1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...

Prazo para pagamento do benefício, confira aqui !

Todos os segurados e pensionistas da Previdência Social recebem o benefício em uma data específica todos os meses, de acordo com o número final de seu benefício. Os pagamentos são efetuados dessa maneira para evitar atrasos na hora dos segurados receberam suas aposentadorias e para que o órgão consiga manter controle sobre todos os benefícios pagos.

Esse calendário de acordo com o número final do benefício permite maior organização na hora de liberar os pagamentos para todos os segurados, além de permitir que os mesmos consigam saber o dia correto de receber.

Benefícios INSS

Benefícios INSS

Calendário de Pagamento do INSS

A Previdência Social libera todos os anos um calendário de pagamento com novas datas para que seus segurados e pensionistas possam saber o dia correto em que poderão receber o seu benefício. São dois calendários, um para quem recebe até um salário mínimo e outro para aqueles que recebem mais de um salário mínimo.

Os pagamentos são sempre feitos em dias úteis, mas quando há feriados os segurados podem receber a partir do dia útil seguinte.

Datas do Calendário de Pagamento do INSS

Para saber o dia em que você pode receber o seu benefício é preciso identificar o número final do seu benefício, presente no cartão de recebimento do INSS. Aqueles que têm o final 1 e 6 e recebem mais de um salário mínimo sempre vão receber no mesmo dia. O mesmo é válido para as pessoas que têm o final 2 e 7, 3 e 8, 4 e 9 e 5 e 0. Lembrando que nesse caso é somente para os que recebem mais de um salário mínimo.

Para aqueles que recebem até um salário mínimo, cada número final recebe em um dia. Por exemplo, o número final 1 recebe em tal dia e o número final 2 no dia seguinte, e assim sucessivamente.

Onde encontrar o Calendário de Pagamento do INSS

O calendário é divulgado todos os anos pela Previdência Social para que assim todos os aposentados e pensionistas saibam com antecedência as datas em que poderão receber no ano seguinte. O calendário é disponibilizado no site da Previdência em formato de imagem, pode ser encontrado também nas agências e postos de atendimento do INSS, assim como nas casas lotéricas e agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil.

Se você desejar, é possível imprimir a tabela nova de pagamento para tê-la em casa e assim nunca perder uma data de pagamento. Lembrando que o aposentado pode efetuar o saque do benefício em qualquer dia a partir da data presente no calendário.

INSS

INSS

Como saber se o benefício foi concedido

Caso você recém tenha efetuado o pedido do seu benefício, poderá consultar pela internet se o mesmo foi concedido ou não. Isso pode ser feito diretamente no site da Previdência Social (http://www.previdencia.gov.br), basta selecionar o serviço de consulta de situação de benefício.

Caso o status esteja deferido, significa que o benefício foi concedido. Em até 20 dias o cidadão receberá em casa a carta de concessão, contendo informações sobre o pagamento, como o número do benefício e a data em que os saques poderão ser feitos todo o mês.