia social

Consulta INSS (imagem: Divulgação)

Se o PDV for proposto porque a empresa enfrenta dificuldades financeiras, muitas vezes o conselho é aceitar a proposta, mesmo que no momento não seja muito atraente, pois, no futuro, uma demissão pode ser pior, já que a empresa pode não ter dinheiro para pagar a sua rescisão.

Geralmente, os PDVs são bem atraentes para quem está em idade mais avançada e que tem mais tempo de empresa, pois os recursos são maiores e porque o profissional está mais próximo do final de sua carreira. O PDV pode servir de capital inicial para que você possa deixar de ser empregado e passe a ser dono de seu próprio negócio ou para que opte por uma vida diferente, em outra área.

Antes de aceitar a demissão voluntária analise a situação pensando se vai procurar uma nova recolocação no mercado de trabalho ou se vai querer começar uma empresa nova.

previdencia social

Aposentadoria e Previdência Foto: divulgação

Discuta com a sua família a situação e faça a as contas para saber se vai vale a pena mesmo fazer a opção por esse processo de aposentadoria diferente. Participar de um PDV pode ser a oportunidade de investir em algo que estava sonhando a um certo tempo, como ser o proprietário do seu próprio negócio.

Também tem aqueles funcionários que estão querendo uma demissão faz tempo, mas que a empresa não quis mandá-lo embora por um motivo ou outro. Aproveite essa chance e aplique o dinheiro no seu futuro, podendo até fazer um bom plano de previdência privada na ocasião.

Plano Aposentadoria 2016

Em 2016 novas regras da aposentadoria estão em vigor. Agora, o cálculo da aposentadoria vai levar em consideração o número de pontos alcançados somando a idade e o tempo de contribuição do segurado – a chamada Regra 85/95 Progressiva.

Além desse esquema de soma dos pontos é preciso também que o segurado cumpra a carência, que corresponde ao quantitativo mínimo de 180 meses de contribuição para as aposentadorias. Quando o segurado alcançar os pontos necessários para se aposentar será possível receber o benefício integral, sem aplicar o fator previdenciário.

planos de aposentadoria

Plano de Aposentadoria. Imagem:divulgação

Até 30 de dezembro 2018, para que o segurado faça o pedido de aposentadoria por tempo de contribuição, sem incidência do fator, o segurado precisa ter a soma de 85 pontos, se for mulher, e 95 pontos, se for homem.

A partir de 31 de dezembro de 2018, para não ter que utilizar o fator previdenciário, a soma da idade e do tempo de contribuição precisa ser de 86, se mulher, e 96, se homem. A lei limita esse escalonamento até 2026, quando a soma para as mulheres deverá ser de 90 pontos e para os homens, 100 – conforme a tabela abaixo:

Mulher Homem
Até 30 de dezembro de 2018 85 95
De 31 de dez/18 a 30 de dez/20 86 96
De 31 de dez/20 a 30 de dez/22 87 97
De 31 de dez/22 a 30 de dez/24 88 98
De 31 de dez/24 a 30 de dez/26 89 99
De 31 de dez/26 em diante 90 100

Plano Aposentadoria Brasilprev Individual

A Brasilprev possui a missão de auxiliar você a ter viabilidade de seus projetos de vida por meio de planos exclusivos. O plano funciona assim: a sua contribuição é feita periodicamente ou de forma única e é aplicada em um Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento Especialmente Constituídos (FIC).

Plano Aposentadoria Brasilprev

Plano Aposentadoria Brasilprev. Imagem:dviulgação

Depois, ao longo do tempo de contribuição e em que seu dinheiro permanece aplicado, a rentabilidade desses fundos juntamente com as demais contribuições formam uma reserva, que será usada para realizar seu projeto de vida.

O plano privilegia quem deixa o dinheiro aplicado por mais tempo.

A Brasilprev disponibiliza para os clientes dois tipos de produto: o PGBL e o VGBL. Veja a seguir as diferenças:

PGBL – Plano Gerador de Benefícios Livre

  • Indicado para quem declara o Imposto de Renda no formulário completo.
  • No PGBL, os aportes podem ser deduzidos da base de cálculo do Imposto de Renda até o limite de 12% da renda bruta anual tributável, conforme a Lei 9.532/97.

Condições para dedução do IR:

  • Plano próprio: o titular do plano deve contribuir para o regime geral (INSS) ou o regime próprio dos servidores públicos.
  • No resgate ou recebimento de renda incidirá IR sobre o valor total (montante principal + rendimentos).

VGBL – Vida Gerador de Benefícios Livre

  • Indicado para quem declara o Imposto de Renda no formulário simplificado ou é isento, pois os aportes não podem ser abatidos da declaração do IR; ou para clientes que já possuem o PGBL e que desejam investir mais de 12% da renda bruta anual tributável em um plano de previdência.
  • No resgate ou no recebimento a incidência de Imposto de Renda ocorre somente sobre o valor de rendimentos.

– Informações oficiais do site Brasilprev.

Plano Aposentadoria Complementar

A aposentadoria complementar é um benefício opcional, que da ao trabalhador um seguro previdenciário adicional, de acordo com a sua necessidade e vontade de ter uma renda a mais no futuro. Essa é uma aposentadoria contratada para garantir uma renda extra ao trabalhador ou a seu beneficiário. Neste acaso os valores dos benefícios são aplicados pela entidade gestora, com base em cálculos atuariais.

Além da aposentadoria complementar a pessoa geralmente tem à sua disposição proteção contra riscos de morte, acidentes, doenças, invalidez, entre outros. No Brasil existem dois tipos de previdência complementar: a previdência aberta e a previdência fechada.

previdencia social

Plano de aposentadoria incentivada Foto: divulgação

As duas formas funcionam de modo simples: durante o período em que a pessoa estiver trabalhando, paga todo mês uma quantia de acordo com a sua disponibilidade.

O saldo acumulado poderá ser resgatado integralmente ou recebido mensalmente, como uma pensão ou aposentadoria tradicional. Procure o seu banco par ter mais informações sobre os planos.

Plano Aposentadoria CEF 2016

Conheça os planos de previdência privada que podem ser usados como complemento de aposentadoria em um futuro bem próximo:

A partir de R$ 35,00 por mês, acumule recursos para o futuro e conte com benefícios exclusivos feitos sob medida para as mulheres.

Indicado para você que faz declaração de Imposto de Renda completa, deseja usufruir do benefício fiscal e quer ter 100% do que a vida pede.

Assegure um futuro ainda melhor à criança que você ama e tenha, desde já, o serviço de assistência educacional.

Com o Prev Renda você planeja seus grandes projetos de vida e tem coberturas especiais para proteger a sua família.

Você não precisa ter um milhão para ser tratado como um milionário. As melhores taxas do mercado para Servidores do Executivo Federal.

Permita que seu filho cresça com segurança com apenas R$ 100,00 por mês.

Proteja sua família e planeje suas conquistas com apenas R$ 100,00 mensais.

Para mais informações clique aqui ou vá a uma agência Caixa.