1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Quando o trabalhador perde a sua capacidade de trabalho?

A Previdência Social disponibiliza uma série de benefícios e auxílios para seus segurados, possibilitando que eles nunca fiquem desamparados, até mesmo quando forem despedidos ou tiverem que se afastar do trabalho por doença ou incapacidade. Um dos benefícios mais conhecidos da Previdência é o auxílio-doença que, dependendo do problema, pode ser transformado em aposentadoria por invalidez.

Quando o trabalhador perde a sua capacidade de trabalho?

Quando o trabalhador perde a sua capacidade de trabalho?

Nesses casos o segurado é definido como incapaz de continuar trabalhando e passa a receber a aposentadoria da Previdência, garantindo que não fique desamparado e tenha como se sustentar. A seguir, saiba quando o trabalhador perde a sua capacidade de trabalho e veja como solicitar o benefício referente ao problema.

Quando o trabalhador perde a sua capacidade de trabalho?

Segundo a própria Previdência Social, o trabalhador se torna incapaz de trabalhar quando é atingido pelos riscos sociais, como doença, invalidez, idade avançada, morte, desemprego involuntário, maternidade e reclusão. Ou seja, uma mulher grávida se torna incapaz de trabalhar a partir do 7º ou 8º mês de gestação e deve dar entrada no auxílio-maternidade, para que possa ficar de repouso em casa e não fique desamparada.

No caso de idade avançada, o trabalhador pode dar entrada na aposentadoria por idade. No caso de doença ou invalidez, ele possui duas opções: auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, e tudo dependerá do grau do seu problema que deverá ser avaliado por um perito do INSS.

Como solicitar um benefício da Previdência Social?

Para ter direito aos benefícios mencionados e outros é preciso contribuir para a Previdência. Todo trabalhador que possui carteira assinada já está automaticamente filiado ao órgão, no entanto, caso você trabalhe por conta própria ou não possua carteira assinada, pode se inscrever em um posto de atendimento do INSS.

Após começar a contribuir você poderá solicitar um dos benefícios quando precisar. A solicitação, em alguns casos, pode ser feita pela internet ou presencialmente em um posto de atendimento, basta apresentar os documentos exigidos e aguardar a liberação.

Requisitos e Documentos para os benefícios Através do site oficial da Previdência Social – http://www.previdencia.gov.br  – todo cidadão tem acesso aos benefícios oferecidos. Na página de cada um é possível encontrar os requisitos que o cidadão deve cumprir para poder solicitar, os documentos que devem ser apresentados, assim como os formulários que devem ser impressos e preenchidos, e como pedir.

Quando o trabalhador perde a sua capacidade de trabalho?

Quando o trabalhador perde a sua capacidade de trabalho?

É fundamental acessar o site e a página do benefício que você deseja para ver essas informações. Assim, se for possível solicitar pela internet, você já o faz em poucos minutos. Na maioria dos casos a solicitação é feita por meio da apresentação dos documentos. Se tudo for comprovado, o benefício é liberado e você pode entrar de licença.

Como tornar o auxílio-doença em aposentadoria por invalidez?

Tudo vai depender do seu diagnóstico. Caso a doença ou acidente deixe sequelas que comprometam suas atividades de trabalho, você deverá dar entrada no pedido de aposentadoria e passar por uma avaliação médica com os peritos do INSS. Caso eles comprovem que você está incapacitado de trabalhar, começará a receber a aposentadoria.