1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...

Quem está na categoria segurado facultativo do INSS

Quando você começa a trabalhar e a pensar no seu futuro, com certeza deve passar pela sua cabeça a aposentadoria. Ela é um seguro para a sua terceira idade, para garantir que mesmo não trabalhando você tenha como se sustentar e à sua família. Você pode optar pela Previdência Privada, ou recorrer à Previdência Social. A Previdência Social utiliza de categorias para enquadrar os seus segurados, de acordo com as funções que este desempenha. Essas categorias são fundamentais para que a Previdência saiba que tipo de trabalho ele realiza e confirme se está contribuindo com tudo que pode.

Quem está na categoria segurado facultativo do INSS

Quem está na categoria segurado facultativo do INSS

Uma das categorias é o Segurado Facultativo que ainda traz muitas dúvidas às pessoas. Caso você não saiba quem faz parte da categoria, poderá descobrir a seguir.

Quem se enquadra na categoria de Segurado Facultativo?

Entre as várias categorias da Previdência Social está a de Segurado Facultativo. Nessa categoria se enquadram todas as pessoas a partir de 16 anos que não possuem uma renda própria, mas mesmo assim desejam contribuir para já garantir o seu futuro. Sendo assim, essa categoria é para os estudantes que ainda moram com seus pais, para as donas de casa, síndicos de condomínio que não sejam remunerados, os desempregados e presidiários não-remunerados.

Por exemplo, caso você tenha um filho de 18 anos que esteja na faculdade, mas não trabalha, ele já pode começar a contribuir. Como não possui renda, irá arcar com um valor X sobre o salário mínimo vigente.

Como pagar a Guia da Previdência Social

Após se inscrever na Previdência a pessoa precisa começar a contribuir. A guia pode ser gerada diretamente no site da Previdência ou você pode obtê-la em papelarias, mas nesse caso terá que preenche-la manualmente. O pagamento é feito mês a mês, no entanto, aqueles que pagam sobre o salário mínimo podem optar por realizar os pagamentos de três em três meses.

Para efetuar o pagamento trimestral é fundamental usar o código correto, relativo a esse tipo de pagamento. Além disso, é preciso multiplicar o valor da contribuição em três vezes.

Códigos de Pagamento Segurado Facultativo

Na Guia da Previdência Social, para que a contribuição seja feita corretamente e incluída no nome do contribuinte, é essencial usar o código de pagamento certo. O código de pagamento se refere ao tipo de categoria e plano que o Segurado contribui. O Segurado Facultativo pode contribuir no plano normal ou simplificado.

Quem está na categoria segurado facultativo do INSS

Quem está na categoria segurado facultativo do INSS

O plano normal consiste em pagar uma alíquota de 20% sobre o salário de contribuição. Nesse caso, os códigos para recolhimento são: 1406 para pagamento mensal, 1457 para pagamento trimestral e 1821 para recolhimento complementar. O plano simplificado consiste em pagar 11% sobre o salário mínimo; nesse caso os códigos são: 1473 para pagamento mensal, 1490 para pagamento trimestral, 1686 para pagamento mensal com complementação de 9% e 1694 para pagamento trimestral com complementação de 9%.

O Segurado Facultativo ainda pode contribuir com apenas 5% sobre o salário mínimo, desde que faça parte de uma família de baixa renda e esteja cadastrado no CadÚnico do Governo Federal.

 

Recomendados para você: