1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Quando posso dar entrada no seguro desemprego?

O seguro desemprego é um benefício trabalhista de direito de todos os trabalhadores que forem demitidos sem justa causa. Entretanto, para ter direito ao seguro desemprego o trabalhador precisa comprovar uma série de coisas, como ter sido empregado de pessoa jurídica ou física equiparada à jurídica, não estar recebendo nenhum benefício previdenciário de prestação continuada, com exceção do auxílio-acidente e pensão por morte, entre outros requisitos.

É fundamental que todo trabalhador esteja ciente de seus direitos e de como recebe-los. Por isso, a seguir, você verá quando posso dar entrada no seguro desemprego.

Quando posso dar entrada no seguro desemprego?

O trabalhador demitido sem justa causa deve cumprir um prazo para dar entrada no seguro desemprego e, caso não dê entrada nesse período, terá que solicitar ao seu antigo chefe uma nova chave de acesso.

O prazo para dar entrada no seguro desemprego depende exclusivamente do tipo de trabalhador que você é e da atividade que exerce.

Prazo para dar entrada seguro desemprego

Trabalhadores que exercem atividades formais tem de 7 a 120 dias para dar entrada no seguro desemprego, a contar a partir da data da dispensa. Já trabalhadores que realizam tarefas domésticas tem de 7 a 90 dias para dar entrada.

Dar entrada no seguro desemprego pela internet

O Ministério do Trabalhou criou um sistema online para facilitar a solicitação do seguro desemprego. Agora os trabalhadores podem dar entrada no seguro pela internet, depois reunir os seus documentos e ir até a unidade escolhida para entrega-los.

O agendamento do seguro desemprego pode ser feito pelo site http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam. É preciso informar estado, município e tipo de agendamento para prosseguir.

Onde dar entrada no seguro desemprego SP

Se você preferir também é possível dar entrada no seguro desemprego presencialmente em alguns locais. Em São Paulo, por exemplo, para dar entrada no seguro você pode ir até um Centro de Apoio ao Trabalho ou até uma unidade do Poupatempo espalhada por todas as regiões.

Lembre-se de ter em mãos todos os documentos necessários.

Documentos necessários para dar entrada no seguro desemprego 2017

Para dar entrada no seguro desemprego você deve ter em mãos alguns documentos muito importantes. Você deve tê-los em mãos durante o agendamento online e também quando for ao local de atendimento.

Os principais documentos solicitados são os seguintes: Carteira de Trabalho, Comprovante de Inscrição no PIS/PASEP, requerimento do seguro desemprego SD/CD nas duas vias, Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, RG, Certidão de Nascimento ou Casamento, 3 últimos contracheques, extrato do FGTS.

Prazo para dar entrada no seguro desemprego 2017

O prazo para dar entrada no seguro desemprego sempre se mantém o mesmo, independente do ano. Quando houver alguma mudança nas regras e nos prazos, todos os trabalhadores serão notificados.

Documentos para seguro desemprego 2017

Os documentos para o seguro desemprego são de extrema importância. Após dar a entrada no seguro desemprego, o trabalhador receberá a primeira parcela em até 30 dias. Todas as parcelas serão debitadas em sua conta na CAIXA ou na conta vinculada ao seu Cartão Cidadão.

Requerimento do seguro desemprego

O requerimento do seguro desemprego é um dos documentos mais importantes. No mesmo dia da demissão o empregador deve enviar um certificado digital ao governo, informando que seu funcionário foi demitido e tem direito ao seguro desemprego.

O requerimento também é concedido ao funcionário, para que ele tenha tudo que é necessário para receber o benefício.

 

Recomendados para você: