1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 2,00 de 5)
Loading...

Quais são os benefícios da Previdência Social?

A Previdência Social, como todos sabem, é um seguro para todos os trabalhadores e cidadãos brasileiros. Aqueles que contribuem para o INSS tem a garantia de que receberão uma renda quando não forem mais capazes de trabalhar, tiverem que tirar uma licença ou até mesmo em casos de doença. A Previdência Social, por meio do INSS, oferece vários benefícios aos cidadãos para promover uma maior tranquilidade principalmente em relação ao futuro, quando a terceira idade chega.

Quais são os benefícios da Previdência Social?

Quais são os benefícios da Previdência Social?

Os principais benefícios da Previdência são as aposentadorias, que possuem determinados requisitos a serem cumpridos para que possam ser solicitadas. A seguir você irá conhecer todos os benefícios da Previdência Social.

Quais são os benefícios da Previdência Social?

A Previdência possui benefícios para todos os seus segurados; desde aposentadorias até auxílios em caso de gravidez e reclusão. Os benefícios da Previdência são os seguintes: Aposentadoria por Idade, Aposentadoria por Invalidez, Aposentadoria por Tempo de Contribuição, Aposentadoria Especial, Auxílio-doença, Auxílio-acidente, Auxílio-reclusão, Pensão por morte, Pensão Especial, Salário-maternidade, Salário-família e Assistência Social BPC – LOAS.

Todos os segurados podem pedir um ou mais dos benefícios, de acordo com os seus problemas ao longo da vida. Quando chegam na idade de se aposentar, podem optar por uma das aposentadorias e conferir se preenchem os requisitos.

O que é a Assistência Social BPC – LOAS?

O benefício Assistencial ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (BPC) da Previdência Social consiste no pagamento de um salário mínimo mensal ao idoso ou pessoa com deficiência que não tem condições de arcar com as despesas de sua família, mesmo que esta pessoa não tenha contribuído para a Previdência durante sua vida.

Para solicitar é preciso que o idoso tenha mais de 65 anos e que a renda familiar seja menor do que ¼ do salário-mínimo. No caso de pessoa com deficiência não é fixada uma idade, devendo apenas comprovar o problema e que este possua efeito há pelo menos 2 anos.

Auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão

O auxílio-doença talvez seja o mais conhecido dos três, mas é fundamental saber do que cada um se trata para não confundir na hora de solicitar. O auxílio-doença pode ser solicitado pelo segurado que for acometido por uma doença ou acidente, que o torne temporariamente incapaz de realizar suas funções no ambiente de trabalho.

Já o auxílio-acidente é um benefício que pode ser solicitado quando o segurado desenvolve algum tipo de sequela permanente que poderá reduzir sua capacidade de trabalho; nesse caso, o segurado precisa ser analisado pelos peritos do INSS. O auxílio-reclusão é pago aos dependentes do segurado que tiver sido preso em regime fechado ou semiaberto. Os dependentes recebem o auxílio pelo tempo que o segurado permanecer preso. No entanto, para que tenham direito o último salário que o segurado recebera não pode ser maior que R$1.292,43.

Quais são os benefícios da Previdência Social?

Quais são os benefícios da Previdência Social?

Aposentadorias do INSS

Além dos benefícios citados, há as aposentadorias da Previdência Social. Cada uma possui seus próprios requisitos, sem falar que com a reforma previdenciária, algumas coisas tendem a mudar. Fique de olho, pois em breve a idade mínima para se aposentar será de 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres.