1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Portal SIBE – Sistema Integrado de Benefícios

O contribuinte da Previdência Social tem que pagar todo mês um valor referente ao seu emprego ou ao salário mínimo. Esses pagamentos devem ser feitos até o contribuinte alcançar o tempo mínimo de contribuição exigido para o tipo de aposentadoria que deseja. Para cada tipo há algumas regras diferentes.

O segurado muitas vezes tem o desejo de saber por quanto tempo já contribuiu para ter uma ideia de quanto poderá receber. Essa consulta pode ser feita em uma agência do INSS, mas agora também pela internet. O Ministério da Previdência Social mantém um site chamado Portal SIBE, onde o trabalhador pode realizar a consulta.

O que é o SIBE?

O SIBE (Sistema Integrado de Benefícios) é um portal eletrônico onde o trabalhador pode calcular o tempo de contribuição em poucos passos. Ao preencher os campos necessários, você faz a consulta e tem acesso às informações necessárias.

Saiba mais: 5 benefícios do INSS para Empregadas Domésticas

Ele funciona como um simulador, onde o trabalhador informa os dados de contribuição e ele calcula o tempo referente a esses pagamentos.

Plano de Previdência Privada

Plano de Previdência Privada

Como Consultar no SIBE?

Usar o simulador é muito fácil. Ao acessar a página dele você precisará informar o seu NIT que pode ser o PIS, PASEP ou CICI. Logo depois terá que verificar o código da imagem e marcar a caixa de diálogo para continuar.

Um pouco acima desses campos, você lerá algumas informações como “Para efetuar a simulação, deverão ser inseridos os períodos de vínculos e/ou contribuições junto à Previdência Social” e “Somente o tempo de contribuição comum será calculado, considerando a data inicial e a data final dos períodos de vínculos informados”. Leia tudo com atenção para não ter erro.

Aposentadoria Previdência Social

Há muitas maneiras de receber o benefício do INSS, mas quase todos exigem um tempo mínimo de contribuição. Para se aposentar por invalidez você deve ser avaliado por um médico perito da Previdência e se ele comprovar que você é incapaz de exercer suas funções de trabalho terá direito ao benefício.

Saiba mais: Saiba como Funciona a Aposentadoria Proporcional

Também temos a aposentadoria especial onde se enquadram as pessoas que trabalham em situações prejudiciais à saúde. Nesses casos, será necessário provar o tempo de trabalho e a exposição a essas situações, assim como um determinado tempo de contribuição.

A aposentadoria por idade é uma das mais usadas e exige que os homens tenham no mínimo 65 anos e as mulheres 60. Nessa categoria os trabalhadores rurais podem se aposentar com 5 anos de antecedência, sendo exigido 60 anos para os homens e 55 para as mulheres.

Aposentadoria Previdência Social

Aposentadoria Previdência Social. Imagem:Divulgação

Nova Regra 85/95 INSS

Ano passado lançou uma nova forma de aposentadoria pela Previdência Social. Essa nova regra consiste em somar o tempo de contribuição do segurado com sua idade. O resultado deverá ser de 85 para as mulheres e 95 para os homens.

Saiba mais: Inss Agendamento de Perícias

Ao longo dos anos esses valores devem aumentar, sendo 86/96, 87/97, 88/98 entre outros.

Recomendados para você: