1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Previdências Social Conceito

A Previdência Social está ligada ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), todos os brasileiros que contribuírem poderão ter acesso aos seus diversos benefícios. Continue lendo e conheça tudo sobre a Previdência e como conseguir os seus direitos.

O que é a Previdência Social?

A Previdência Social é um programa que não existe só no Brasil, trata-se de um seguro que oferece proteção contra diversos riscos, como doenças, desemprego e velhice.

O programa atende a uma grande população, todos os recursos oferecidos são captados por seus contribuintes. Um de seus objetivos é proporcionar uma aposentadoria tranquila a quem possuir o direito.

 Previdência Social

Previdência Social. Imagem:Divulgação

Quem possui Direito a Aposentadoria por Idade?

Os homens com mais de 65 e as mulheres com mais de 60, possuem direito a aposentadoria por idade, desde que tenham contribuído durante 15 anos ao INSS. Mas se os homens contribuírem por 35 anos, e as mulheres por 30, poderão se aposentar antes da idade mínima exigida.

Trabalhadores Rurais Podem se Aposentar?

Diferente dos outros tipos de serviços, quem trabalha no meio rural não precisa pagar a contribuição ao INSS. Os homens podem se aposentar com 60 anos e as mulheres com 55, para isso é necessário comprovar os anos que trabalhou no campo, apresentando documentos das terras onde trabalhou, registros nos sindicatos rurais e caso for necessário a apresentação de testemunhas que comprovem a situação.

Como é Feita a Contribuição no INSS?

Os empregados com carteira assinada devem ter a certeza que suas empresas contribuem de maneira correta com o INSS. Empregadas domésticas ou trabalhadores autônomos também podem se aposentar, desde que paguem mensalmente o valor exigido, isso é feito através de carnês, que devem ser guardados e apresentados no momento da aposentadoria.

Como Funciona a Aposentadoria por Invalidez?

Trabalhadores que sofreram acidentes ou doenças, que lhe impeçam de praticar a sua profissão, podem buscar esse tipo de aposentadoria. Para isso não é necessário o fator previdenciário, apenas ter contribuído por 12 meses. Antes de conseguir o beneficio, o trabalhador irá passar por uma perícia médica.

Quais os outros benefícios da Previdência Social?

Além da aposentadoria, o INSS oferece outros seis tipos de auxílio, são eles:

Auxílio acidente: É uma indenização para o trabalhador que sofreu acidente no serviço, e reduziu a capacidade de trabalho ou ficou com sequelas;

Auxílio doença: É um benefício oferecido aos trabalhadores que ficam ao menos 15 dias afastados do seu emprego;

Auxílio reclusão: Quando um contribuinte do INSS é preso, seus dependentes possuem esse direito;

Benefícios INSS

Benefícios INSS (Foto: Divulgação)

Salário família: Quem possui filhos com menos de 14 anos, ou deficientes, e que possua baixas condições financeiras, pode requerer esse benefício.

Salário maternidade: Este é um benefício pago as mulheres que terão um parto ou aborto não criminoso, o valor é pago entre o último mês da gravidez e até o bebê completar 3 meses. Também é oferecido em caso de guarda judicial ou adoção, inclusive para homens.

Pensão por morte: Os dependentes de um segurado que morrer, podem conseguir esse benefício, que em alguns casos pode durar a vida inteira.

Recomendados para você: