1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Pode se aposentar e sair trabalhando?

A aposentadoria é um assunto de muito debate nos jornais e na boca do povo. Muitos estão cheios de dúvidas sobre as formas de se aposentar, outros ainda não têm certeza de quando vão começar a contribuir e muitos têm a mesma dúvida: eu posso me aposentar e continuar trabalhando?

Nesse artigo você saberá todos os tipos de aposentadoria, o que cada uma exige e se, você pode continuar trabalhando após se aposentar.

Aposentadorias

A aposentadoria por idade exige que o trabalhador tenha 180 meses de contribuição para a Previdência Social e uma idade mínima: 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres. O segurado especial como um pescador a idade mínima é de 60 anos para os homens e 55 para as mulheres. Para solicitar esse tipo de aposentadoria, você deve portar em mãos: documento de identificação válido; CPF; carteira de trabalho; carnês de contribuição e documentos que comprovem o pagamento ao INSS.

– A aposentadoria por tempo de contribuição sofreu algumas mudanças ultimamente. Na regra 85/95 não há idade mínima, você deve somar a sua idade com o tempo de contribuição e o resultado deve ser 85 anos para as mulheres e 95 para os homens. Ainda é exigido que você tenha trabalhado 180 meses para efeito de carência.

Pode se aposentar e sair trabalhando?

Pode se aposentar e sair trabalhando? . Imagem:divulgação

– Há também a regra 30/35 anos de contribuição, onde não há idade mínima e o seu tempo de contribuição deve ser de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens. Além é claro, de ter 180 meses trabalhados.

– A aposentadoria por invalidez é destinada àquelas pessoas incapazes de exercerem qualquer atividade laborativa e que não possa ser contratado em outra profissão. A invalidez deve ser constata pelos peritos do INSS em consulta.

Acesse e saiba mais informações: Extrato INSS Previdenciário

As vantagens de uma aposentadoria

A principal vantagem é que você tem uma renda fixa quando não tiver mais condições de trabalhar e arcar com seus próprios gastos. Dessa forma, você não fica na mão se precisar comprar alguma coisa ou arcar com remédios. A aposentadoria é a fonte de renda de milhares de idosos do nosso país, através dela que eles sobrevivem.

Muitos idosos sofrem quando o benefício é cortado por algum motivo e demora meses e meses para conseguirem uma consulta. Mesmo assim, acaba sendo a melhor opção, pois eles não precisam se cansar e recebem o mínimo possível para viver.

Acesse e saiba mais informações: Inss Agendamento de Perícias

Eu posso me aposentar e continuar trabalhando?

Especialistas em Direito do Trabalho afirmam que o aposentado pode sim continuar trabalhando, exceto quando é aposentadoria por invalidez, pois o aposentado não tem condições de realizar as tarefas. As aposentadorias por idade e por tempo de contribuição não impedem que o aposentado continue trabalhando e ganhando por isso.

Porém, aqueles aposentados que continuarem trabalhando é obrigado a contribuir com a Previdência Social e esse valor não volta para o aposentado.

Inss Agendamento de Perícias

Inss Agendamento de Perícias. Foto: divulgação

Porque muita gente se aposenta e continua trabalhando?

Muitas pessoas que se aposentam acabam voltando para o mercado de trabalho quando veem que o que recebe não está cobrindo todos os seus gastos. Dessa forma, usa a aposentadoria para pagar os gastos e o salário do emprego para comprar comida. Há ainda pessoas que voltam a trabalhar apenas para guardar dinheiro.

Recomendados para você: