1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Requerimento Seguro Desemprego

O seguro desemprego é um benefício garantido aos trabalhadores que forem demitidos sem justa causa. Ele garante que, após a demissão, o indivíduo tenha a condição de sustentar a si e a sua família, através de um salário que é recebido através de, no máximo, 5 parcelas.

Qualquer pessoa que seja contribuinte da Previdência Social e trabalhe, ainda como autônomo ou de forma avulsa, pode requerer o seguro desemprego.

Passos para Solicitar o Seguro Desemprego

O seguro desemprego passou por algumas mudanças nos últimos meses e por isso é necessário conferir as novas regras antes de solicitar o benefício. Antigamente para solicitar era necessário comprovar ter trabalhado por apenas 6 meses, mas agora esse período varia de acordo com quantas vezes você já solicitou o seguro desemprego. Para realizar a primeira solicitação é necessário trabalhar por 18 meses; a segunda solicitação exige 12 meses trabalhados e; a terceira solicitação exige 6 meses trabalhados.

O primeiro passo para solicitar o seguro desemprego é marcar uma entrevista através do site do Poupa Tempo, depois o ex-patrão deverá preencher um formulário online e o trabalhador ir ao Centro de Apoio ao Trabalho ou ao Poupa Tempo com os documentos necessários em mãos.

Documentos Necessários para Pedir o Seguro Desemprego

Após realizar os primeiros passos, o trabalhador precisará ir a entrevista marcada com diferentes documentos em mãos que comprovem o tempo trabalhado. Não se esqueça de levar: Cartão do PIS/PASEP, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, RG ou Certidão de Nascimento, últimos contracheques, Comprovante de Residência, Comprovante de Escolaridade, extrato do FGTS.

Dependendo da sua situação e da forma como você contribui para o INSS outros documentos podem ser solicitados.

Documentos Necessários para Pedir o Seguro Desemprego

Documentos Necessários para Pedir o Seguro Desemprego

Requerimento Seguro Desemprego Online

As empresas também podem mandar o requerimento do seguro desemprego através da internet, de forma fácil e rápida. Para isso, basta acessar http://maisemprego.mte.gov.br/portal/pages/empresa.xhtml e optar por “Enviar requerimento Seguro-Desemprego”. Qualquer patrão pode efetuar esse procedimento para garantir que o indivíduo receba o seu benefício em breve.

Se o seu patrão não sabe desse recurso, você pode fazer o papel de avisá-lo. Esse procedimento também pode ser realizado após o desemprego marcar a entrevista através do Poupa Tempo. Na página da empresa ainda é possível disponibilizar vagas de emprego, verificar currículos, enviar declarações.

Consulta Requerimento Seguro Desemprego MTE

Através de um site do Ministério do Trabalho e Emprego é possível realizar a consulta da habilitação do seu seguro desemprego. Tudo é feito através de um computador e em poucos minutos o indivíduo tem acesso a como anda o processo do seu requerimento do seguro desemprego. Essa consulta é muito útil para que a pessoa tenha informações mesmo sem sair de casa.

Consulta Requerimento Seguro Desemprego MTE

Consulta Requerimento Seguro Desemprego MTE

Para consultar, acesse http://sd.maisemprego.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf.  Na página, informe seus dados, como o número do PIS/PASEP para poder ter acesso a consulta do requerimento.

Qualquer dúvida sobre esse procedimento pode ser tirada no site do Ministério do Trabalho e Emprego, situado no endereço eletrônico: http://maisemprego.mte.gov.br/.  No portal também é possível verificar as vagas de emprego.

 

Recomendados para você: