1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (580 votos, média: 3,81 de 5)
Loading...

Previdência Social Consulta Aposentadoria

Você sabia que através do portal da Previdência Social consulta aposentadoria? Se este tema é de seu interesse, preste atenção, pois vamos explicar o passo a passo de como conseguir as informações certas para você se aposentar sem dor de cabeça!

A Previdência Social é um seguro público que garante que o trabalhador ou sua família recebam a renda guardada durante todos os anos de serviços prestados.

Essas pessoas podem resgatar esse direito quando se tornam impossibilitadas de trabalhar por um período (seguro doença, acidente ou maternidade) ou permanentemente (seguro por morte, invalidez ou velhice).

Ao contrário do que se pensa, Previdência Social não só administra os pagamentos da aposentadoria dos brasileiros, mas de outros benefícios, como: pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-doença, salário-maternidade e salário-família.

consulta inss

Consulta INSS (imagem: Divulgação)

Mas para estar assegurado é preciso que o trabalhador contribua regularmente para o INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social). Ele funciona como um caixa da Previdência Social: arrecada as contribuições e paga os benefícios.

É obrigatório por lei todo trabalhador registrado em carteira ser protegido com os benefícios da Previdência Social, sendo as empresas contratantes responsáveis por dar entrada nos documentos.

Quem é autônomo, dona de casa, empresário, estudante, entre outras categorias, também pode contribuir para o INSS e garantir o benefício de se aposentar. Mas haverá outra regra para o pagamento e se enquadrarão na classificação de contribuintes individuais ou facultativos.

Previdência Social consulta aposentadoria – O que é

A aposentadoria no Brasil pode ser solicitada após o tempo mínimo de contribuição ao Estado ou por idade mínima para entrar com o pedido.

É de responsabilidade do INSS também verificar qual seu tempo de serviço ou fazer os cálculos de qual valor você atingirá para receber de aposentadoria.

O órgão oferece esse auxílio para quem precisar e é a melhor saída, já que fazer os cálculos sozinhos pode esbarrar em burocracias desconhecidas. São os analistas técnicos do INSS que fará o cálculo do tempo de contribuição do trabalhador.

É importante saber que essa conta leva em consideração o tempo habitual de trabalho, mas também o tipo de serviço que foi prestado. Trabalhadores que exercem funções desgastantes, insalubres e que oferecem risco à saúde recebem o que é chamado de “tempo especial” no cálculo do INSS.

A contribuição feita pelos trabalhadores durante o exercício de seus serviços, se em regime CLT ou pelo Simples dos empregados domésticos, é a partir de desconto direto na folha de pagamento todos os meses.

Então, se você desejar saber quanto receberá de aposentadoria, vá até um polo do INSS, pois lá você poderá descobrir essa informação e já iniciar o processo.

Previdência Social Consulta Aposentadoria – Como fazer

Assim que você der entrada em sua aposentadoria, você receberá o número de NIT (Número de Inscrição do Trabalhador) e é com ele que irá conseguir fazer a consulta da aposentadoria.

Para consultar seu benefício já não é preciso ir até uma agência da Previdência Social. Você consegue fazer isso pela internet.

Consultar benefício pela internet

Para ver qual a situação do benefício oferecido pelo INSS é simples. Basta acessar o link do site Dataprev, clicando aqui.

Você deverá informar:

  • Número do benefício
  • Data de nascimento
  • Nome completo
  • CPF
  • Escrever a sequência alfanumérica
  • Clicar em “Visualizar” para checar seu benefício

Consultar Extrato do INSS pela Internet

Quem deseja uma declaração de todos os vencimentos mensais da aposentadoria ou pensão beneficiada pela Previdência deve requerer o Extrato do INSS, que também pode ser visto pela internet.

Primeiro, acesse a seguinte página da Previdência Social: Extrato de Pagamentos do INSS. Nela você deverá preencher os mesmos dados que o tópico anterior deste artigo.

Consultar Inexistência de Débitos no INSS

Caso você precise comprovar sua regularidade de contribuições ao INSS em um processo trabalhista, por exemplo, ou para guardar em sua documentação, pode tirar a CND (Certidão Negativa de Débitos).

Previdencia Social

Previdencia Social. Imagem:Divulgação

Este documento é expedido pela Receita Federal, e pode ser usado tanto pelo trabalhador, quanto pelo empregador, caso precise atestar a inexistência de débitos.

Previdência Social Consulta Aposentadoria – Agendar Atendimento

Pode ser que suas dúvidas sobre a situação de benefício não possam ser resolvidas pela internet ou que precise ir até lá para resolver algum problema. Sendo assim, você consegue agendar atendimento em uma agência da Previdência Social pela internet.

Para isso, entre no site da Previdência Social consulta aposentadoria:

  • Informe que deseja fazer um Agendamento, clique em avançar.
  • Depois, escolha o tipo de benefício que você recebe.
  • Na outra página, informe seu nome, data de nascimento e NIT.
  • Você será redirecionado para escolher a agência e finalizar o agendamento.

Previdência Social Consulta Aposentadoria – Pelo Telefone

Quem quiser tirar dúvidas sobre sua situação no INSS pode entrar em contato pelo telefone através da central de atendimento. Disque 135 e você terá um menu para escolher, dependendo do tipo de informação que deseja saber.

INSS aposentadoria

O INSS oferece várias opções de aposentadoria aos segurados. A aposentadoria ideal para o seu caso vai depender de vários fatores, sendo o primeiro deles o tipo de contribuição que você teve durante toda a sua vida. Alguns tipos de contribuição permitem apenas a solicitação da aposentadoria por idade, e outros tipos permitem a solicitação da aposentadoria por tempo de contribuição.

INSS Aposentadoria

INSS Aposentadoria. Imagem:divulgação

Entretanto, se você tem a liberdade de escolher entre os dois tipos, outros fatores devem ser levados em conta. Por exemplo, se você quer ganhar o valor integral, o mais indicado é escolher a aposentadoria por tempo de contribuição na regra 85/95 progressiva.

Consulta processo

A consulta processo nada mais é do que uma consulta para saber como anda o seu pedido de aposentadoria. O nome mais comum dado a essa consulta é a de situação de benefício, pois com ela você tem acesso ao status do seu pedido.

Dessa forma você pode descobrir se o seu pedido foi negado ou liberado de forma rápida, sem ter que ir até a unidade.

Consulta processo

Consulta processo. Imagem:divulgação

Após a consulta você pode se deparar com vários status, como, por exemplo: pré-habilitado, habilitado, deferido ou indeferido.

O primeiro significa que o pedido foi registrado no sistema do INSS, mas ainda não está sob análise; já o segundo significa que o pedido está sendo analisado pelo órgão. Se o status mostrar ‘deferido’ significa que o benefício foi concedido; mas se for ‘indeferido’, significa que foi negado.

Consulta benefício INSS pelo CPF

A consulta de situação de benefício está disponível no site da Previdência. Acesse http://www.previdencia.gov.br e clique em “Todos os Serviços”. Logo depois clique em “Consulta de Situação de Benefício” e depois em “Acompanhar Pedido”.

Na próxima página informe o número do benefício, seu nome completo, data de nascimento e o CPF. Digite os caracteres da imagem e clique em “Visualizar”.

Consulta benefício INSS pelo CPF

Consulta benefício INSS pelo CPF. Imagem:divulgação

Você terá acesso ao seu pedido e poderá conferir o status do mesmo. Se ele for liberado você deverá aguardar a chegada da carta de concessão em sua casa; ela pode demorar até 20 dias úteis.

Se após esse período ela não chegar, você pode solicitá-la pelo portal Meu INSS. A carta de concessão terá todas as informações sobre o benefício, como o cálculo usado para definir o valor a ser recebido, além do banco em que os pagamentos serão efetuados.

Entretanto, se o pedido for negado, você receberá instruções de como proceder e poderá ver o motivo que levou o órgão a não concedê-lo.

Recomendados para você: