1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Regras do INSS e da Previdência Social e o que Fazer para a Aposentadoria

A aposentadoria é um benefício do trabalhador que contribuiu com o INSS durante o seu tempo de trabalho. Quem garante esse benefício e muitos outros é a Previdência Social. O tempo que o trabalhador deverá contribuir com o INSS varia muito do tipo de aposentadoria que ele deseja obter e de quanto tempo ainda lhe resta de trabalho.

A aposentadoria é como se fosse a renda mensal do contribuinte depois que ele atingiu certa idade e não pode mais trabalhar. Você pode se aposentar em casos de doenças muito graves, terceira idade ou invalidez.

Pagamento do INSS: Como Fazê-lo

Se você trabalha em algum tipo de empresa não precisa se preocupar tanto, ela é a responsável por descontar a contribuição de todos os funcionários. Se você trabalha como autônomo, deve começar agora mesmo a contribuir para poder receber o seu benefício.

Aposentadoria e Previdência - Consulta INSS

Aposentadoria e Previdência – Consulta INSS

O INSS pode ser pago através de carnês ou pela Guia da Previdência Social que podem ser impressos no próprio site da Previdência e também comprados em papelarias. O contribuinte pode fazer o pagamento das contribuições em qualquer agência bancária ou mesmo em casas lotéricas. Os autônomos devem fazer a sua inscrição na Previdência através do site ou nos postos de atendimento de sua cidade.

Como Descobrir se o meu INSS está sendo Pago

Essa dúvida vai surgir apenas naquelas pessoas cujos patrões pagam a Previdência Social. Há várias formas de consultar o pagamento das contribuições: consultando o Extrato de Vínculos e Contribuições no site da Previdência, nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e pelo Internet Banking da Caixa.

Em última opção, o segurado pode ir até um posto de atendimento do INSS com RG, CPF e o número do PIS em mãos.

Tipos de Aposentadoria

Com as novas regras impostas, há 6 maneiras de se aposentar:

Aposentadoria Especial: destinado a pessoas que tenham trabalhado em situações perigosas à saúde. O trabalhador que quiser se aposentar com a aposentadoria especial terá que comprovar o tempo de trabalho e também a exposição a essas condições especiais durante certo período que pode variar de acordo com o trabalho.

Aposentadoria por Idade: talvez esse seja o mais usado. O INSS exige 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres conseguirem se aposentar dessa maneira. Nesses casos, o tempo mínimo de contribuição tem que ser de 15 anos. Os trabalhadores rurais podem solicitar a aposentadoria 5 anos antes do que os demais trabalhadores.

Aposentadoria por Invalidez: esse tipo de aposentadoria é voltado para pessoas que não podem mais exercer suas funções, seja por acidente ou doença. O individuo tem que ser atendido por um médico da Previdência Social e o mesmo terá que comprovar a invalidez. Em caso de doença, é necessário que o segurado contribua no mínimo 12 meses para a Previdência. Em caso de acidente a única exigência é que o segurado esteja inscrito na Previdência.

Aposentadoria 85/95: essa nova regra do INSS permite que haja o cálculo do benefício sem utilizar o fator previdenciário. Nesse caso, deve-se somar a idade da pessoa com o tempo de contribuição. No caso das mulheres, deve dar 85 e no caso dos homens, 95.

Inss Consulta

Inss Consulta. Imagem:Divulgação

Quanto Preciso Contribuir para o INSS

O valor da contribuição varia do perfil do contribuinte. Para trabalhadores com carteira assinada, os valores podem variar de acordo com o salário recebido e sempre a alíquota é maior quanto mais você receber. Os trabalhadores autônomos têm duas opções para escolher: contribuir com 11% referente ao salário mínimo ou pagar 20% do salário que recebem.

Como Solicitar a Aposentadoria

Você deve ir até uma agência do INSS para solicitar o processo de aposentadoria. Você deve levar documentos que variam de acordo com o tipo desejado de aposentadoria, você pode conferir todos no site da Previdência Social.

 

Recomendados para você: