1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (930 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Previdência Social Auxilio Doença

A Previdência Social garante a todos os seus contribuintes vários benefícios, que servem para tranquilizar em casos de necessidade. Um deles é o Auxílio Doença, continue lendo e saiba se você tem direito a este benefício.

O que é o a Previdência Social?

A Previdência Social é um órgão federal que existe em diversos países. Seus objetivos são de garantir uma aposentadoria tranquila e outros benefícios aos contribuintes.

Grande parte da população participa desse programa, que está ligado ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Os benefícios são oferecidos com a renda recebida dos contribuintes. E mudanças na idade para a aposentadoria podem ocorrer nos próximos anos, visando não sobrecarregar a Previdência Social.

Previdência Social

Previdência Social. Imagem:Divulgação

Quem tem direito ao Auxílio Doença?

Todos os trabalhadores que contribuem com o INSS ou trabalham no meio rural podem conseguir esse auxílio quando for necessário, desde que possuam ao menos 12 contribuições. Ele é oferecido aos empregados que ficarem afastados do serviço por pelo menos 15 dias.

Quem já possui alguma doença ou lesão que possa gerar o benefício, e se filiar ao INSS, não terá direito ao auxílio, a menos que o trabalho agrave essa situação.

Quais os problemas que o Auxílio Doença cobre?

Existe uma lista de doenças que permite ao trabalhador o acesso a este benefício, são elas: Tuberculose ativa, neoplasma maligna, alienação mental, cegueira temporária, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, doença de Paget (osteíte deformante) em estágio avançado, síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids) ou contaminado por radiação (comprovada em laudo médico).

Os trabalhadores que conseguirem este benefício devem realizar exames médicos periódicos e participar do programa de reabilitação, oferecido pela Previdência Social.

Como conseguir o Auxílio Doença?

Para conseguir o Auxílio Doença é necessário realizar um pedido junto ao INSS, após isso, será marcada uma perícia médica, para verificar se o trabalhador realmente não apresenta condições de cumprir  as suas funções trabalhistas.

Documentação necessária para conseguir o Auxílio Doença

Para conseguir esse benefício é necessário à apresentação de um documento de identificação com foto, o CPF (Cadastro de Pessoa Física), documentos que comprovem o pagamento ao INSS.

Os empregados devem apresentar a declaração informando o último dia de trabalhado. Já seguradores especiais precisam informar uma declaração dos sindicatos, indicando sua atuação na área.

Qual a duração do Auxílio Doença?

Não existe uma duração exata para o pagamento desse benefício, ele é oferecido até que o empregador recupere a capacidade de atuar em sua área, ou então até que isso se torne uma aposentadoria por invalidez. Para se tornar aposentadoria são necessários maiores testes em perícias.

Auxílio Doença

Auxílio Doença. Imagem:Divulgação

Como pagar a Previdência Social?

Os trabalhadores que possuem carteira assinada devem se informar se suas empresas pagam corretamente ao INSS. Empregadas domésticas e trabalhadores autônomos podem contribuir com a Previdência Social, isso é feito através do pagamento de carnês, que devem ser apresentados no momento da aposentadoria ou do pedido de algum benefício. Trabalhadores rurais podem se aposentar e também possuem direito aos benefícios, para isso apenas devem comprovar a situação de trabalho.

Recomendados para você: