1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (780 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Posso Pagar Inss Antecipado para Aposentadoria

O adiantamento do pagamento ao INSS para que a aposentadoria seja recebida antes é uma dúvida de muitos segurados. A nova regra que foi sancionada e já está valendo, conhecida como 85/95, fez com que muitas pessoas adiassem a sua aposentadoria com o objetivo de receberem o valor integral.

No entanto, há também aqueles que interromperam suas contribuições e agora estão no prejuízo. Diante disso, será que é possível pagar INSS retroativo? Isso e mais outras informações você confere a seguir!

Previdência Social

Previdência Social

Antecipar Aposentadoria Tempo Contribuição

Aqueles segurados do INSS que contribuíram durante o período de tempo, mas depois pararam, podem, em determinada situação, pagar esses anos que deixou de contribuir. Mas é sempre bom ficar atento a todas as regras para estar dentro da lei e fazer as coisas de maneira certa.

A antecipação da aposentadoria não pode ser feita apenas por aqueles segurados que deixaram de contribuir porque estavam desempregados, nesse caso, as contribuições devem ser feitas mês a mês.

O segurado pode pagar os anos em que não contribuiu, mas apenas no caso específico entre 1900 e 1999.

Posso Pagar INSS Retroativo para me Aposentar

É possível efetuar o pagamento retroativo ou em atraso do INSS, desde que você atenda os requisitos citados anteriormente.

O contribuinte deve se dirigir até um posto do INSS para solicitar efetuar os pagamentos em atraso e o próprio órgão ficará responsável por julgar e decidir se a solicitação será ou não aceita. É importante ficar atento à ocupação do profissional na época em que ele não contribuiu, sendo necessário estar dentro dos padrões da Previdência.

Requisitos para poder Pagar INSS Retroativo

Para ter maiores chances de conseguir ter a sua solicitação aceita pelo INSS, o contribuinte deve preencher alguns requisitos, como: possuir uma inscrição ativa no INSS e ter feito, no mínimo, um recolhimento em dia, cujo pagamento deve ter sido feito antes dos atrasos; provar que os atrasos se referem a um período que não está registrado na Carteira de Trabalho (para isso você deve levar documentos que comprovem sua atividade nesse período); o contribuinte ainda deve provar que não ficou sem contribuir por mais do que é permitido pelo INSS para considerá-lo um segurado válido.

É Possível Antecipar a Aposentadoria?

Outra opção que sempre passa pela cabeça dos segurados da Previdência Social é se eles podem antecipar a sua aposentadoria, pagando os anos que faltam para completar o tempo mínimo de contribuição.

Para exemplificar melhor: um homem já contribuiu durante 32 anos para o INSS, mas deseja pagar de uma só vez os três anos que ainda faltam para conseguir antecipar a sua aposentadoria. Isso não pode de jeito nenhum!

Previdência Social

Previdência Social

Sendo assim, você não pode antecipar o pagamento de contribuições futuras, mas sim efetuar o pagamento de contribuições atrasadas, como vimos anteriormente.

Ainda existem aqueles casos onde a pessoa atingiu a idade mínima necessária para se aposentar, mas nunca contribuiu para o INSS. Nesses casos, às vezes os parentes se prontificam em pagar os 180 meses de contribuição, mas isso também não é possível.

 

Recomendados para você: