1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...

Quando posso sacar o fundo de garantia

O fundo de garantia, conhecido como FGTS, é um direito de todo trabalhador brasileiro com carteira assinada. Ele é um fundo onde o empregador deposita todo mês um percentual sob o salário pago, e pode ser sacado pelo funcionário se o mesmo for demitido sem justa causa ou para contratar financiamentos, por exemplo.

O FGTS é um direito trabalhista que ainda instiga muitas dúvidas nos trabalhadores brasileiros. Por isso, veja a seguir quando posso sacar o fundo de garantia e demais detalhes.

Onde Sacar FGTS

Onde Sacar FGTS

Quando posso sacar o fundo de garantia?

O fundo de garantia pode ser sacado em várias situações, sendo a principal delas no caso de demissão sem justa causa. Entretanto é fundamental que o trabalhador saiba de todas suas opções, pois o FGTS pode ser usado para ajudar sua família a conquistar a moradia própria.

O FGTS pode ser usado em financiamentos imobiliários, como no Minha Casa Minha Vida; também pode ser sacado no término do contrato por prazo determinado, na rescisão do contrato por extinção da empresa, quando for se aposentar, no falecimento do trabalhador, e em outras situações.

Como sacar o FGTS retido?

As pessoas que saíram do empregado sem justa causa, até mesmo de forma indireta, pode sacar o FGTS de contas inativas. O governo federal brasileiro liberou o saque do FGTS de contas retidas e inativas, o que trouxe muitos benefícios aos brasileiros.

Para sacar o seu FGTS retido você pode ir a qualquer momento em uma lotérica ou agência do banco, não precisando seguir o calendário de contas inativas.

Posso sacar meu FGTS mesmo trabalhando

Sim, pessoas que estão trabalhando, mas possuem contas inativas do FGTS podem efetuar o saque de acordo com o calendário disponibilizado pela Caixa. Por outro lado, se o cidadão quiser sacar o FGTS do seu trabalho atual, só poderá fazê-lo no caso de financiamento imobiliário.

Todos os cidadãos que estão trabalhando e que deixaram algum saldo para trás em suas contas também poderão sacar o restante do fundo de garantia.

Posso sacar meu FGTS na lotérica

Sim, tanto o FGTS de contas inativas quanto o FGTS recente podem ser sacados na lotérica. No caso de contas inativas, o trabalhador deve sempre consultar o calendário da Caixa, pois os saques ficarão disponíveis de acordo com a data de nascimento. Se estiver no prazo de você sacar, você pode ir até a lotérica ou sacar nos Correspondentes Caixa Aqui usando o seu Cartão Cidadão ou o cartão vinculado a sua conta.

Sacar FGTS com cartão cidadão

O Cartão Cidadão é a forma mais simples e rápida de sacar o seu FGTS. Com ele em mãos você pode se dirigir até uma lotérica e sacar o seu benefício, basta informar a senha cadastrada. Com o cartão também é possível consultar o extrato do FGTS e de demais benefícios trabalhistas.

Como sacar o FGTS inativo

Para sacar o FGTS inativo o cidadão pode se dirigir até uma agência ou casa lotérica com sua Carteira de Trabalho e Cartão Cidadão, se possuir. É possível consultar o saldo de contas inativas antes em uma agência, assim o cidadão saberá se possui algo para sacar e o valor correto. O calendário das contas inativas pode ser encontrado no site da Caixa.

Quando for a época correspondente a sua data de nascimento, basta ir até a lotérica ou agência com seus documentos e solicitar o saque.

Prazo para sacar FGTS após demissão

Após a demissão a empresa geralmente permite o saque do FGTS em até 5 dias após a homologação. Essa informação, juntamente com a chave de acesso, pode ser encontrada no Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho.

Prazo para sacar FGTS depois da homologação

A homologação do contrato de trabalho deve ser feita pelo funcionário no sindicato ou órgão gestor da mão de obra e, em alguns casos, o empregador também deve tomar algumas providências. Após a homologação o FGTS tende a ficar disponível para saque em até 5 dias.

Consultar saldo FGTS pelo telefone

Consultar saldo FGTS pelo telefone

Posso sacar meu FGTS para pagar dividas

O governo federal autorizou no ano passado o saque do FGTS para pagamento de dívidas. Portanto, se você deseja sacar o seu FGTS para pagar dívidas, vá diretamente até uma agência com seus documentos e converse com o atendente.

 

Recomendados para você: