1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (671 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Previdência Social Informe de Rendimentos

A Previdência Social é o órgão que oferece muitos serviços aos trabalhadores contribuintes. Através dela, é possível se aposentar e usufruir de serviços em momentos difíceis. O principal benefício oferecido por esse órgão é a aposentadoria, obtida através de contribuições mensais para o INSS.

Essa aposentadoria é concedida depois de muitos anos de contribuição e quando o trabalhador já atingiu a data exigida. O valor dela varia de acordo com o valor que foi contribuído durante todos os anos, mas geralmente é mais que um salário mínimo.

Os aposentados e pensionistas do INSS são obrigados a informar em seu Imposto de Renda um informe de rendimentos que mostra o total recebido.

Previdência Social Informe de Rendimentos

Comprovante de Rendimentos. Imagem:Divulgação

O que é o Informe de Rendimentos

O Informe de Rendimentos nada mais é que um extrato distribuído pelo INSS para aquelas pessoas que já são aposentadas e recebem algum tipo de benefício. Nesse extrato, está declarado todas as contribuições e pagamentos feitos ao INSS e também ao aposentado. Esse Informe de Rendimentos é muito importante na sua Declaração do Imposto de Renda, pois permite que você fique em dia com a Receita Federal e longe de possíveis problemas.

Onde eu Consigo o Informe de Rendimentos?

Os trabalhadores contribuintes do INSS que trabalham em empresas devem solicitar o Informe de Rendimentos com a própria. Isso acontece porque os empregados com carteira assinada não fazem uma contribuição direta, ou seja, é a própria empresa que faz por eles, então ela precisa disponibilizar esse extrato. A diferença é que, apenas os trabalhadores com rendimentos maiores que R$28 mil são obrigados a fazer a declaração.

O restante dos contribuintes e aposentados deve solicitar o Informe de Rendimentos no site da Dataprev. Essa solicitação é muito simples e você precisa informar apenas alguns dados para ter acesso ao extrato. Outra forma de ter acesso ao extrato é em agências de bancos ou em unidades do INSS, para isso, leve consigo todos os seus documentos importantes.

Passo a passo para Emitir Informe de Rendimentos

Como falado anteriormente, o Informe de Rendimentos pode ser solicitado através do site da Dataprev, então acesse https://extratoir.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml  e informe o número do seu benefício, seu nome, data de nascimento e CPF. Esse processo pode ser feito para conseguir o extrato dos últimos 3 anos.

Quando o extrato aparecer, você poderá conferir todas as informações nele e imprimi-lo para inseri-lo na sua Declaração do Imposto.

Previdência Social Informe de Rendimentos

Previdência Social Informe de Rendimentos. Imagem:Divulgação

A importância do Informe de Rendimentos

O Informe de Rendimentos é um documento muito importante. Ele permite que você faça uma declaração de renda de acordo com todos os seus ganhos e isso evita qualquer complicação com a Receita Federal. Através dele também é possível comprovar a sua ligação e contribuição com a Previdência Social, caso isso seja necessário em algum momento da sua vida.

Consultando o extrato você pode verificar todos os valores recebidos e detectar erros. Se isso acontecer, não deixe de consultar o INSS para que tudo seja resolvido. Mais dúvidas podem ser tiradas nos postos de atendimento da Previdência Social.