1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Prorrogação Auxílio Doença

O auxílio-doença é um dos benefícios disponibilizados pela Previdência Social aos seus segurados. Ele consiste em conceder ao segurado uma renda mensal enquanto o mesmo estiver incapacitado de trabalhar e, portanto, afastado de suas atividades trabalhistas.

Para tal, o segurado deve ser avaliado pelos peritos do INSS e deve ser comprovado que ele está incapaz de exercer suas atividades, seja por causa de uma doença ou acidente no trabalho.

Prorrogação Auxílio Doença

Prorrogação Auxílio Doença

Acontece que o auxílio-doença não dura para sempre e, de acordo com a perícia médica, ele é concedido durante um período determinado. Caso o segurado precise do auxílio por mais tempo deve solicitar a prorrogação. A seguir você confere como funciona.

Pedido de Prorrogação do Auxílio Doença

O pedido de prorrogação pode ser feito por todos os segurados que estejam em auxílio-doença, mas que precisem permanecer afastados do emprego por mais tempo do que foi determinado pela perícia médica. Sendo assim, caso você tenha sido afastado por 15 dias, mas precise ficar por mais 15, poderá efetuar o pedido.

O pedido de prorrogação pode ser agendado pela internet, onde você também pode confirmar a data da nova perícia. Esse serviço é disponibilizado pela Dataprev no site da Previdência.

Documentos para Pedido de Prorrogação

Se você não puder comparecer na perícia marcada, a Previdência permite que haja a remarcação, uma única vez, desde que o segurado compareça na agência antes da data marcada para a perícia. Nesses casos é preciso apresentar um documento de identificação com foto, como o RG, e também o número do CPF.

Já no dia da perícia o segurado deve ter em mãos atestados e demais documentos que mostrem e comprovem o seu problema, assim como o tratamento indicado, a fim de comprovar que o segurado precisa ficar por mais tempo com o auxílio.

Passo a Passo Pedido de Prorrogação

O pedido de prorrogação pode ser feito pela internet, diretamente no site https://www2.dataprev.gov.br/sabiweb/pppr/inicio.view#sabiweb. Leia atentamente as informações e informe os dados solicitados: número do benefício ou requerimento, data de nascimento, nome e CPF do requerente.

Dentro do sistema você poderá agendar a perícia e, caso esqueça a data, retornar para confirmar o dia, local e horário. É fundamental ressaltar que após realizado o agendamento, o Pedido de Prorrogação só poderá ser cancelado na agência do INSS em que a perícia foi marcada. Além disso, não há limites para os pedidos de prorrogação, desde que o prazo estabelecido seja respeitado.

Pedido de prorrogação de auxílio doença continua recebendo

O pedido de prorrogação do auxílio doença é feito pelo segurado que não se sente capaz de retornar ao trabalho. Muitas pessoas não sabem que é possível pedir pela prorrogação do auxílio doença e acabam voltando ao trabalho mesmo sem poder assim que acaba o período de auxílio doença.

O pedido de prorrogação é muito simples, o segurado deve estar ainda recebendo o auxílio doença, se o segurando sentir que não tem condições de voltar ao trabalho na data indicada ele poderá entrar com o pedido de prorrogação do auxílio a partir de 15 dias antes do encerramento do período do auxílio doença. O segurado continua recebendo o auxílio doença até a data da nova perícia.

Pedido de auxílio doença

O auxílio doença é um benefício dado ao segurado do INSS que não tem condições de continuar trabalhando, seja por doença ou até mesmo por algum acidente que torne o segurado temporariamente incapaz de conseguir executar as tarefas do trabalho.

O trabalhador deve imprimir o requerimento que é gerado pelo sistema e levar até o INSS no dia marcado para a perícia, esse requerimento deve estar com o carimbo e com a assinatura da empresa.

No site é possível agendar o pedido de auxílio doença através do link: http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/auxilio-doenca/.

Prorrogação auxílio doença negado

O pedido de prorrogação é negado quando é realizada a perícia médica e é contatado que o segurado já tem condições de voltar ao trabalho, nesse caso o pedido é negado e o segurado não recebe mais o auxilio doença do INSS.

Pedido de prorrogação de prazo

O pedido de prorrogação do prazo pode ser feito pela internet ou diretamente nas agências do INSS, é importante ir em até 15 dias antes de terminar o período do auxílio doença, caso contrário o segurado não poderá prorrogar o auxílio doença.

Remarcar pericia INSS auxílio doença

Se por um acaso o segurado não pode ir até a perícia médica na data e na hora marcada é possível solicitar, apenas uma vez, a remarcação da perícia, para remarcar perícia inss auxílio doença é preciso ir até a agencia do INSS em até 3 dias antes da data agendada para a perícia.

Lembre-se que é preciso ir até 3 dias antes da data agendada, caso contrário não será possível remarcar a data da perícia médica.

Pedido de prorrogação INSS negado

O pedido de prorrogação INSS negado se dá quando na perícia consta que o segurado está apto a trabalhar, é possível fazer ainda um pedido de reconsideração caso você não se sinta capaz de voltar ao trabalho e pedido tenha sido negado.

Consultar perícia agendada

É possível consultar a perícia agendada através da internet no seguinte link: https://www2.dataprev.gov.br/sabiweb/consulta/inicio.view#sabiweb. É necessário informar o número do beneficiário ou o número do requerimento, além da data de nascimento, nome do requerente e também o número do CPF.

Além disso é possível ir até uma agência do INSS para confirmar a data da perícia que foi agendada, porém, pela internet é mais rápido e evita as filas.

Prorrogação Auxílio Doença

Prorrogação Auxílio Doença

Auxílio-Doença Previdência Social

Outros tipos de serviços podem ser realizados pela internet envolvendo o auxílio-doença. Por exemplo, é possível agendar uma nova perícia médica e consultar o resultado do requerimento do auxílio, sem precisar ir até uma agência.

O resultado do requerimento permite que o segurado descubra se o seu benefício foi concedido ou não. Através do site da Previdência Social o segurado obtém maiores detalhes sobre o benefício, assim como requisitos, regras a serem cumpridas e pode efetuar o agendamento. Basta acessar http://www.previdencia.gov.br e na aba de “Informações sobre Benefícios do INSS”, selecionar o auxílio-doença.

 

Recomendados para você: