1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...

Previdencia Social Consulta Benefício

Cada vez mais cedo os trabalhadores estão começando a contribuir com a Previdência Social para garantir um futuro melhor. Qualquer um pode contribuir com um valor determinado mensalmente, basta se dirigir até uma unidade do INSS. O INSS recebe todas as contribuições e também realiza o pagamento dos benefícios, como a aposentadoria.

Solicitar a Aposentadoria sem Consulta

Aqueles trabalhadores que já completaram as exigências para se aposentar, como o tempo de contribuição e a idade necessária, podem solicitar a aposentadoria ao INSS em uma consulta, levando todos os seus documentos pessoais e documentos que comprovem as contribuições durante todos esses anos. Quando a solicitação entra em andamento, você pode fazer a Consulta de Benefício.

Benefício INSS

Benefício INSS. Imagem:Divulgação

Por que Fazer a Consulta de Benefício?

A consulta de benefício pode ser feita para você acompanhar o andamento do seu pedido de aposentadoria. Com ela, você pode ver a fase atual do processo, se está mais perto de você começar a receber ou não e demais informações.

Essa consulta é feita pela maioria das pessoas que estão aguardando uma resposta do INSS referente ao seu pedido de aposentadoria.

Quem pode Fazer a Consulta de Benefício

A consulta de benefício pode ser feita por todas aquelas pessoas que entraram em contato com o INSS e fizeram o pedido da sua aposentadoria. Esse pedido entra em um processo administrativo, onde o INSS realiza diversas análises e chega a uma conclusão.

Nesse processo administrativo o seu pedido pode ser aceito e negado. Nesse último caso, você pode entrar com um processo judicial para garantir a sua aposentadoria.

Onde e como fazer a Consulta de Benefício

A consulta de benefício do INSS exige alguns dados importantes e pode ser feita no site do Ministério do Trabalho e da Previdência Social: http://www.mtps.gov.br/consulta-de-situacao-de-beneficio. Vá em “Acompanhar Pedido” e informe o número do seu benefício, seu nome, data de nascimento e CPF.

Você será redirecionado para uma nova página, onde a situação do seu benefício poderá ser acessada.

Condições de Situação do seu Benefício

Nessa nova página, você poderá se deparar com três diferentes condições de situação do seu benefício. A primeira é a condição Habilitado e quer dizer que seus documentos estão com o INSS e estão sendo analisados.

A segunda condição é a Deferido e quer dizer que seus documentos já foram analisados e que você irá receber sua aposentadoria. A última condição é a Indeferido e significa que o seu pedido foi negado. Essa é a hora para você encontrar com o processo judicial.

Previdencia Social Consulta Benefício

Previdencia Social Consulta Benefício. Imagem: divulgação

Solicite o seu Benefício no INSS

Para fazer o seu pedido de benefício ao INSS, leve consigo no dia da consulta todos os seus documentos pessoas: RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, entre outros.

É importantíssimo ter em mãos também todos os carnês (Guias da Previdência Social) que já foram pagos desde o início da contribuição. Além disso, se houver outros documentos ou extratos que comprovem a sua contribuição, melhor ainda, apresente-os também. Todos esses documentos são importantíssimos para que o seu pedido seja aceito o mais rápido possível.

Recomendados para você: