1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Qual é o objetivo da Ouvidoria-Geral da Previdência Social?

A Previdência Social tem vários meios disponíveis para que os cidadãos entrem em contato, seja para fazer reclamações, sugestões, elogios ou até mesmo para buscar informações. Infelizmente nem todos estão cientes da existência dessas ouvidorias e acabam deixando de exercer sua voz como cidadãos e de expor suas opiniões.

A Previdência Social disponibiliza a Ouvidoria Pública e a Ouvidoria-Geral para que os cidadãos e segurados possam entrar em contato e manifestar suas opiniões. Caso você não saiba do que se trata esses órgãos, poderá descobrir a seguir.

Previdência Social

Previdência Social

Ouvidoria-Geral da Previdência Social

A Ouvidoria-Geral da Previdência Social atua estabelecendo um canal de comunicação com todos os brasileiros que usam os serviços disponibilizados pelos órgãos da Previdência, como o Ministério da Previdência, o Instituto Nacional do Seguro Social, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar e ainda pela DATAPREV.

A Ouvidoria-Geral recebe e trata todas as reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dadas pelos cidadãos, desde que estes estejam relacionados aos serviços e benefícios previdenciários. Com essas reclamações/denúncias, a Previdência trabalha para entregar um atendimento melhor a todos.

Objetivo e Competências da Ouvidoria-Geral da Previdência Social

O principal objetivo da Ouvidoria-Geral é tornar a relação da sociedade com o governo mais próxima, para que assim os serviços, benefícios e atendimento da Previdência possam ser melhorados e aprovados por todos. Através da manifestação da opinião dos brasileiros, o governo pode trabalhar para melhorar os benefícios previdenciários e assim agradar grande parte da população. O cadastro de manifestações pode ser feito pela Central de Atendimento, no 135, ou no próprio site da Previdência Social.

A Ouvidoria-Geral tem como função atuar como uma ouvidoria interna da Previdência e de todas as entidades vinculadas a ela. Além disso, é de responsabilidade da Ouvidoria-Geral apresentar relatórios, diagnósticos e demais documentos que mostre as manifestações dos cidadãos para que haja a melhoria dos serviços prestados. A Ouvidoria-Geral também elabora estudos e pesquisas para descobrir se a população está satisfeita com o atendimento e serviços previdenciários.

Canais de Atendimento da Ouvidoria-Geral da Previdência Social

Caso você tenha algum elogio, sugestão, reclamação ou outro tipo de solicitação, poderá entrar em contato e deixar o seu manifesto de várias maneiras. O principal canal de atendimento é a Central, no número 135. Ela pode ser acessada de segunda à sábado, das 7h às 22h.

Previdência Social

Previdência Social

Há também o auto atendimento pela internet, no site da Previdência, acessando o Sistema de Ouvidoria SOU-Web. Outra opção é enviando cartas ao PREVCartas, na Caixa Postal 09714, CEP 70.040-976, Brasília/DF. Por último, você pode ir presencialmente até a Ouvidoria-Geral, na Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício Anexo, Ala “A”, 1º andar. O atendimento ocorre de segunda à sexta, das 8h às 18h.

Cadastrar Manifestação – Ouvidoria

Caso você queira cadastrar uma manifestação, deve acessar o site http://www.previdencia.gov.br  e no menu selecionar a opção “Contato e Ouvidoria”. Na página seguinte você deverá selecionar “Cadastrar Manifestação” e responder à pergunta da página. Caso você nunca tenha cadastrado uma manifestação, selecione “Não”. Em seguida, preencha os dados para que sua manifestação seja cadastrada.