1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Previdências Social Nit

A Previdência Social fornece muitos benefícios e serviços para os seus contribuintes e segurados; sendo que a maioria pode ser feito através de um computador. Além de uma aposentadoria, se tornando um contribuinte da Previdência você pode receber um auxílio doença ou salário maternidade quando solicitado, desde que esteja dentro dos requisitos. Se tornando um contribuinte você estará garantindo o seu futuro!

O NIT é um dos serviços disponibilizados pela Previdência e agora você verá o que ele é, como consultá-lo e como se inscrever.

O que é o NIT

NIT significa Número de Identificação do Trabalhador que poderá ser o número de inscrição no INSS, no Programa de Integração Social, no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público ou no Sistema Único de Saúde.

Previdências Social Nit

Previdências Social Nit. imagem:Divulgação

O NIT é usado pelos trabalhadores autônomos no recolhimento de suas contribuições através da Guia da Previdência Social. Esse número pode ser solicitado pelo trabalhador através da internet no portal do INSS ou ainda por telefone. Aqueles trabalhadores que possuem carteira assinada recebem seus benefícios através do PIS.

Como Consultar o NIT

O Dataprev é o órgão responsável pelos dados da Previdência Social, portanto, a maioria das consultas pode ser feitas através de seu site. Para consultar o seu NIT, acesse http://portal.dataprev.gov.br/ e faça a sua inscrição, através do Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Para efetuar sua inscrição e consultar o seu NIT, escolha “Filiado” e informe seu nome, nome da sua mãe, sua data de nascimento, seu CPF e escolhe entre o seu RG, CNH ou CPTS. Depois é só informar o texto presente na imagem ao lado e clicar em “Continuar”. O número do NIT irá aparecer na parte superior e você poderá anotá-lo.

Serviços da Previdência Social

O auxílio doença é um dos serviços mais procurados pelos segurados e para poder solicitá-lo, o contribuinte deverá comprovar a doença, possuir carência de 12 meses e, para aqueles trabalhadores de empresas, estar afastado há mais de 15 dias.

O salário-família também pode ser solicitado por um contribuinte desde que este tenha filhos menores de 14 anos de idade e uma renda mensal abaixo do valor limite para o recebimento deste benefício.

Para ter o salário-maternidade, a contribuinte Individual, Facultativa e Segurada Especial deverá cumprir uma carência de 10 meses de contribuição, assim como as desempregadas. As seguradas de Microempresa Individual, Empregada Doméstica e Trabalhadora Avulsa estão isentas da carência.

INSS NIT

Fazer a inscrição na previdência social é uma possibilidade que o cidadão tem de cadastrar-se juntamente ao INSS e conseguir o seu Número de Inscrição do Trabalhado (NIT).

Se você já possui o número de PIS, PAESP OU NIS, não há necessidade de fazer uma inscrição, basta somente usar este número junto à Previdência Social. A inscrição pode ser efetuada na condição de:

Filiado: é quem deseja contribuir para o INSS, de forma obrigatória ou por opção (como contribuinte facultativo). A idade mínima é 16 anos. Saiba mais sobre os tipos de filiação.

Não filiado: são pessoas com menos de 16 anos, ou todos aqueles que precisam inscrever-se na Previdência sem necessariamente contribuir – beneficiários, tutores, curadores, entre outros.

O que significa NIT previdência social

O NIT, Número de Identificação do Trabalhador, nada mais é que um número que possibilita a identificação do trabalhador como um Contribuinte Individual (CI) e  que pode ser utilizado para fazer a retirada das contribuições de INSS, realizadas pelo trabalhador autônomo, deficientes e aposentados, por meio do Guia de Previdência Social.

Para aqueles que não são trabalhadores autônomos, ou seja, os que são contratados, a retirada do benefício pode ser efetuada apresentando somento o número do PIS. No caso das pessoas que não se encontram em situação de contratado, muitas delas ainda não sabem como proceder para ter o NIT.

Consultar NIT previdência social

Filiado (contribuinte): Faça sua inscrição pela Internet, através do link a seguir (apenas para novos contribuintes). http://cnis.inss.gov.br/cnisinternet#

Não-filiado (não-contribuinte, como crianças ou procuradores): ligue para o telefone 135.

Principais requisitos

Primeiramente para conseguir realizar sua inscrição na previdência social, não se deve ter outra inscrição em programas do gover, ou seja, ter PIS/PASEP e NIS.

Se a condição for filiado:

  • Ter no mínimo 16 anos de idade
  • Informar uma das categorias de segurado (Contribuinte Individual, Facultativo, Empregado Doméstico ou Segurado Especial) bem como a atividade exercida (conforme lista disponibilizada). Mesmo que seja na condição de Facultativo, o cidadão deverá informar o campo atividade, como por exemplo, “dona-de-casa”;

Se a condição for não filiado:

  • Não existe idade mínima
  • deverá ser informada uma categoria dentre as opções de dependente (para fins de recebimento de benefício), representante legal, procurador ou componente de grupo familiar para benefícios do tipo BPC – LOAS;

Documentos necessários

Se você optar por efetuar sua inscrição pela internet ou pelo telefone, não existe a necessidade de enviar nenhum documento para o INSS. Você só deve informar os seus dados corretamente para que possa ser gerado o número de inscrição. Para mais agilidade você pode adiantar os seguintes documentos que serão necessários para fazer a inscrição.

  • Número do RG;
  • Número do CPF;
  • Número da Carteira de Trabalho;

Lembre-se, o número do NIT é gerado na hora e, para isso, é essencial que você tenha essas informações em mãos.

Site do ministério da previdência social

http://www.previdencia.gov.br/

Consultar NIT internet

Previdências Social Nit. Imagem:Divulgação

Como fazer um Agendamento Online

É possível fazer agendamentos de consultas através do site do Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Para isso você deve acessar http://trabalho.gov.br/ e selecionar “Agendar”. No agendamento você vai ter que informar dados do requerente, escolher o serviço que deseja, participar da seleção de vaga, confirmar o seu agendamento e por último terá o seu comprovante.

Em alguns casos, ainda é possível solicitar o salário-maternidade ou a pensão por morte através da internet, você só precisa enviar os seus documentos através do correio.

 

Recomendados para você: