1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...

Portal SIBE – Sistema Integrado de Benefícios

O Sistema Integrado de Benefícios é onde o contribuinte do INSS pode realizar diversos serviços. É possível fazer o cálculo do tempo de contribuição que ainda falta para o trabalhador e conferir diversas outras informações. A seguir você vai ver como efetuar uma simulação no site, emitir extratos e acessar o portal de maneira simples através da internet. Serviços oferecidos no portal:

Portal SIBE Extrato Manual

Após efetuar a sua simulação no portal SIBE é possível emitir o demonstrativo da simulação, onde irá constar todo o resultado com o tempo que ainda resta para a contribuição.

Portal SIBE Extrato Manual

Portal SIBE Extrato Manual. Imagem:divulgação

A emissão do extrato manual pode ser dada pelo link http://portal.dataprev.gov.br/, onde constarão todas as informações do trabalhador, assim como o tempo de contribuição até o momento, o tempo a cumprir para aposentadoria integral, a somatória do tempo de contribuição com a idade, e demais cálculos.

No fim da página o trabalhador ainda pode escolher entre “Gerar Relatório”, “Voltar” e “Nova Simulação”. E mais abaixo dessas opções há diversas notas que devem ser lidas com atenção.

Portal SIBE – Simulação Aposentadoria

A simulação de aposentadoria pode ser feita de uma maneira muito simples e rápida no portal SIBE. Há duas maneiras de efetuar a simulação, a primeira delas pelo link: http://portal.dataprev.gov.br/ onde você informa o seu NIT (PIS/PASEP/CICI) e o código que está na imagem ao lado para prosseguir. Essa é a principal forma de usar o simulador do SIBE.

Portal SIBE

Portal SIBE. Imagem:divulgação

A outra maneira pode ser feita pelo site http://portal.dataprev.gov.br/, onde o trabalhador pode calcular o tempo de contribuição informando a sua data de nascimento, o seu nome completo, sexo, CPF e nome completo da mãe. Em ambos os casos o trabalhador irá efetuar a simulação e receber o seu resultado corretamente.

Portal SIBE Previdência e Dataprev

Acessar o SIBE é muito fácil, você só precisa procurá-lo no site da Previdência Social ou ir diretamente nesse fornecido pela DataprevO SIBE funciona como um simulador online, onde é possível verificar quanto tempo ainda resta para que você recebe toda a sua aposentadoria, o seu benefício.

Ele também pode ser acessado através do site da Previdência, na área do Cálculo de Tempo de Contribuição. Nessa página o indivíduo será redirecionado diretamente ao portal do SIBE para efetuar a simulação.

Portal SIBE Previdência e Dataprev

Portal SIBE Previdência e Dataprev. Imagem:Divulgação

O SIBE pode ser usado por qualquer pessoa que seja contribuindo do INSS e possua as informações que são solicitadas para a realização do cálculo. Qualquer dúvida pode ser tirada em uma agência da Previdência mais próxima de você.

O portal SIBE é de grande utilidade para quem busca informações sobre aposentadoria e benefícios do INSS facilitando a vida dos contribuintes, pois através do portal é possível ter acesso a todas as informações sem precisar se dirigir até uma unidade do INSS.

São inúmeros acessos computados todos os dias por pessoas que usam o simulador a fins de averiguar o tempo de contribuição e o empo que falta para se aposentar e tudo isso com muita facilidade e segurança. Experimente e tire suas dúvidas.

Portal SIBE Agendamento

Para solicitar os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é necessário que o beneficiado agende atendimento através do site www.mtps.gov.br, conforme a necessidade de atendimento informada, o solicitante será encaminhado para um posto de atendimento.

O agendamento é feito em dois passos, o solicitante informa o Estado e Município em que gostaria de ser atendido, marcando data e horário conforme a possibilidade que pode ser feito na data mais próxima disponível. Após é necessário informar o número de CPF, data de nascimento e telefone para contato.

Portal SIBE Agendamento

Portal SIBE Agendamento. Imagem:divulgação

O trabalhador tem a possibilidade de monitorar a data marcada através do comprovante conforme realizado, é importante ter ele em mãos para garantir seu agendamento. Na data e horário do atendimento é necessário levar o CPF e documento de identificação com foto.

Havendo impossibilidade do trabalhador se dirigir ao posto de atendimento na data e horário agendado, é necessário fazer o cancelamento na Central 135, por telefone, sendo possível também marcar uma nova data. Caso não seja informado o cancelamento ou remarcação, o trabalhador ficará impossibilitado de agendar um novo atendimento no período de 30 dias.

Portal SIBE sistema integrado de benefícios consulta

O trabalhador pode consultar o seu tempo de contribuição de Previdência Social através do Portal SIBE, é possível ter acesso a informações do cálculo do tempo inicial e final do contribuinte.

Portal SIBE

Portal SIBE. Imagem:divulgação

O acesso é realizado pelo site de consulta, informando o número de NIT (PIS/PASEP/CICI), onde também irá conter informações de segurança para o acesso. A consulta oferece mais facilidade ao trabalhador, desta forma não é necessário se dirigir até um posto de atendimento do INSS.

Portal SIBE Bio Extratux

Ao informar os dados necessários e consultar o tempo de contribuição no Portal, é possível obter um demonstrativo da simulação realizada. As informações contidas na simulação, como o restante do tempo que o trabalhador deverá cumprir para obter o benefício integral, será emitida para o solicitante em forma de relatório. O contribuinte poderá acessar assim seus dados sempre que necessário.

Tempo que falta para se aposentar

Para se aposentar é necessário que o trabalhador tenha cumprido os anos de contribuição e idade mínima, que se refere em 65 anos para os homens e 60 para as mulheres, com exceção dos trabalhadores rurais, que podem se aposentar com 5 anos de antecedência, sendo para homens e mulheres 60 e 55 anos, respectivamente.

Existem os casos de aposentadoria especial, que consiste em pessoas que trabalham sobre situações prejudiciais à saúde.  É preciso a comprovação das questões que levaram o trabalhador a sofrer este tipo de exposição, assim como o seu tempo de contribuição.

Previdência Social

Previdência Social. Imagem:divulgação

Em questão da aposentadoria por invalidez, que se dá a partir de uma perícia realizada por um médico da Previdência comprovando que o trabalhador não tem condições de exercer suas funções, este indivíduo tem direito de receber os benefícios do INSS.

Através do Portal SIBE é possível fazer uma simulação para o tempo que ainda resta de aposentadoria do contribuinte, a partir dos dados o sistema irá realizar um cálculo informando o tempo já computado e o tempo que o trabalhador ainda deverá cumprir.

Previdência Social

Uma forma de acesso ao Portal SIBE é navegando no site da Previdência Social, que pode ser acessado no link (http://www.previdencia.gov.br/), no qual também é realizado os agendamentos nos postos da Previdência, caso necessário.

Desta forma ficou mais acessível ao trabalhador ter informação quando for preciso das suas contribuições na Previdência Social, qualquer pessoa que tenha cadastramento no INSS e obter seus dados de NIT, PIS PASEP ou CICI pode ter acesso ao portal e consultar seus dados de aposentadoria, tempo e cálculo de contribuição.

Recomendados para você: