1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...

Recurso INSS Consulta Online – Saiba como consultar

No Brasil, a Previdência Social é um direito social garantido por lei pelo trabalhador que trabalha registrado ou que paga a contribuição a parte por meio de carnês que podem, inclusive, ser encontrado em papelarias. O direito aos benefícios da Previdência Social foram instituídos no art. 6º da Constituição Federal de 1988 entre os Direitos e Garantias Fundamentais, que garante renda não inferior ao salário mínimo ao trabalhador e a sua família nas seguintes situações, previstas no art. nº 201 da Carta Magna.

Recurso INSS Consulta Online - Saiba como consultar

Recurso INSS Consulta Online – Saiba como consultar

Recurso INSS Consulta Online – Saiba como consultar

Por meio do site http://www.previdencia.gov.br/ você consegue consultar a situação do seu benefício na Previdência Social. A consulta online é diferenciada e vale a pena realizar, por isso, aposte nesse diferencial e confira mais informações a respeito sempre acessando os canais de comunicação da Previdência Social, seja por meio do site ou através dos canais de ligação que você pode acessar por meio desse sistema do INSS.

Lista completa de documentos necessários para dar entrada em pedido de benefício do INSS

Segundo o site do INSS esses são os documentos para dar entrada em pedidos de benefícios da Previdência Social.

  • Número de Identificação do Trabalhador – NIT (PIS/PASEP ou número de inscrição do contribuinte individual/facultativo/empregado doméstico);
  • Documento de identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, entre outros);

Cadastro de Pessoa Física – CPF (documento obrigatório).

Documentos específicos para cada tipo de trabalhador?

Veja as documentações especificas de cada caso de aposentadoria especial, segundo o INSS:

Para empregado: Nesse caso é necessário um formulário de atividade especial que é emitido pela empresa na qual a pessoa exerceu suas atividades. Trabalhador avulso ou cooperado precisam entrar em contato com o local aonde exerceu suas atividades.

Desde de 1º de janeiro de 2004 passou a ser obrigatória o uso do formulário (veja aqui a listagem completa) Perfil Profissiográfico Previdenciário. Esse formulário pode também ser solicitado para quem executou atividades em períodos anteriores a 1º de janeiro de 2004, desde que sua emissão seja posterior a essa data.

Poderão também ser aceitos os formulários já extintos, desde que emitidos até 31/12/2003, respeitados os períodos de vigência dos mesmos, segundo informações do Ministério da Previdência.

Para trabalhador avulso:relação de salários; para essa categoria, o formulário Perfil Profissiográfico Previdenciário deve ser emitido pelo sindicato de classe ou órgão gestor de mão de obra.

Para contribuinte individual:a comprovação da atividade para os períodos até 28 de abril de 1995 será feita mediante a apresentação de documentos que comprovem, ano a ano, a habitualidade e permanência na atividade. De acordo com o INSS, não será exigido desse segurado a apresentação do Perfil Profissiográfico Previdenciário, “cabendo a conversão de tempo especial em comum somente até 28/04/1995, salvo no caso de segurado filiado a cooperativa”.

Recurso INSS Consulta Online - Saiba como consultar

Recurso INSS Consulta Online – Saiba como consultar

O INSS só aceita os antigos formulários caso esses sejam: SB-40, DISES-BE 5235, DSS-8030 e DIRBEN 8030 e se for para comprovar períodos trabalhados até 31/12/2003 e desde que emitidos até esta data. Para os períodos trabalhados a partir de 1º/1/2004 ou formulários emitidos depois desta data, será aceito apenas o Perfil Profissiográfico Previdenciário.

Para mais informações acesse o site do INSS: http://www.mtps.gov.br/todos-os-servicos-do-inss

 

 

Recomendados para você: