1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Previdência Social PIS

Todos os inscritos na Previdência Social possuem um PIS/PASEP, que é o número que identifica o trabalhador. No entanto, não são todas as pessoas que guardam esse número e muitos acabam esquecendo nos momentos mais importantes. Felizmente, existem meios de você ficar sabendo qual é o seu PIS, sem muita complicação. Se você quer saber mais sobre Previdência Social PIS, continue lendo a seguir!

Previdência Social PIS Pasep

O PIS – Programa de Integração Social – é um programa que permite aos empregados da iniciativa privada receberem determinados benefícios que são garantidos por lei. Há também o PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público -, que beneficia os empregados do setor público.

Previdência Social PIS

Previdência Social PIS. Imagem: divulgação

Quando um trabalhador é registrado, ele recebe o seu número do PIS/PASEP e deve usá-lo em várias ocasiões, como para receber o benefício uma vez por ano, mas também para realizar outros tipos de consultas relacionadas a benefícios trabalhistas.

A Caixa, por exemplo, disponibiliza um portal para o trabalhador onde ele pode consultar todos os seus benefícios, como FGTS, Seguro-Desemprego, PIS/PASEP e outros. Para acessar esse sistema, é fundamental informar o número do PIS.

Previdência Social PIS Número

Se o próprio trabalhador efetuar o seu cadastro no sistema da Previdência Social, ele receberá o seu número do PIS na página seguinte. No entanto, esse número também pode ser encontrado na Carteira de Trabalho, junto com os demais dados do trabalhador.

O número também pode ser obtido no sistema de cadastramento na Previdência Social. Mesmo que você já seja cadastrado, preencha novamente os dados. Quando clicar para se cadastrar, o sistema emitirá a mensagem de que você já é cadastrado e assim, mostrará o seu PIS. O número do PIS é de grande importância, portanto anote-o e guarde-o em um lugar seguro que você saberá encontrar posteriormente.

Previdência Social PIS 2018

O PIS que é pago a cada trabalhador varia de acordo com os seus meses trabalhados no ano base. Por exemplo, aqueles que trabalharam somente um mês ano passado, receberão apenas R$80,00. O valor máximo do PIS é o mesmo valor do salário mínimo e é pago para aqueles que trabalharam 12 meses no ano base.

Previdência Social PIS

Previdência Social PIS. Imagem:divulgação

Todos os anos a Caixa Econômica Federal atualiza a tabela e o calendário do PIS com as novas informações. Você pode encontra-las nas unidades da CAIXA, nas casas lotéricas e também pelo site.

Previdência Social PIS Consulta

Uma das formas de consultar o seu PIS e assim descobrir se o seu saldo de cotas está disponível para saque, é por meio do site https://cotasidade.caixa.gov.br/Previdência Social PIS. Nele você pode informar apenas o seu CPF, logo em seguida informar sua data de nascimento e se é aposentado ou não. Além de conferir o seu saldo, você poderá conferir no sistema o seu número do PIS.

Previdência Social PIS Dataprev

O Dataprev é a empresa responsável por gerenciar todas as informações da Previdência Social e com isso, disponibilizar uma série de serviços e consultas online para o cidadão. Antigamente era feito pelo site da Dataprev o cadastro de trabalhadores na Previdência Social, mas todo o sistema foi renovado e agora o cadastro é feito em um link direto da Previdência.

Previdência Social PIS Dataprev

Previdência Social PIS Dataprev. Imagem: divulgação

Previdência Social PIS Saldo

A Caixa também permite que você consulte o saldo da sua conta do PIS. Você pode fazer isso pelo site http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx, basta clicar em “Consultar pagamento”.

Na página seguinte informe o seu NIS (PIS/PASEP) e a senha internet. Caso não tenha uma, basta clicar em “Cadastrar Senha” e seguir as instruções. No sistema você poderá ver o seu saldo, assim como o dia de pagamento de todos os seus benefícios.

Recomendados para você: